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Abstract(s)
A actividade portuária apresenta-se como uma das mais influentes na estrutura
económica do nosso país. Não obstante este facto, tem sido ténue a atenção recebida por
parte dos respectivos responsáveis. Este trabalho visa avaliar o desempenho do porto de
Leixões numa perspectiva nacional e europeia, relativamente aos portos de Lisboa, Vigo
e Roterdão. O de Vigo, enquanto concorrente directo e o de Roterdão em virtude de ser
o líder europeu.
O sector portuário mundial está a passar por alterações profundas, designadamente ao
nível da respectiva dimensão e do “ modus operandi “. As alterações a que os portos de
Leixões e de Lisboa estão a ser sujeitos, apesar de serem decisivas para a melhoria do
sector, afiguram-se insuficientes, quando comparadas com o porto de referência que é
Roterdão que, pela sua dimensão, dinamismo e eficiência, constitui uma referência e um
exemplo a seguir. O porto de Vigo, apostando no aumento da sua capacidade, mostra
uma visão voltada para o futuro, o que representa uma séria ameaça para o porto de
Leixões. Quanto ao porto de Lisboa parece revelar uma estratégia modesta face aos
tempos que se avizinham, quando se observa o que se passa noutros portos.
A avaliação do desempenho ao porto de Leixões incidiu nas vertentes económica,
financeira e estratégica. A comparabilidade nas áreas económica e estratégica foi
possível com os restantes portos em estudo. Porém, em termos financeiros, a
comparabilidade com o porto de Lisboa só foi exequível após correcções efectuadas às
suas demonstrações financeiras. O uso de normativos contabilísticos diferentes em
Espanha e na Holanda não permitiu a comparabilidade em termos financeiros com os
portos de Vigo e Roterdão.
Ainda quanto ao porto de Leixões, de entre as evidências encontradas, destaca-se a sua
estratégia que não deixa de ser deficitária quanto ao aumento da sua capacidade, o que
se torna essencial ao seu desenvolvimento. Por outro lado, os excedentes de tesouraria
que usufruiu durante vários anos, não foram devidamente canalizados para a criação de
vantagens competitivas.
Port activity has been one of the biggest influences on the economic structure of
Portugal. Despite this, it has received scant attention from those in charge. This paper
sets out to assess the performance of the port of Leixões in a national and European
context in relation to the ports of Lisbon, Vigo and Rotterdam. Vigo as direct
competition and Rotterdam by virtue of its position as European leader.
The ports sector worldwide is experiencing profound change, notably at the level of size
and modus operandi. The changes that Leixões and Lisbon ports are undergoing seem
to be inadequate compared with Rotterdam, the benchmark, even though they are
crucial to improving the sector. Rotterdam is the reference and an example to be
followed, because of its size, dynamism and efficiency. Vigo has been investing in
increased capacity, and is looking to the future; it will be a serious threat to Leixões.
Regarding Lisbon, the strategy would appear to be modest in light of the times that are
approaching, when we look at what is happening in other ports.
The assessment of Leixões’ performance is based on economic, financial and strategic
factors. Comparison with the other ports in the study was possible in the areas of
economics and strategy. But the financial comparison with the Lisbon port could only
be implemented after its financial statements had been corrected. As different
accounting rules are used in Spain and Holland, financial comparison with Vigo and
Rotterdam was not possible.
Among the data found in relation to the port of Leixões, of particular interest is its
strategy, which remains deficient in terms of increasing capacity - an essential factor for
its development. Furthermore, the cash surpluses it has enjoyed for several years have
not been properly channelled into the creation of competitive advantages.
L’activité portuaire se présente comme l’une des plus influentes au sein de la structure
économique de notre pays. Cependant, elle ne reçoit que peu d’attention de la part de
ses responsables respectifs. Ce travail a pour objectif d’évaluer, sous une perspective
national et européenne, la performance du port de Leixões par rapport aux ports de
Lisbonne, Vigo et Rotterdam. Celui de Vigo, en tant que concurrent direct et celui de
Rotterdam en raison de son statut de leader européen.
Le secteur portuaire mondial vit actuellement des changements profonds, notamment en
termes de dimension et de “ modus operandi “. Les changements entrepris dans les ports
de Leixões et de Lisbonne, bien qu’ils soient décisifs pour une amélioration du secteur,
semblent être insuffisants si on les compare à ceux d’un port de référence comme celui
de Rotterdam dont la dimension, le dynamisme et l’efficience constituent une référence
et un exemple à suivre. Le port de Vigo, qui mise sur l’augmentation de sa capacité,
révèle une vision tournée vers l’avenir ce qui constitue une menace sérieuse pour le port
de Leixões. Quant au port de Lisbonne, sa stratégie reste modeste face aux défis qui
s’annoncent et au regard de ce qui se passe actuellement dans d’autres ports.
L’évaluation de la performance du port de Leixões s’est basée sur les aspects
économiques, financiers et stratégiques. Dans le domaine économique et stratégique,
l’étude comparative avec les autres ports analysés a pu être menée. Cependant, en
termes financiers, la comparabilité avec le port de Lisbonne n’a été possible qu’après
les corrections apportées aux états financiers. L’utilisation de normes comptables
différentes en Espagne et aux Pays-bas n’a pas permis de réaliser une étude comparative
financière avec les ports de Vigo et Rotterdam.
En ce qui concerne le port de Leixões, l’un des points principaux de sa stratégie, bien
qu’insuffisante, repose sur l’augmentation de sa capacité, un élément essentiel à son
développement. D’autre part, les excédents de trésorerie dont il a disposé pendant
plusieurs années n’ont pas été correctement utilisés en vue de la création d’avantages
compétitifs.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais.
