Repository logo
 
Publication

Explorar e interagir também no digital: um desafio para os mais crescidos

dc.contributor.authorGouveia, Luis Borges
dc.date.accessioned2015-06-08T07:58:50Z
dc.date.available2015-06-08T07:58:50Z
dc.date.issued2015-06-06
dc.descriptionApresentação realizada no Seminário “Tecnologias de Informação e Comunicação no Processo de Ensino/Aprendizagem das Línguas no 1º Ciclo do Ensino Básico”, Braga, Universidade Católica Portuguesa, Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, 6 de junho de 2015
dc.description.abstractO impacte do digital é inegável. Atualmente, a sua discussão apenas possui valor quando concretizada em partilha de experiências, modelos, estratégias ou novos dados que surjam. As inúmeras experiência se propostas que estão em exploração nas nossas escolas, na casa de cada família ou em contextos mais alargados, desde o clube até ao ATL, passando pela casa dos amigos ou mesmo pela interação em lojas de grande consumo, ou mesmo com o resultado dos media, mostram a enorme exposição ao digital e que o grande desafio é mesmo com os mais crescidos. As tecnologias e os alunos são, na escola, a visão da procura para a oferta e tal constitui uma ruptura com a estruturada própria escola no sentido que equaliza as relações de poder e cria novas dinâmicas que alteram os fatores de relacionamento e, naturalmente, todo o processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias de informação e comunicação constituem assim um fator de ponderação no equilíbrio da sala de aula e com a família, constituindo(ou não) um regulador da aprendizagem e ferramenta para a descoberta de conhecimento.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/4798
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.subjectDigitalpor
dc.subjectElearningpor
dc.subjectSociedade da informaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleExplorar e interagir também no digital: um desafio para os mais crescidospor
dc.typelecture
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa em Bragapor
oaire.citation.titleTecnologias de Informação e Comunicação no Processo de Ensino/Aprendizagem das Línguas no 1º Ciclo do Ensino Básicopor
person.familyNameManuel Borges Gouveia
person.givenNameLuis
person.identifierxF1eGXcAAAAJ&hl
person.identifier.ciencia-id6B1C-3509-9FA5
person.identifier.orcid0000-0002-2079-3234
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typelecturepor
relation.isAuthorOfPublication5bca0222-5e07-4f60-91a0-25ac0242ae51
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5bca0222-5e07-4f60-91a0-25ac0242ae51

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ucp2015_vf.pdf
Size:
2.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: