Repository logo
 
Publication

Necessidades de formação de professores do 3º ciclo e secundário de uma escola do Funchal para a implementação da Teleaula

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Fátima
dc.contributor.authorGonçalves, Fátima Marina de Abreu
dc.date.accessioned2018-05-04T15:40:26Z
dc.date.available2021-11-09T01:30:12Z
dc.date.issued2018-05-02
dc.description.abstractA teleaula constitui um recurso pedagógico de ensino à distância. A sua implementação na prática pedagógica pressupõe uma preparação prévia do docente no sentido de proporcionar ao aluno, que por razões de saúde se encontre impossibilitado de frequentar as aulas em ambiente de sala de aula numa escola, uma educação de qualidade. A legislação portuguesa assegura o direito ao aluno que se encontra nestas circunstâncias, para concretizar a sua escolarização obrigatória através do ensino à distância. Neste estudo de caso, procedeu-se ao levantamento de necessidades de formação de professores, que lecionam numa escola do Funchal, relativamente à implementação de aulas através de teleaula. Participaram trinta e dois docentes, respondendo a um questionário disponibilizado online. Foi ainda realizada uma entrevista semiestruturada no intuito de conhecer melhor a monitorização e avaliação desta modalidade de ensino, teleaula, na Região Autónoma da Madeira. Concluiu-se que a maioria dos docentes inquiridos, quando questionados sobre a sua formação relativamente à implementação do ensino à distância através da teleaula, concordam que a sua formação é fraca, manifestando a maioria dos docentes também, uma opinião favorável quanto à relevância de um programa de formação sobre teleaula e quanto à adesão a um programa de formação sobre esta temática. Após reflexão sobre os dados recolhidos elaborou-se uma proposta de programa de formação de professores para a implementação da teleaula em escolas do 3º ciclo e secundário.pt_PT
dc.description.abstractThe teleclass is a pedagogical resource for distance teaching. Its implementation in the pedagogical practice presupposes a previous preparation of the teacher to provide the student, who for reasons of health is unable to attend classes in a classroom environment in a school, a quality education. The portuguese legislation ensures the right to the student who is in these circumstances, to realize their compulsory schooling through distance education. In this case study, the needs of teachers training were studied in a school in Funchal, in relation to the implementation of classes through teleclass. Thirty-two teachers participated, responding to a questionnaire made available online. A semi-structured interview was also carried out to better understand the monitoring and evaluation of this type of teaching, teleclass, in the Autonomous Region of Madeira. It was concluded that most teachers interviewed, when questioned about their training regarding the implementation of distance teaching through teleclass, agree that their training is weak, and most teachers also express a favorable opinion about the relevance of a training program on teleclass and on adherence to a training program on this subject. After reflection on the collected data, a proposal was made for a teacher training program for the implementation of teleclass in middle and high schools.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6625
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino à distânciapt_PT
dc.subjectTeleaulapt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_PT
dc.subjectAvaliação de aprendizagenspt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectDistance teachingpt_PT
dc.subjectTeleclass educationpt_PT
dc.subjectInclusive educationpt_PT
dc.subjectCooperative learningpt_PT
dc.subjectLearning assessmentpt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.titleNecessidades de formação de professores do 3º ciclo e secundário de uma escola do Funchal para a implementação da Teleaulapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Fátima Marina Abreu Gonçalves.pdf
Size:
1.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
DM_Fátima Marina Abreu Gonçalves
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: