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- Resistência mental, resiliência e polivalência em campo em praticantes de futebol, dos 13 aos 17 anosPublication . Figueiredo, Renato Luís; Costa, AnaEste estudo propõe-se a explorar a importância dos conceitos de Resistência/Robustez Mental (RM) e Resiliência (RE) no contexto do futebol de formação, de modo a perceber qual a sua relação com vários aspetos, tais como idade, polivalência, escalão competitivo, bem como qual a melhor forma de os potenciar, de modo a que os atletas tenham o melhor desenvolvimento possível. A Resistência Mental (RM) está associada a contextos positivos e negativos, podendo comportar-se como um escudo primário que pode levar a uma resposta resiliente em situação adversa. A Resiliência (RE) associa-se a contextos mais negativos, que levam a uma adaptação positiva à tomada de riscos em situação adversa. Como perguntas de partida “Há diferenças ao nível de RM e RE consoante a posição ocupada em campo? Há diferenças entre os valores de RM e RE consoante a polivalência do indivíduo num campo de futebol quanto às possíveis posições ocupadas?”. Deste modo temos como objetivo geral desta investigação a medição e comparação dos níveis de RE e RM e aferir como estes níveis afetam o seu desenvolvimento posicional, tático, técnico, de jovens atletas de futebol, dos 13 aos 17 anos. Assim como verificar se existe uma correlação entre RE, RM e polivalência posicional dos atletas. Os participantes 82, do sexo masculino, praticantes de futebol e com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos; sete treinadores (três treinadores assistentes, dois treinadores de guarda-redes, e dois treinadores principais). Para a recolha de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico, a Escala Breve de Autocontrolo (BSCS) Para Jovens Portugueses [BSCS, (Alberto et al., 2018)]; o Questionário de Orientação para a Tarefa e para o Ego no Desporto (QOMD-TEOSQ) (Fernandes & Serpa, 1997); a Escala de Rendimento Percebido (Sequeira, 2005), e a Escala de Fatores de Resiliência de Takviriyanun: Versão Portuguesa (Lucas et al., 2013). Para recolha de informação junto dos treinadores foi utilizado um guião de entrevista. Como principais resultados obtivemos uma definição consensual daquilo que é a Resiliência e a Resistência Mental; Verificamos a existência de uma influência mútua por parte destes dois construtos; Existe uma relação positiva entre os níveis de Resiliência e Resistência Mental. Estes conceitos demonstram-se centrais para o desenvolvimento dos atletas, podendo aquilo que são fatores externos ao desporto contribuir para um bom ou mau desenvolvimento destas características, cabendo aos treinadores, staff do clube e família auxiliar o atleta no seu processo de desenvolvimento relativamente ao seu objetivo. Não foram encontradas diferenças entre os perfis de atletas polivalentes ou específicos na sua posição, no que toca à relação entre a Resiliência e a Resistência Mental e a polivalência do atleta assim como nenhuma relação entre o Escalão Competitivo/Idade e a Resiliência e a Resistência Mental.
- Sistema de informação de polos e cursos na modalidade semi-presencial, em universidades públicas, no Estado do Rio de Janeiro: proposta de análise de decisões de localizaçãoPublication . Ramos, Rodrigo Resende; Gouveia, Luis Borges; Mesquita, AnabelaO Ensino a Distância (EAD) tem sido um importante instrumento de inclusão e qualificação das pessoas no Brasil, que é um país de extrema desigualdade social e econômica em diferentes regiões e mesorregiões, sendo necessárias políticas públicas no sentido de promover o desenvolvimento social e econômico por meio de uma educação inclusiva. Com esse objetivo, o consórcio CEDERJ (Centro de Educação à Distância do Rio de Janeiro) foi criado como uma política pública de ensino no âmbito do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover a inclusão social e econômica de milhares de pessoas que antes não teriam a oportunidade de estudar em uma universidade pública. Idealizado em 1999, seguindo os ideais de Darcy Ribeiro, que ensejava criar a Universidade Aberta do Brasil, o CEDERJ foi um pontapé inicial, funcionando pelo formato de consórcio, onde cada agente (municípios, estado e governo federal) teria um papel a cumprir. Neste contexto, a decisão de localização de um polo a distância torna-se importante devido à mobilização política e de recursos necessários para a sua implantação. O modelo atual não observa o impacto social e econômico da existência de um polo presencial no município ou na região. Muitos municípios demandam a existência de um polo como uma política de ensino, mas sem ter as condições adequadas para o seu funcionamento ou sem analisar o impacto que terá na comunidade. O presente trabalho tem como objetivo geral propor um modelo de tomada de decisão para o problema de localização de polos presenciais para o Consórcio do CEDERJ, utilizando critérios de inclusão social e econômica. Como método de agregação, recorre-se à Análise Multicritério de Apoio à Decisão (AMD), de forma a oferecer um suporte eficaz para a escolha de locais direcionados à abertura de um polo de apoio presencial para cursos na modalidade semipresencial. Como aspectos metodológicos, foi proposto um modelo baseado em critérios de seleção (cinco critérios) julgados por meio de uma escala (Escala de Saaty), tendo sido realizada uma comparação par a par, permitindo a construção de uma matriz de hierarquização (modelo AHP). Como resultado, obteve-se a avaliação das alternativas e a escolha de melhor desempenho, evidenciando a efetividade que o modelo pode proporcionar aos tomadores de decisões do Consórcio CEDERJ/CECIERJ. Como indicadores foram escolhidos: salário médio, taxa de ocupação (empregos formais/população), taxa de professores por alunos matriculados, número de IES públicas na mesorregião (até 50km), Desempenho no IDEB (médias dos anos iniciais e finais da rede municipal e estadual). Para demonstração do modelo, foram escolhidas quatro cidades da região Norte Fluminense: Conceição de Macabu (A1), Quissamã (A2), São João da Barra (A3) e Carapebus (A4). Para cada critério foram criadas planilhas de comparação par a par, para o cálculo das Prioridades Médias Locais (PML´s) por meio da tabela de Saaty, que seriam os desempenhos das alternativas e os cálculos dos Índices de Consistências dos julgamentos. Posteriormente, os critérios foram comparados par a par, uns com os outros, com a finalidade de calcular os pesos. Para a seleção da melhor alternativa, foi calculado o vetor global, que dá-se por uma média ponderada, por meio da multiplicação dos pesos dos critérios e desempenhos das alternativas analisadas. Como conclusão, este trabalho alcançou o objetivo previsto, propondo um modelo de tomada de decisão para a seleção de polos de apoio presencial do CEDERJ, por meio da utilização de uma análise multicritério. Foi evidenciado, que o modelo desenvolvido utiliza dados facilmente obtidos, e por isso, o ponto forte é justamente a sua facilidade de implementação.
- The added value of partnerships in implementing the UN sustainable development goalsPublication . Leal Filho, Walter; Dibbern, Thais; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Coggo Cristofoletti, Evandro; Mbah, Marcellus Forh; Mishra, Ashish; Clarke, Amelia; Samuel, Naima; Castillo Apraiz, Julen; Rimi Abubakar, Ismaila; Aina, Yusuf A.Partnerships have become a key tool in the implementation of the United Nations (UN) Sustainable Development Goals (SDGs). Partnerships can scale up the impact of initiatives by leveraging the strengths and reach of each involved partner. This allows for the replication and expansion of successful projects and programs. In the context of the UN SDGs, partnerships can play a key role in their effective implementation, due to their ability to bring together a variety of stakeholders from different sectors and with different levels of expertise and experience. By leveraging the skills, resources, and capacities of different stakeholders, partnerships can contribute to creating synergies that are essential for the successful implementation of the SDGs. Despite the role of partnerships and their potential value, there is a need for studies that can help understand their role and promote greater transparency and accountability in the implementation of the SDGs. Against this background, this article outlines the concept of partnerships and their values, followed by a description of the partnerships for sustainable development, concerning the implementation of the SDGs and its main features. Some examples of relevant partnerships are presented, outlining their scope and degree of success. Based on the experiences gathered specific suggestions on how to foster partnerships to foster the implementation of sustainable development are provided. It is crucial to define common objectives to ensure alignment and a strong foundation for collaboration, involving diverse stakeholders, including governments, businesses, non-governmental organizations (NGOs), academia, and local communities, thus bringing unique perspectives and resources. Open and transparent communication builds trust and encourages the sharing of ideas and challenges. Additionally, demonstrating the benefits for each partner, whether in reputation, market access, or cost reduction, motivates active engagement, establishes incentive structures, and allows to celebrate successes. Pooling resources, knowledge, and expertise enhances the effectiveness of sustainable development initiatives, encouraging long-term commitments and fostering adaptability in the face of complex challenges. These are specific strategies that highlight the relevance of these findings, in comparison to existing work. Partnerships have evolved into indispensable instruments for the realization of the UN SDGs. Their transformative potential is expected to grow as the future trend, driven by the ongoing need for collaborative solutions to global challenges, becoming instrumental in addressing pressing global issues such as climate change, public health crises, and economic inequalities. In the coming years, a surge in research and initiatives focusing on optimizing partnership models, governance structures, and monitoring mechanisms to enhance accountability and transparency, is anticipated. Furthermore, the integration of digital technologies and data-driven insights into partnership strategies may revolutionize their impact and efficiency. Overall, the evolution of partnerships as a vital force in global sustainability presents a promising future trend with broader applications and a crucial role in addressing multifaceted challenges beyond the SDGs, as demonstrated in this study.
- Influences of the Covid-19 pandemic on the impact factor of a sample of environment/sustainability-related journalsPublication . Leal Filho, Walter; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Salvia, Amanda Lange; Gomes, Bárbara Maria Fritzen; Vasconcelos, Claudio Ruy Portela de; Albrecht, Clarissa FerreiraPurpose The COVID-19 pandemic has led to changes in academic routines. These changes have also contributed to an increase in the number of papers submitted to journals, citations and, ultimately, to changes in metrics. This study aims to address a gap between theory and practice, analysing the changes in the impact factor (IF) of a sample of 30 environment/sustainability-related journals, in the face of the COVID-19 pandemic. Design/methodology/approach The study used an expert-driven literature analysis and an assessment of a selected sample of 30 environment/sustainability-related journals’ increased trends. Findings The unprecedented trend observed when analysing the results obtained in the IF of environment/sustainability-related journals contribute to the body of knowledge on this topic, allowing us to understand how specifically the COVID-19 pandemic has influenced scientific publishing, despite the restrictions imposed by lockdowns and access to research knowledge and facilities. Research limitations/implications Based on a sample of 30 environment/sustainability-related journals, this study can highlight lessons learned from the COVID-19 pandemic, suggesting specific measures which may be addressed to contribute to upkeep levels of publishing in the environment/sustainability field covered in this study. Practical implications This study will contribute to setting the stage for additional research on the influences of the COVID-19 pandemic on scientific publishing’s impact in environment/sustainability areas of knowledge. The implications of this research will allow us to set the basis for more extensive research in other areas of knowledge. Originality/value To the best of the authors’ knowledge, this study is unique, as it addresses the implications of the COVID-19 pandemic in 30 considered exemplary environment/sustainability-related journals, the main research area of all the authors involved in this publication.
- Sistema de informação de polos e cursos na modalidade semi-presencial, em universidades públicas, no Estado do Rio de Janeiro - proposta de análise de decisões de localizaçãoPublication . Ramos, Rodrigo ResendeSistema de Informação de polos e cursos na modalidade semi-presencial, em universidades públicas, no Estado do Rio de Janeiro - proposta de análise de decisões de localização