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A realidade da inclusão em duas escolas no município de Santarém da rede pública e particular

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorVentura, Tereza
dc.contributor.authorAlmeida, Sulanita Silva de
dc.date.accessioned2022-09-06T11:40:31Z
dc.date.available2022-09-06T11:40:31Z
dc.date.issued2022-07-28
dc.description.abstractA inclusão de alunos com deficiência na escola regular busca prover educação igualitária a todos alunos, sem distinção entre eles. Este estudo tem por objetivo, analisar a inclusão escolar, através da percepção de gestores, equipe técnica e professores de duas escolas da rede pública e particular do Município de Santarém. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, foi aplicada um entrevista a 58 participantes onde se incluiam gestores, equipe pedagógica, professores do AEE e professores regulares de duas escolas, uma particular e outra pública, no Município de Santarém – Pará. Os participantes relataram que a inclusão escolar iniciou em Santarém, em 1991, com a criação de classes especiais, mas a inclusão nas salas regulares foi a partir de 2008. Estas escolas oferecem vários serviços aos alunos com deficiência, realizados por uma equipe multiprofissional, com psicólogo, assistente social, pedagogo, especialista em AEE, psicopedagoga, instrutor surdo, mediador, além da sala de recursos. Para os participantes, a inclusão é um processo contínuo, visando ofertar uma educação de qualidade e igualitária a todos os alunos. Entretanto, há ainda dificuldades para que a inclusão se torne eficaz, como falta de recursos para implementação das atividades pedagógicas específicas, além de falta de verbas para essas atividades no setor público, além da falta de aceitação destes alunos, por falta de conhecimento e preconceito de alguns membros da comunidade escolar. Assim, o atendimento dos alunos com deficiência é realizado, além das atividades na classe regular, através de projetos envolvendo-os e as suas famílias, que é monitorado e avaliado, especialmente pela equipe multiprofissional e pela equipe pedagógica, e na escola pública, também pelos professores regulares. Os professores recebem formação continuada na área de Educação Inclusiva, e na escola pública, realizam cursos de Braile e Libras, além do atendimento ao aluno com espectro autista. Também são realizadas atividades com todos os alunos visando a sensibilização para o contato diário com os alunos com deficiência, ensinando-os respeito e a conviver com a diversidade. Como desafio para efetivação da inclusão, foi observado a discriminação e falta de participação da família no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Analisando as duas escolas, observou-se que as duas tem estrutura predial para o atendimento dos alunos com deficiência, recursos humanos capacitados, porém, ainda há muito a ser feito para alcançar a excelência em educação inclusiva, como ampliar a formação continuada dos professores e ofertar recursos tecnológicos para o trabalho com o público-alvo. Concluiu-se ainda que a inclusão nas escolas analisadas apresenta perspectivas de que, gradativamente, esse processo se concretize totalmente, porém fica perceptível que ainda existe um longo caminho a ser percorrido para chegar à verdadeira inclusão desses alunos na rede regular de ensino, conforme prescritos pelos autores que fundamentaram este estudo, que ressaltam que incluir, exige serviços e recursos de apoio tanto para educadores, quanto para os educandos.pt_PT
dc.description.abstractThe inclusion of students with disabilities in regular schools seeks to provide equal education to all students, without distinction between them. This study aims to analyze school inclusion, through the perception of managers, technical staff and teachers from two public and private schools in the Municipality of Santarem. A qualitative methodology has been used, through the application of interviews with managers, pedagogical team, AEE teachers and regular teachers from two schools, one private and the other public, in the Municipality of Santarém -Pará. Participants reported that school inclusion started in Santarém, in 1991, with the creation of special classes, but inclusion in regular classrooms started in 2008. These schools offer various services to students with disabilities, carried out by a multidisciplinary team, with psychologist, social worker, pedagogue, specialist in AEE, psychopedagogue, deaf instructor, mediator, in addition to the resource room. For the participants, inclusion is a continuous process, aiming to offer a quality and equitable education to all students. However, there are still difficulties for inclusion to become effective, such as lack of resources to implement specific pedagogical activities, in addition to lack of funds for these activities in the public sector, in addition to the lack of acceptance of these students, due to lack of knowledge and prejudice. of some members of the school community. Thus, assistance to students with disabilities is carried out, in addition to activities in the regular classroom, through projects involving them and their families, which is monitored and evaluated, especially by the multiprofessional team and the pedagogical team, and in the public school, as well, by regular teachers. Teachers receive continuing education in the área of Inclusive Education, and at public schools, they take courses in Braille and Libras, in addition to providing assistance to students with autistic spectrum. Activities are also carried out with all students aimed at raising awareness of the daily contact with students with disabilities, teaching them respect and living with diversity. As a challenge for effective inclusion, discrimination and lack of family participation in the development of the teachinglearning process were observed. Analyzing the two schools, it was observed that both have a building structure for the care of students with disabilities, trained human resources, however, there is still much to be done to achieve excellence in inclusive education, such as expanding the continuing education of teachers and offer technological resources to work with the target audience. It was concluded that inclusion in the analyzed schools presents perspectives that, gradually, this process will fully materialize, but it is noticeable that there is still a long way to go to reach the true inclusion of these students in the regular education network, as prescribed by the authors who supported this study, who emphasize that including requires support services and resources for both educators and students.pt_PT
dc.identifier.tid203261887
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/11095
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectDeficiênciapt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectDisabilitiespt_PT
dc.subjectTrainigpt_PT
dc.titleA realidade da inclusão em duas escolas no município de Santarém da rede pública e particularpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

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