Publication
Violência escolar: estudo exploratório segundo a perspetiva de professores do 1º ciclo do ensino básico
dc.contributor.advisor | Matos, Marta | |
dc.contributor.author | Guimarães, Juliana da Silva | |
dc.date.accessioned | 2015-10-29T17:13:22Z | |
dc.date.available | 2015-10-29T17:13:22Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description | Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de licenciada em Criminologia | pt_PT |
dc.description.abstract | A violência escolar é um conjunto de atos violentos que é exercida entre os membros de uma comunidade educativa, na sua maioria entre crianças e jovens, e que pode ocorrer quer no recinto escolar, quer noutros espaços diretamente relacionados com a escola. O presente projeto de graduação aborda a problemática da violência escolar no 1º Ciclo das Escolas Básicas do concelho de Santo Tirso, segundo a perspetiva dos professores de cada estabelecimento de ensino. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo averiguar a perceção e o entendimento que estes profissionais têm sobre o fenómeno de bullying em contexto escolar, por forma a conhecermos o comportamento dos alunos dentro e fora da sala de aula, bem como a respetiva interação entre alunos. Também se pretende averiguar a experiência dos professores no contacto com situações de bullying, assim como a preparação/formação dos mesmos em lidar com situações de conflito. Por último, pretende-se procurar compreender as características individuais dos alunos enquanto possíveis agressores/vítimas. Para dar resposta a estes objetivos, foi conduzido um estudo pré-piloto realizado pela investigadora deste projeto, no âmbito do seu estágio curricular na Polícia Municipal do concelho de Santo Tirso, tendo-se utilizado como instrumento de recolha de dados uma entrevista semiestruturada elaborada para o efeito. A entrevista semiestruturada foi realizada aos professores de algumas escolas e contribuiu para a fundamentação e desenvolvimento da parte empírica e metodológica no presente projeto de graduação. No final deste trabalho, as conclusões retiradas baseiam-se na discussão dos resultados esperados para este projeto, de forma, que os mesmos contemplem os objetivos e as hipóteses formuladas. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/4987 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | [s.n.] | pt_PT |
dc.subject | Violência escolar | pt_PT |
dc.subject | 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.title | Violência escolar: estudo exploratório segundo a perspetiva de professores do 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | bachelor thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bachelorThesis | pt_PT |