Browsing by Issue Date, starting with "2024-01-31"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto dos influenciadores digitais no consumo de serviços bancários de fintechs entre consumidores da geração Y no BrasilPublication . Souza, André Maurício Lacerda de; Cardoso, AntónioO perfil do consumidor vem sofrendo evoluções e transformações ao longo dos anos devido ao advento das novas gerações de indivíduos, como a geração Y. As mídias sociais revolucionaram a forma como os consumidores podem pesquisar e encontrar informações sobre produtos em geral, o que vem impactando o modo como os consumidores mantém relação com as marcas. Um exemplo são os influenciadores digitais, que estão a inspirar as decisões de compras de consumidores em redes online, como o Facebook, Instagram, TikTok, Twitter, YouTube. O fato é que a ascensão da Web 2.0 consolida as plataformas digitais como um poderoso canal de venda e influência da consumo, elevando os influenciadores à condição de líderes de opinião. Nesse contexto, o problema que move este estudo é "Como os influenciadores digitais estão a ser utilizados para influenciar a geração Y no consumo de serviços bancários de fintechs no Brasil?”. Através de pesquisa bibliográfica, a investigação tem como objetivo geral explorar como os clientes da geração Y que consomem serviços bancários de fintechs no Brasil estão a ser influenciados pelos influenciadores digitais nas plataformas de mídias sociais. Os objetivos específicos incluiram traçar o perfil desse consumidor, identificar os influenciadores mais relevantes e mensurar o impacto do marketing de influência. Os resultados apontaram para a preferência da geração Y por aplicativos móveis e recomendações pessoais nas decisões de compra de produtos financeiros. As fintechs se destacaram pela agilidade e autonomia oferecidas. O estudo concluiu que os influenciadores digitais desempenham função crucial na fase de conscientização, mas fatores adicionais influenciam as decisões de consumo da geração Y, destacando a complexidade do processo de decisão.