Repository logo
 
Publication

Educação especial e a cultura digital: passos de uma trajetória de desafios e de construção de uma educação inclusiva

dc.contributor.authorAraújo, Paulo
dc.contributor.authorGouveia, Luis Borges
dc.date.accessioned2018-11-19T15:10:45Z
dc.date.available2018-11-19T15:10:45Z
dc.date.issued2018-11-16
dc.description.abstractA construção de uma educação inclusiva, passa pelo pressuposto de que a inclusão possa ser compreendida, não como integração indiscriminada dos alunos com necessidades educacionais especializadas, em escolas e salas de aula regulares, simplesmente para socializar e serem vistos com olhares benevolentes. Mas, desenvolver uma pedagogia capaz de educar com êxito todas as crianças, inclusive aquelas que, em função de alguma deficiência grave ou moderada e habilidades incomuns, possam ser incluídas a partir de sua singularidade e contribuir para a mudança de uma mentalidade que expressa a oposição entre o ensino comum e a Educação Especial. Neste artigo, pretendemos apresentar a legislação vigente e seus processos de implementação no Brasil. O trabalho de vanguarda, realizado pelo Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva - CRAEI, na cidade de Betim, Brasil, que tem uma proposta contundente na perspectiva da pedagogia inclusiva. Demonstrar as estruturas de gestão da informação dos alunos da Educação Especial. Apresentar os espaços de Atendimento Educacional Especializado - AEE, realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais - SRM, presente nas escolas e no CRAEI. Compreender os desafios, das professoras e gestoras em acompanhar os alunos das escolas que não possuem as SRM. Assim, também, apresentar uma inovação tecnológica: um sistema digital para a gestão da informação dos alunos desta modalidade de ensino. Por fim, refletir o quanto a cultura digital e uma estrutura tecnológica, poderá contribuir com a Educação Especial, visando uma Educação Inclusiva.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAraújo, P. e Gouveia, L. (2018). Educação Especial e a Cultura Digital: passos de uma trajetória de desafios e de construção de uma Educação Inclusiva. VI Congresso Ibérico Educação Especial. Educação e Inclusão na Lusofonia. 16 de novembro. Misericórdia do Porto. Porto.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/7040
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectPlataformas digitaispt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectCRAEIpt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectCultura digitalpt_PT
dc.titleEducação especial e a cultura digital: passos de uma trajetória de desafios e de construção de uma educação inclusivapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMisericórdia do Porto. Portopt_PT
oaire.citation.titleVI Congresso Ibérico Educação Especial. Educação e Inclusão na Lusofoniapt_PT
person.familyNameBorges Gouveia
person.givenNameLuis
person.identifierxF1eGXcAAAAJ&hl
person.identifier.ciencia-id6B1C-3509-9FA5
person.identifier.orcid0000-0002-2079-3234
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication5bca0222-5e07-4f60-91a0-25ac0242ae51
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5bca0222-5e07-4f60-91a0-25ac0242ae51

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
APRE_VICONGEDUINCLUSIVA_P1_52018PARAUJO.pdf
Size:
3.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: