Publication
Sistema de informação de polos e cursos na modalidade semi-presencial, em universidades públicas, no Estado do Rio de Janeiro: proposta de análise de decisões de localização
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gouveia, Luis Borges | |
dc.contributor.advisor | Mesquita, Anabela | |
dc.contributor.author | Ramos, Rodrigo Resende | |
dc.date.accessioned | 2024-03-05T11:28:20Z | |
dc.date.available | 2024-03-05T11:28:20Z | |
dc.date.issued | 2024-01-23 | |
dc.description.abstract | O Ensino a Distância (EAD) tem sido um importante instrumento de inclusão e qualificação das pessoas no Brasil, que é um país de extrema desigualdade social e econômica em diferentes regiões e mesorregiões, sendo necessárias políticas públicas no sentido de promover o desenvolvimento social e econômico por meio de uma educação inclusiva. Com esse objetivo, o consórcio CEDERJ (Centro de Educação à Distância do Rio de Janeiro) foi criado como uma política pública de ensino no âmbito do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover a inclusão social e econômica de milhares de pessoas que antes não teriam a oportunidade de estudar em uma universidade pública. Idealizado em 1999, seguindo os ideais de Darcy Ribeiro, que ensejava criar a Universidade Aberta do Brasil, o CEDERJ foi um pontapé inicial, funcionando pelo formato de consórcio, onde cada agente (municípios, estado e governo federal) teria um papel a cumprir. Neste contexto, a decisão de localização de um polo a distância torna-se importante devido à mobilização política e de recursos necessários para a sua implantação. O modelo atual não observa o impacto social e econômico da existência de um polo presencial no município ou na região. Muitos municípios demandam a existência de um polo como uma política de ensino, mas sem ter as condições adequadas para o seu funcionamento ou sem analisar o impacto que terá na comunidade. O presente trabalho tem como objetivo geral propor um modelo de tomada de decisão para o problema de localização de polos presenciais para o Consórcio do CEDERJ, utilizando critérios de inclusão social e econômica. Como método de agregação, recorre-se à Análise Multicritério de Apoio à Decisão (AMD), de forma a oferecer um suporte eficaz para a escolha de locais direcionados à abertura de um polo de apoio presencial para cursos na modalidade semipresencial. Como aspectos metodológicos, foi proposto um modelo baseado em critérios de seleção (cinco critérios) julgados por meio de uma escala (Escala de Saaty), tendo sido realizada uma comparação par a par, permitindo a construção de uma matriz de hierarquização (modelo AHP). Como resultado, obteve-se a avaliação das alternativas e a escolha de melhor desempenho, evidenciando a efetividade que o modelo pode proporcionar aos tomadores de decisões do Consórcio CEDERJ/CECIERJ. Como indicadores foram escolhidos: salário médio, taxa de ocupação (empregos formais/população), taxa de professores por alunos matriculados, número de IES públicas na mesorregião (até 50km), Desempenho no IDEB (médias dos anos iniciais e finais da rede municipal e estadual). Para demonstração do modelo, foram escolhidas quatro cidades da região Norte Fluminense: Conceição de Macabu (A1), Quissamã (A2), São João da Barra (A3) e Carapebus (A4). Para cada critério foram criadas planilhas de comparação par a par, para o cálculo das Prioridades Médias Locais (PML´s) por meio da tabela de Saaty, que seriam os desempenhos das alternativas e os cálculos dos Índices de Consistências dos julgamentos. Posteriormente, os critérios foram comparados par a par, uns com os outros, com a finalidade de calcular os pesos. Para a seleção da melhor alternativa, foi calculado o vetor global, que dá-se por uma média ponderada, por meio da multiplicação dos pesos dos critérios e desempenhos das alternativas analisadas. Como conclusão, este trabalho alcançou o objetivo previsto, propondo um modelo de tomada de decisão para a seleção de polos de apoio presencial do CEDERJ, por meio da utilização de uma análise multicritério. Foi evidenciado, que o modelo desenvolvido utiliza dados facilmente obtidos, e por isso, o ponto forte é justamente a sua facilidade de implementação. | pt_PT |
dc.description.abstract | Distance Learning (EAD) has been an important instrument for the inclusion and qualification of people in Brazil, which is a country of extreme social and economic inequality in different regions and mesoregions, requiring public policies to promote social and economic development, through inclusive education. With this objective in mind, the CEDERJ consortium (Rio de Janeiro Distance Education Center) was created as a public education policy within the state of Rio de Janeiro, with the goal of promoting the social and economic inclusion of thousands of people who before they would not have the opportunity to study at a public university. Conceived in 1999, following the ideals of Darcy Ribeiro, who sought to create the Universidade Aberta do Brasil, CEDERJ was a starting point, operating in the form of a consortium, where each agent (municipalities, state and federal government) would have a role to play. In this context, the decision to locate a pole at a distance becomes important due to the political mobilization and resources necessary for its implementation. The current model does not observe the social and economic impact of the existence of a face-to-face hub in the municipality or region. Many municipalities demand the existence of a pole as a teaching policy, but without having the proper conditions for its operation or without analyzing the impact it will have on the community. The present work has the general objective of proposing a decision-making model for the problem of locating on-site centers for the CEDERJ Consortium, using criteria of social and economic inclusion. The used aggregation method, Multicriteria Decision Support Analysis (MDA) offer effective support for the choice of locations aimed at opening a face-to-face support center for courses in the blended mode. As methodological aspects, a model was proposed based on selection criteria (five criteria) judged by means of a scale (Saaty Scale), having carried out a pairwise comparison, allowing the construction of a hierarchy matrix (AHP model). As a result, alternatives were evaluated and the best performance was chosen, showing the effectiveness that the model can provide to decision makers of the CEDERJ/CECIERJ Consortium. The chosen indicators: average salary, occupancy rate (formal jobs/population), rate of teachers per enrolled students, number of public HEIs in the mesoregion (up to 50km), Performance in IDEB (averages of the initial and final years of the municipal network and state). To demonstrate the model, we select four cities in the North Fluminense regions: Conceição de Macabu (A1), Quissamã (A2), São João da Barra (A3) and Carapebus (A4). For each criterion, it was been created pairwise comparison worksheets in order to calculate the Average Local Priorities (PML's) using the Saaty table, which would be the performance of the alternatives and the calculations of the Consistency Indexes of the judgments. Subsequently, the criteria were compared pairwise with each other to calculate the weights. For the selection of the best alternative, the global vector was calculated, which is given by a weighted average, through the multiplication of the weights of the criteria and performances of the analyzed alternatives. In conclusion, this work achieved the expected objective, proposing a decision-making model for the selection of on-site support centers at CEDERJ, using a multi-criteria analysis. There is evidence that the developed model uses easily obtained data, and therefore, the strong point is precisely its ease of implementation. | pt_PT |
dc.description.abstract | L'enseignement à distance (EAD) a été un instrument important pour l'inclusion et la qualification des personnes au Brésil, qui est un pays d'inégalités sociales et économiques extrêmes dans différentes régions et mésorégions, nécessitant des politiques publiques pour promouvoir le développement social et économique à travers l'éducation inclusive. Avec cet objectif à l'esprit, le consortium CEDERJ (Rio de Janeiro Distance Education Center) a été créé en tant que politique d'éducation publique au sein de l'État de Rio de Janeiro, dans le but de promouvoir l'inclusion sociale et économique de milliers de personnes qui auparavant pas la possibilité d'étudier dans une université publique. Conçu en 1999, suivant les idéaux de Darcy Ribeiro, qui cherchait à créer l'Universidade Aberta do Brasil, le CEDERJ était un point de départ, fonctionnant sous la forme d'un consortium, où chaque agent (municipalités, état et gouvernement fédéral) aurait un rôle jouer. Dans ce contexte, la décision d'implanter un pôle à distance devient importante du fait de la mobilisation politique et des ressources nécessaires à sa mise en place. Le modèle actuel ne tient pas compte de l'impact social et économique de l'existence d'un hub en face à face dans la commune ou la région. Plusieurs municipalités revendiquent l'existence d'un pôle comme politique pédagogique, mais sans avoir les conditions adéquates pour son fonctionnement ou sans analyser l'impact qu'il aura sur la communauté. Le présent travail a pour objectif général de proposer un modèle d'aide à la décision pour le problème de localisation des centres sur place pour le Consortium CEDERJ, en utilisant des critères d'inclusion sociale et économique. En tant que méthode d'agrégation, l'Analyse Multicritère d'Aide à la Décision (MDA) est utilisée afin d'offrir une aide efficace au choix des lieux visant à ouvrir un centre d'accompagnement en présentiel pour les cours en mode mixte. Comme aspects méthodologiques, un modèle a été proposé basé sur des critères de sélection (cinq critères) jugés au moyen d'une échelle (échelle de Saaty), ayant effectué une comparaison par paires, permettant la construction d'une matrice hiérarchique (modèle AHP) . En conséquence, les alternatives ont été évaluées et la meilleure performance a été choisie, montrant l'efficacité que le modèle peut apporter aux décideurs du Consortium CEDERJ/CECIERJ. Comme indicateurs ont été choisis : salaire moyen, taux d'occupation (emplois formels/population), taux d'enseignants par étudiant inscrit, nombre d'EES publics dans la mésorégion (jusqu'à 50 km), Performance à l'IDEB (moyennes des années initiales et finales de la réseau municipal et État). Pour illustrer le modèle, quatre villes de la région nord de Fluminense ont été choisies : Conceição de Macabu (A1), Quissamã (A2), São João da Barra (A3) et Carapebus (A4). Pour chaque critère, des feuilles de travail de comparaison par paires ont été créées pour calculer les priorités locales moyennes (PML) à l'aide du tableau Saaty, qui seraient la performance des alternatives et les calculs des indices de cohérence des jugements. Par la suite, les critères ont été comparés deux à deux entre eux afin de calculer les poids. Pour la sélection de la meilleure alternative, le vecteur global a été calculé, qui est donné par une moyenne pondérée, par la multiplication des poids des critères et des performances des alternatives analysées. En conclusion, ce travail a atteint l'objectif escompté, proposer un modèle d'aide à la décision pour la sélection des centres d'accompagnement sur place au CEDERJ, à travers l'utilisation d'une analyse multicritères. Il a été mis en évidence que le modèle développé utilise des données facilement obtenues, et par conséquent, le point fort est précisément sa facilité de mise en oeuvre. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101773064 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/12702 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Ensino EAD | pt_PT |
dc.subject | Apoio à decisão | pt_PT |
dc.subject | Proposta de sistema de informação | pt_PT |
dc.subject | Higher education | pt_PT |
dc.subject | Distance learning | pt_PT |
dc.subject | Decision support | pt_PT |
dc.subject | Information system proposal | pt_PT |
dc.subject | Enseignement supérieur | pt_PT |
dc.subject | Enseignement à distance | pt_PT |
dc.subject | Aide à la décision | pt_PT |
dc.subject | Proposition de système d'information | pt_PT |
dc.title | Sistema de informação de polos e cursos na modalidade semi-presencial, em universidades públicas, no Estado do Rio de Janeiro: proposta de análise de decisões de localização | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Doutoramento em Ciências da Informação, especialidade em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação | pt_PT |