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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O objectivo deste estudo consistiu na análise de vários factores que influenciam
o processo de transferência das aprendizagens do contexto formativo para o contexto de
trabalho. No sentido de operacionalizar estes factores consideraram-se os construtos de
transferência da formação da versão portuguesa do Learning Transfer System Inventory
(Velada, 2007). Neste estudo, foram avaliadas três acções de formação em que
participaram 40 colaboradores de uma empresa de segurança privada, sendo a maioria
do sexo masculino. Os resultados encontrados mostraram que a transferência da
formação neste contexto específico é, essencialmente, determinada por factores
situacionais do ambiente de trabalho que permitiram explicar 38% da variabilidade da
transferência. Em particular, a transferência estava relacionada, de forma positiva e
significativa, com a percepção de resultados pessoais positivos na obtenção de
recompensas e benefícios pela aplicação da formação no contexto de trabalho e com a
dimensão cognitiva do factor sanções do supervisor no sentido em que não é
percepcionado pelos indivíduos respostas negativas das chefias quanto à utilização das
técnicas aprendidas na formação. The purpose of this study consisted in the analysis of various factors that
influence the process of learning transfer from the learning context to the context of
work. With the purpose of operating these factors, we considered the constructs of
transfer of training from the Portuguese version of Learning Transfer System Inventory
(Velada, 2007). In this study, we evaluated three professional development sessions in
which 40 employees of a private security company (mainly male) participated. The
results showed that the transfer of training in this specific context is mainly determined
by situational factors of the work environment that allowed to explain 38% of the
variability of the transfer. In particular, this transfer was related, in a positive and
meaningful way, with the perception of positive personal results in the acquisition of
rewards and benefits by the application of learning in the context of work and with the
cognitive dimension of the sanction factor by the supervisor, as negative responses from
supervisors are not perceived by individuals when they use new techniques learned in
training.
Description
Dissertação apresentada à Universidade
Fernando Pessoa, como parte dos requisitos
para a obtenção do grau de Mestre em
Psicologia, especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizações
Keywords
Formação profissional Avaliação da formação Transferência da formação Training in organizations Training evaluation Transfer of training Learning Transfer System Inventory (LTSI)
