Publication
A interferência do rendimento escolar do rendimento escolar no auto-conceito de alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico e ensino secundário
dc.contributor.advisor | Madeira, Milton | por |
dc.contributor.author | Santos, Patrícia Manuela Gonçalves da Rocha | por |
dc.date.accessioned | 2009-09-23T11:35:55Z | por |
dc.date.accessioned | 2011-10-06T14:41:57Z | |
dc.date.available | 2009-09-23T11:35:55Z | por |
dc.date.available | 2011-10-06T14:41:57Z | |
dc.date.issued | 2009 | por |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia. | por |
dc.description.abstract | O principal objectivo deste estudo é o de analisar se o rendimento escolar interfere no auto-conceito dos alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico bem como os do Ensino Secundário do Externato Ribadouro no Porto. Como variáveis para as Hipóteses Geral e Específica tem-se a variável independente (o Rendimento Escolar), a variável dependente (o Auto-Conceito dos alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico bem como dos alunos do Ensino Secundário) e as variáveis intervenientes (Género, Idade e Repetência de ano lectivo) e, por fim, as variáveis para a Hipótese Secundária tem-se a variável independente (o Desenvolvimento – pelas Idades) e a variável dependente (o Auto-Conceito). Trata-se de uma pesquisa com 4 grupos alvo, com carácter exploratório e correlacional entre as duas variáveis, nas Hipóteses Geral e Específica, assim como de carácter comparativo na Hipótese Secundária, respectivamente. A amostra utilizada é de 93 sujeitos com idades compreendidas entre os 8 e os 18 anos de idade, de ambos os géneros; sendo que 19 são alunos do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º grupo), 29 são alunos do 7º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico (2º grupo), 23 são alunos do 9º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico (3º grupo) e 22 são alunos do 12º ano do Ensino Secundário (4º grupo), todos eles alunos do Externato Ribadouro. O instrumento principal utilizado no estudo é o Self Description Questionnaire (SDQ I) (adaptado por Faria & Fontaine, 1990) que é uma escala de tipo Likert, com 76 itens, divididos nas várias áreas, nos quais se utilizaram duas áreas: a do auto-conceito escolar global (Global School Self Concept) e a do auto-conceito global (Global Self Concept), construído com o objectivo de avaliar o auto-conceito em adolescentes e jovens. O instrumento secundário é o Questionário Sócio-Demográfico elaborado pela autora da presente dissertação, constituído por questões de escolha múltipla, com instruções prévias de preenchimento, onde o sujeito tem que assinalar a resposta que mais se adequa à sua situação para cada uma das variáveis, tanto as variáveis independente e a dependente como as variáveis intervenientes. Com o presente estudo conclui-se que existe uma forte interferência do rendimento escolar no autoconceito dos alunos do 9º (p < 0,009) e do 12º ano de escolaridade (p < 0,025) no que se refere ao auto-conceito escolar, sendo que no auto-conceito global não existe correlação entre as variáveis em estudo. Discute-se se a escala Global School Self Concept fosse suficiente para a análise das variáveis neste estudo. The main purpose of this analysis is to examine whether the success of the students attending the 1st and 2nd “Ciclos do Ensino Básico” and those in the secondary school Externato Ribadouro in Oporto, has any interference in their self concept. In what concerns the variables, the general and specific hypotheses include the following ones: the independent variable, the school success, and the dependent variable, the self concept of both the 1st and 2nd “Ciclos do Ensino Básico” and “ Ensino Secundário” students; the intervening variables (genre, age and repeat of the school year) finally, the secondary hypothesis includes the independent variable (development for age group) and the dependent variable (the self concept). This research, which had an exploratory and correlative feature between the variables in the general and specific hypotheses, was focused on four target groups; besides, a comparative feature is included in the secondary hypothesis. The used sample belongs of 93 persons with ages understood between the 8 and 18 years, of both genre; being that 19 are pupils of the 3rd year of the 1st “Ciclo do Ensino Básico” (1st group), 29 are pupils of the 7th year of the 2nd “Ciclo do Ensino Básico” (2nd group), 23 are pupils of the 9th year of the 2nd “Ciclo do Ensino Básico) (3rd group) and 22 are pupils of the 12th year of the “Ensino Secundário” (4th group), all of them pupils of Externato Ribadouro. The Self Description Questionnaire (SDQ I) was mainly used in this analysis (it was adapted by Faria & Fontaine, 1990). It is a Likert type test which included 76 items divided into several areas from which only the Global School Self Concept and the Global Self Concept were used. This test was prepared to evaluate the self concept among teenagers and youngsters. The secondary tool, the Social Demographic Questionnaire, was prepared and used by the author of the present analysis, multiple choice answers were chosen and instructions were provided for the subject to signal the most suitable option for each variable, independent, dependent and intervening variables. Finally, the current analysis leads the following conclusion: the higher the school success, the better the School Self Concept is among the 9th grade (p < 0,009) and the 12th grade (p < 0,025) students. As far as the Global Self Concept is concerned, there is no correlation between the variables. One questions, however whether the Global School Self Concept was enough to analyse these variables in a more complete way. L'objectif principal de cette étude est d'examiner si le rendement scolaire interfère sur le concept de soi des élèves du 1er et du 2ème cycles de l'éducation de base ainsi que ceux de l'enseignement secondaire de l`Externato Ribadouro de Porto. Les variables pour les hypothèses générale et spécifique sont la variable indépendante (le rendement scolaire), la variable dépendante (le concept de soi des élèves du 1er et du 2ème cycles de l'enseignement de base ainsi que les élèves de l'enseignement secondaire) et les variables intervenante (sexe, âge et le redoublement de l'année scolaire) et, enfin, les variables pour l'hypothèse secondaire est la variable indépendante (le développement par les âges) et la variable dépendante (le concept de soi). Il s'agit d'une recherche avec 4 groupes, de nature exploratoire et corrélationnelle entre les deux variables, dans l`hypothèse générale, et l`hypothèse spécifique, ainsi que d'un caractère comparatif dans l`hypothèse secondaire, respectivement. L'échantillon utilisé est de 93 sujets âgés entre 8 et 18 ans d'âge, des deux sexes, où 19 sont des élèves de la 3ème année du 1er cycle de l'enseignement de base (groupe 1), 29 sont de la 7ème année du 2ème cycle de l'enseignement de base (groupe 2), 23 sont de la 9ème année du 2ème cycle de l'enseignement de base (3ème groupe) et 22 de la 12ème année de l'enseignement secondaire (groupe 4), tous des élèves de Externato Ribadouro. Le principal instrument utilisé dans l'étude est le Self Description Questionnaire (SDQ I) (adapté par Faria & Fontaine, 1990) qui est construit sur échelle du genre Likert, avec 76 articles, répartis en plusieurs domaines, dans lesquels ont été utilisé deux domaines: le concept de soi scolaire global (Global School Self Concept) et le concept de soi global (Global Self Concept), construit dans le but d'évaluer le concept de soi chez les adolescents et les jeunes. L`instrument sécondaire est le questionnaire socio-démographique développé par l'auteure de cette thèse de maîtrise, composé par questions à choix multiples, avec des instructions préalables pour le remplir, où le sujet doit signaler la réponse qui convient le mieux à sa situation pour chacune des variables, aussi bien pour les variables indépendante et dépendante comme pour la variable intervenante. Dans cette étude on peut concluire qu'il existe une forte ingérence du rendement scolaire dans le concept de soi des élèves de la 9ème (p < 0,009) et de la 12ème année (p < 0,025) de scolarité en ce qui concerne la notion de concept de soi scolaire ; dans le concept global il n`existe pas de corrélation entre les variables de l'étude. Il est discuté si l`échelle Global School Self Concept serait suffisante pour l'analyse des variables dans cette étude. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/1050 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | [s.n.] | por |
dc.title | A interferência do rendimento escolar do rendimento escolar no auto-conceito de alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico e ensino secundário | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |