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Qualidade, segurança, meio-ambiente e saúde na contratação de serviços: uma visão sobre a estratégia aplicada na Transpetro

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorVasconcelos, Luísa
dc.contributor.authorMacedo, Carlos Roberto
dc.date.accessioned2021-06-16T10:19:16Z
dc.date.available2021-06-16T10:19:16Z
dc.date.issued2021-06-04
dc.description.abstractA presente pesquisa interroga-se sobre as práticas de gestão relacionadas com a qualidade, segurança, meio ambiente e saúde ocupacional, averiguando se as práticas relacionadas no âmbito dos processos de contratação de serviços públicos, contribuem para uma prestação de serviços mais eficaz e eficiente, impactando positivamente os trabalhadores ao nível dos riscos e perigos para a saúde. Procede-se a uma revisão bibliográfica de clarificação conceptual do sistema de gestão integrado e relevância de processos certificação e estabelece-se uma abordagem descritiva das exigências e controles na contratação de serviços no âmbito da Administração Pública. De seguida, aplica-se a pesquisa ao contexto específico de uma sociedade de economia mista do sector petróleo e seus derivados, com preocupações ambientais particulares e agravadas e medidas de segurança igualmente específicas – a Petrobras Transporte S.A. – Transpetro, analisando-se as exigências de Qualidade, Segurança, Meio-Ambiente e Saúde colocadas sobre as contratadas. O objetivo principal consiste em avaliar o contributo das exigências de Qualidade, Segurança, Meio-Ambiente e Saúde ao nível da contratação de serviços a outras empresas, na redução de riscos e perigos para a saúde dos trabalhadores. A amostra foi construída a partir da consulta de relatórios, indicadores, banco de dados e documentos contratuais da Transpetro, e integra 11 contratos de prestação de serviços, de uma amostragem inicial de 58 empresas contratadas. O período de análise reporta-se aos anos 2017-2019, respeitando o tempo médio de 3 anos dos contratos celebrados pela empresa, permitindo contribuir para a introdução de medidas corretivas em tempo útil, se necessário, e possibilitando verificar a efetivação da implementação de alterações do sistema de gestão perante a verificação de ocorrências. Constata-se que as exigências contratuais da contratante, quanto aos sistemas de gestão integrados, influenciam e contribuem para o aprimoramento dos sistemas e bons resultados de Qualidade, Segurança, Meio-Ambiente e Saúde das empresas contratadas. Destaca-se ainda a atuação e importância dos gerentes e fiscais de contrato frente as exigências de Qualidade, Segurança, Meio-Ambiente e Saúde nos contratos de prestação de serviços e consequentemente nas medidas preventivas de riscos e perigos ao meio ambiente e a saúde dos trabalhadores.pt_PT
dc.description.abstractThis research addresses management practices related to quality, safety, environment and occupational health, and investigates whether practices within the scope of public service contracting processes contribute to a more effective and efficient service delivery, positively impacting workers in terms of risks and hazards to human health. A literature review related to integrated management systems and the relevance of certification processes is carried out and a descriptive approach is established regarding requirements and controls whenever contracting services within the scope of Public Administration. The research is then applied to the specific context of a company operating in the oil sector, an economic sector that holds particular and aggravated environmental concerns and specific safety measures - the company that is observed is Petrobras Transporte S.A. - Transpetro. The main objective is to assess the contribution of the Quality, Health, Safety and Environment Management requirements, that are applied whenecer contracting external services in the reduction of risks and hazards to the human health of the company’s workers. The sample was built upon the information collected in reports, indicators, database and contracts of Transpetro, and includes 11 service provision contracts, selected from an initial sample of 58 contracted companies. The period of analysis refers to the years 2017-2019, a choice that takes into account the average duration of the contracts signed by the company - of 3 years -, thereby making it possible to the introduce corrective measures in due time and if deemed necessary. The choice of a 3 year long period of analysis also made it possible to verify the effectiveness of any changes introduced in the management system, whenever accidents occurred. The research found that contract requirements influence and positively contribute to the Quality, Health, Safety and Environment Management results of the contracted companies. The role and relevance of contract managers and inspectors was also highlighted by the research, as their audits helps preventing risks and hazzards to the environment and the health of workers.pt_PT
dc.identifier.tid202988902
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/9962
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAdministração públicapt_PT
dc.subjectSistema de gestão integradapt_PT
dc.subjectContratação de serviçospt_PT
dc.subjectControlos administrativospt_PT
dc.subjectPublic administrationpt_PT
dc.subjectIntegrated management systempt_PT
dc.subjectProcurement of servicespt_PT
dc.subjectAdministrative controlspt_PT
dc.titleQualidade, segurança, meio-ambiente e saúde na contratação de serviços: uma visão sobre a estratégia aplicada na Transpetropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Empresariaispt_PT

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