Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
16.03 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A temática abordada pela pesquisa visa à apresentação e a análise de uma nova proposta
pedagógica, partindo do ensinamento de Chiara Lubich: A Pedagogia da Unidade. A
atuação direta da autora na área educacional vocacionou-a e motivou-a para a análise da
referida proposta e para sua aplicabilidade Para o conhecimento do pensamento de
Chiara Lubich, buscamos de modo especial, os seus escritos, cartas, entrevistas,
fragmentos extraídos de seus discursos em várias ocasiões, livros de sua autoria,
testemunhos, etc. Nossa opção pela consulta no referido material, fundamentou-se no
fato de que o mesmo, nos permitiria o contato direto com a fonte, sem a influência de
análises e interpretações de terceiros. Em termos empíricos apresentamos cinco, dos
vários projetos e iniciativas socioeducativas, desenvolvidos em diversas regiões
brasileiras que surgiram a partir do pensamento da autora. As análises da “aplicação”
prática da Pedagogia da Unidade em relação às várias correntes pedagógicas, nos
mostraram a importância de considerar uma nova forma de pensar, aplicar e criar
educação, isto é, a educação como processo e não como realidade estática e limitada
pelos muros de uma instituição. As análises nos permitiram ainda detectar que a
originalidade e novidade da proposta consistem em colocar na base da ação educativa os
valores humanos, isto é, o diálogo aberto, a fraternidade, a solidariedade, a paz, a
partilha, a reciprocidade, conceitos que fomos trabalhando, para melhor explicitação do
seu sentido. O pensamento pedagógico de Chiara Lubich, forneceu um entendimento
próprio da educação e um impulso para a ação educativa, numa perspectiva de
desenvolvimento socioeducativo. Porém, entendemos também que este deveria tornar-se
linguagem universalmente compreensível, deveria transformar-se em cultura. Por isso nos propusemos ousar uma reflexão sobre o rico patrimônio de pensamento e
experiências para delinear novas pedagogias (porque a Pedagogia da Unidade é um
exercício em permanente reformulação) surgidas do seu legado. Considerando este
pressuposto, sugerimos horizontes, propostas, perspectivas e recomendações para
investigações a continuar. This research aims to present and analyse a new pedagogical proposal which is based on
Chiara Lubich’s teachings: The Pedagogy of Unity. The author’s direct role on
education has motivated her to put this proposal into practice. This research is based on
her speeches, books and testimonies in order to reach full knowledge of Chiara Lubich’s
teachings. Such reference in this study enabled direct contact with the source, without
third parties’ influence or interpretations. Five, among the various projects and socio
educational initiatives based on the author’s philosophy and developed in many of the
Brazilian regions, are presented in this research. The analysis of the Pedagogy of Unity
put into practice in relation to the various pedagogical philosophies brought into light
the importance of taking into consideration a new way of thinking, applying and
creating education, that is, education rather as a process than a still reality limited by the
walls of an institution. Such study led to point out that the originality and the novelty of
this proposal consist on human values, that is, the open dialog, brotherhood, solidarity,
peace, sharing and reciprocity as the foundation of an educational action. Chiara
Lubich’s pedagogical thinking offered a new understanding on education and an
impulse to the educational action, on a socio educational development perspective.
However, this research shows that this should become a universal language and should
be transformed into culture. Hence the proposal of a reflexion over the rich and
extensive legacy of thoughts and experiences in order to define new pedagogies (since
the Pedagogy of Unity is in constant reformulation) which has their roots on the
Pedagogy of Unity. After taking into consideration all the above, new proposals,
perspectives and recommendations are suggested for further studies on this matter. La thématique abordée par la recherche a comme but la présentation et l’analyse d’une
nouvelle proposition pédagogique, à partir de l’enseignement de Chiara Lubich : La
Pédagogie de l’Unité. L’actuation directe de l’auteur dans le champ éducationel l’a
vocationnée e l’a motivée à l’analyse de la proposition referée et à son applicabilité.
Pour la connaissance de la pensée de Chiara Lubich, nous cherchons en particulier, ses
textes, lettres, interviews, fragments extraits de ses discours dans des différentes
ocasions, ses livres, témoignages, etc. Notre option par la consultation du matériel reféré
s’appuie sur le fait que lui même, nous permetterait le contact direct avec la source, sans
l’influence d’analyses ou d’interprétations de tiers. Du point de vue empirique nous en
présentons cinq parmi les plusieurs projets et initiatives socioéducatives, dévéloppés
dans les différentes régions brésiliennes qui sont nés à partir des pensées de l`auteur.
Les analyses de « l’application » pratique de La Pédagogie de l’Unité, par rapport à
plusieurs courants pédagogiques, nous ont montré l’importance de considérer une
nouvelle manière de penser, appliquer et créer éducation, c’est à dire, l’éducation
comme un processus et non comme une réalité statique et limitée par les murs d’une
institution. Les analyses nous ont en outre permis de détecter que l’originalité et la
nouveauté de la proposition consistent de mettre à la base de l’action éducative les
valeurs humains, c’est à dire, le dialogue ouvert, la fraternité, la solidarité, la paix, le
partage, la réciprocité, concepts que nous avons travaillé pour mieux expliciter leur
sens. La pensée pédagogique de Chiara Lubich a fourni une compréhension spécifique
de l’éducation et un élan pour l’action éducative, dans une perspective de développement socioéducatif. Néanmoins, nous comprenons aussi que cela devrait
devenir un langage universellement compréhensible, devrait se transformer en culture.
De cette manière nous nous sommes proposés oser une réflexion sur le riche patrimoine
de pensée et d’expériences pour tracer de nouvelles pédagogies (car la Pédagogie de
l’Unité est un exercice en permanente réformulation), nées de ce qui nous a été laissé
par Chiara Lubich. En considérant ce présupposé, nous suggérons des horizonts, des
propositions, des perspectives et des racommendations pour les investigations futures.
Description
Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialização em Sociologia.