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O impacto dos influenciadores digitais no consumo de serviços bancários de fintechs entre consumidores da geração Y no Brasil

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCardoso, António
dc.contributor.authorSouza, André Maurício Lacerda de
dc.date.accessioned2024-02-07T14:17:09Z
dc.date.available2024-02-07T14:17:09Z
dc.date.issued2024-01-31
dc.description.abstractO perfil do consumidor vem sofrendo evoluções e transformações ao longo dos anos devido ao advento das novas gerações de indivíduos, como a geração Y. As mídias sociais revolucionaram a forma como os consumidores podem pesquisar e encontrar informações sobre produtos em geral, o que vem impactando o modo como os consumidores mantém relação com as marcas. Um exemplo são os influenciadores digitais, que estão a inspirar as decisões de compras de consumidores em redes online, como o Facebook, Instagram, TikTok, Twitter, YouTube. O fato é que a ascensão da Web 2.0 consolida as plataformas digitais como um poderoso canal de venda e influência da consumo, elevando os influenciadores à condição de líderes de opinião. Nesse contexto, o problema que move este estudo é "Como os influenciadores digitais estão a ser utilizados para influenciar a geração Y no consumo de serviços bancários de fintechs no Brasil?”. Através de pesquisa bibliográfica, a investigação tem como objetivo geral explorar como os clientes da geração Y que consomem serviços bancários de fintechs no Brasil estão a ser influenciados pelos influenciadores digitais nas plataformas de mídias sociais. Os objetivos específicos incluiram traçar o perfil desse consumidor, identificar os influenciadores mais relevantes e mensurar o impacto do marketing de influência. Os resultados apontaram para a preferência da geração Y por aplicativos móveis e recomendações pessoais nas decisões de compra de produtos financeiros. As fintechs se destacaram pela agilidade e autonomia oferecidas. O estudo concluiu que os influenciadores digitais desempenham função crucial na fase de conscientização, mas fatores adicionais influenciam as decisões de consumo da geração Y, destacando a complexidade do processo de decisão.pt_PT
dc.description.abstractThe consumer profile has undergone evolutions and transformations over the years due to the advent of new generations of individuals, such as generation Y. Social media has revolutionized the way consumers can search and find information about products in general, which has had an impact the way consumers maintain relationships with brands. One example is digital influencers, who are inspiring consumers' purchasing decisions on online networks, such as Facebook, Instagram, TikTok, Twitter, YouTube. The fact is that the rise of Web 2.0 consolidates digital platforms as a powerful sales and consumer influence channel, elevating influencers to the status of opinion leaders. In this context, the problem that drives this study is "How are digital influencers being used to influence generation Y in the consumption of fintech banking services in Brazil?". Through bibliographical research, the investigation has the general objective of exploring how Generation Y customers who consume banking services from fintechs in Brazil are being influenced by digital influencers on social media platforms. The specific objectives included profiling this consumer, identifying the most relevant influencers and measuring the impact of influencer marketing. results pointed to generation Y's preference for mobile applications and personal recommendations in financial product purchasing decisions. Fintechs stood out for the agility and autonomy they offered. The study concluded that digital influencers play a crucial role in the awareness phase, but additional factors influence the consumption decisions of generation Y, highlighting the complexity of the decision process.pt_PT
dc.identifier.tid203658590
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/12662
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_PT
dc.subjectMídia socialpt_PT
dc.subjectServiços bancáriospt_PT
dc.subjectFintechspt_PT
dc.subjectGeração Ypt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectMarketing de influênciapt_PT
dc.subjectDigital influencerspt_PT
dc.subjectSocial mediapt_PT
dc.subjectBank servicespt_PT
dc.subjectY generationpt_PT
dc.subjectConsumer behaviorpt_PT
dc.subjectInfluencer marketingpt_PT
dc.titleO impacto dos influenciadores digitais no consumo de serviços bancários de fintechs entre consumidores da geração Y no Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Empresariaispt_PT

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