Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.19 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo aborda a fantasia enquanto uma dimensão de evasão para onde o indivíduo se projecta, através da promessa idílica do consumo feita pela publicidade. A análise de alguns anúncios demonstra de que forma a intertextualidade surge como uma estratégia privilegiada que convoca o leitor ao texto publicitário, remetendo-o para um universo de referências e textos inscritos na sua memória e na sua cultura, estimulando a imaginação e o despertar da fantasia. This article addresses fantasy as a dimension of escape where to the individual projects
himself, through the idyllic promise of consumption made by advertising. The analysis of
some adverts evidences how intertextuality emerges as a privileged strategy that invites the
reader to the advertising text, sending him to a universe of texts and references inscribed in his memory and in his culture, stimulating the imagination and the awakening of fantasy. Este artículo aborda la fantasía como una dimensión de evasión donde se proyecta el
individuo, por medio de la promesa idílica del consumo hecha por la publicidad. El análisis de algunos anuncios muestra cómo la intertextualidad surge como una estrategia
privilegiada que invita el lector al texto publicitario, remitiéndolo a un universo de
referencias y textos inscritos en su memoria y su cultura, estimulando la imaginación y el
despertar de la fantasía.
Description
Keywords
Publicidade Intertextualidade Fantasia Advertising Fantasy Intertextualility Publicidad Fantasía Intertextualidad
Citation
Signos do Consumo. São Paulo. ISSN 1984-5057. V.3, N.1 (2011) 6-27.
Publisher
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes