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- Expressão Facial e Linguagem Corporal como Preditor da Agressividade: perceção em Jovens AdultosPublication . Almeida, Miguel Albino Sanchez de; Freitas-Magalhães, A.O presente estudo pretende explorar a forma como as pessoas, nomeadamente, os jovens adultos percecionam determinados indicadores inatos do comportamento não verbal, que são preditores do comportamento agressivo. Esta investigação pretende assim alargar o conhecimento relativamente a esta temática, dado que hoje em dia a literatura e a evidência empírica produzida é ainda, parca e diminuta. Pretende-se também adquirir conhecimentos e evidências sobre a realidade destes conceitos na sociedade e dessa forma, possibilitar uma melhor compreensão dos mesmos, resultando numa melhor prevenção da criminalidade e dos comportamentos desviantes. Os dados obtidos foram recolhidos através da técnica do questionário. Foram analisados 40 questionários de uma amostra constituída por 40 participantes, sendo todos estudantes universitários, no qual 22 são do sexo feminino e 18 do sexo masculino. As idades compreendidas rondam os 19 e os 35 anos. Da análise realizada observou-se que os participantes obtiveram, de uma forma geral, resultados satisfatórios no que toca ao reconhecimento facial e corporal das emoções. Entendem os conceitos em análise, nomeadamente, a agressividade e a violência; sabem distinguir momentos neutros de situações agressivas como mais favoráveis a que se cometam atos violentos; previram cenários que iriam acontecer e conseguiram acertar nos seus palpites, com base na análise que fizeram dos perfis quer da face, quer das posturas corporais dos indivíduos. Não foram encontradas diferenças significativas entre homens e mulheres neste estudo, estando ambos em pé de igualdade na análise e perceção destes conceitos. Em suma, os estudantes universitários desta amostra demonstram capacidades de análise e perceção de indicadores de expressão facial e de linguagem que podem ser considerados preditores da agressividade, criminalidade e dos comportamentos desviantes da sociedade.
- A inclusão de alunos com incapacidades motoras no ensino superior no Brasil: um estudo de caso na Universidade Federal do Mato GrossoPublication . Zaffari, Celise Toledo Jesuita; Coelho, FátimaA presente investigação trata-se de um estudo de caso, com foco na UFMT-Universidade Federal do Mato Grosso e tem como objetivo geral analisar a aplicação da Legislação de Inclusão na Educação Superiore como objetivos específicos: Descrever as práticas inclusivas no ensino superior público no Brasil; Identificar a legislação e normativas no Brasil referentes a inclusão social e Identificar aspectos mais significativos entre o afastamento da teoria e da prática de inclusão e as maiores dificuldades a partir da visão dos Inquiridos . Utilizou-se para a coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas, ao qual responderam oito participantes , todos com funções de relevo na Universidade. Concluiu-se que a inclusão do aluno com NEE, tem sido um desafio para a universidade, nomeadamente através da existência de adaptações para atender as necessidades motoras. Setenta e Cinco por cento dos inquiridos, demonstraram perceber os resultados das adaptações feitas, afirmando que ficam evidentes as adaptações realizadas na Universidade, que contemplam as rampas, os elevadores adaptados, as sinalizações. Ressalta-se a importância da legislação para garantir um dos direitos sociais fundamentais, contribuindo para o exercício da cidadania com a inserção dos alunos com necessidades especiais. Segundo os inquiridos ao governo cabe emanar leis, liberar o orçamento para a implementação das adaptações e melhorias e à universidade oportunizar a educação sem qualquer barreira que leve ao constrangimento e impedimento do aluno. Setenta e Cinco acreditam parcialmente que a universidade esteja preparada para atender a todas as deficiências , vinte e cinco por cento dos inquiridos não acreditam. Existe uma imprecisão em relação aos dados sobre a quantidade de alunos de inclusão, no entanto concluímos que se situam entre cento e trinta e cinco e cento e quarenta e quatro. Quanto à existência de formação a maior parte dos participantes considera não haver especificamente.
- Os impactos do modelo tradicional de ensino na transposição didática e no fracasso escolarPublication . Duarte, Sérgio Martins; Coelho, FátimaA presente investigação trata-se de um trabalho de intervenção, cuja análise foi feita em dois Colégios particulares de Belo Horizonte e tem como objetivo investigar os impactos que o modelo tradicional de ensino das escolas brasileiras acarreta na transposição didática e verificar se esse modelo está sendo desmotivador e entediantepara a maioria dos alunose como objetivos específicos:analisar se o Modelo Tradicional de Ensino é de fato a predominância da metodologia utilizada pelos professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das escolas particulares do Brasil. Compreender se Modelo Tradicional de Ensino das escolas particulares do Brasil está sendo desmotivador e entediante para a maioria dos alunos e, por consequência, vindo a ser um dificultador na transposição do conteúdo e contribuindo para o fracasso escolar. Pesquisar se os alunos do Ensino Fundamental II e Médio, vinculam suas experiências de ensino e aprendizagem no colégio que tenha efetivamente contribuído para seu aprendizado ao Modelo Construtivista de Ensino. Analisar, por amostragem, se todos os alunos de baixo rendimento das escolas particulares do Brasil são de fato alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Propor aos professores novas metodologias e formas de abordagens de interação com os alunos, visando a facilitar a transposição didática das matérias lecionadas, contribuindo para o sucesso escolar e mais motivação dos alunos. Utilizou-se para a coleta de dados inquéritos por questionários com perguntas fechadas que versaram sobre os objetivos investigativos, ao qual responderam alunos do Ensino Fundamental (9º ano) e Ensino Médio de dois Colégios particulares. Das 157 respostas dadas ao questionário, sobre o melhor modelo de ensino, o construtivismo ganhou na escola A com a percentagem de 70,83% dos alunos, já na escola B 72,13% dos alunos demonstraram perceber uma melhora dos resultados com o modelo construtivista. Esse resultado demonstrou claramente que o modelo construtivista pode facilitar e motivar a aprendizagem do aluno. Outros aspetos foram levantados ao longo da investigação que versam o modelo de aula dado pelos professores, o planeamento e até o rendimento escolar conforme iremos discorrer ao longo do projeto. Diante o exposto, fez-se necessário propormos uma intervenção com o objetivo de instigar os professores a saírem do Modelo Tradicional de Ensino e a enveredar novas práticas para o ensino-aprendizagem do aluno.
- Violência contra idosos em contexto familiarPublication . Ferreira, Liliana Oliveira; Sani, Ana Isabel; Soeiro, CristinaA violência contra os idosos consiste no ato (único ou repetido) e/ou a omissão de ação cometida contra um idoso, que ocorre dentro de qualquer relação onde esteja estabelecida uma expectativa de confiança entre a pessoa idosa e o seu cuidador, que comprometa a qualidade de vida, integridade física e psicológica, liberdade e segurança deste. Deste modo, a presente revisão sistemática tem como finalidade a identificação de fatores de risco que caraterizam o idoso, o cuidador e a relação entre ambos, através da análise de estudos de prevalência da violência contra idosos no âmbito familiar. Através da utilização da revisão sistemática de literatura foram selecionados dezasseis artigos finais, de um total de 558 artigos recolhidos em três bases de dados (B-on, Sage e Pubmed). Averiguou-se que os estudos são consensuais sobre a existência de violência contra idosos em contexto familiar. Conclui-se que a taxa de prevalência da violência atualmente, nos diferentes países em análise, varia entre os 2.6% e 83.4%, demonstrando um aumento gradual da mesma. O tipo de violência mais cometido contra esta população por parte dos cuidadores é de natureza psicológica, física, financeira e negligência, observando-se poucos dados sobre a ocorrência de violência sexual neste contexto. Os fatores de risco que propiciam a vulnerabilidade desta população é a idade, o sexo, o estado civil, a situação laboral, o rendimento económico, o estado de saúde e a ausência de suporte social. Os estudos identificaram que maioria das vítimas são do sexo feminino, porém geralmente os agressores são do sexo masculino, nomeadamente os parceiros e/ou ex-parceiros e os descendentes. Estes atos abusivos contra os idosos tendem a resultar em consequências negativas que se refletem na má qualidade de vida, insegurança e medo demonstrado pelos idosos, onde se verifica que apenas uma pequena percentagem desta população consegue pedir auxílio para melhorar esta situação.
- Os constrangimentos das equipas de autoavaliação nas escolas de 2º e 3º ciclos da RAMPublication . Vieira, Ricardo Nuno da Silva; Coelho, FátimaA obrigatoriedade da avaliação interna das escolas públicas do ensino básico e secundário surge com a publicação da Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro. Na Região Autónoma da Madeira (RAM), tendo em conta a especificidade e contexto regional, a publicação da Portaria n.º 245/2014 de 23 de dezembro, veio aprovar o regime jurídico da Aferição da Qualidade do Sistema Educativo Regional, a autoavaliação dos estabele-cimentos educativos da RAM. Neste trabalho de investigação, propõe-se realizar um estudo que tem como objeti-vos, os seguintes: Compreender qual a perceção dos modelos de Autoavaliação (AA) aplicados nas escolas do 2º e 3º Ciclos da RAM pelas Equipas de Autoavaliação (EAA); Identificar o estado atual de implementação da AA nestas escolas e os constrangimentos sentidos pelas EAA, bem como, Averiguar se os planos de melhoria têm consecução por parte dos órgãos de gestão para atuarem em função dos resultados da AA. A metodologia utilizada neste trabalho de projeto foi qualitativa e como técnica de recolha de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas em cinco escolas e a cinco participantes, que coordenam as EAA das referidas escolas. Para a análise e inter-pretação dos resultados obtidos foi utilizada a análise de conteúdo. O estudo permite afirmar que as escolas atualmente desenvolvem um dispositivo de AA, baseado no Referencial Comum de Avaliação, emanado pela Secretaria Regional de Educação (SRE). Outra inferência prende-se com os principais constrangimentos senti-dos pelas EAA na implementação do processo de AA, mencionadas pelas coordenadoras, nomeadamente: a formação específica dos professores (ou a falta dela), as resistências internas por parte dos colegas, a falta de espaços para as equipas poderem trabalhar, a falta de tempos horários em comum e por vezes a falta de material informático. Pode-se deduzir também que a generalidade das escolas produz planos graduais de melhoria na sequência da AA, sendo estes aproveitados pelo órgão de gestão com o propósito de im-plementar as mudanças necessárias para que ocorra uma melhoria da escola.
- Necessidades de formação de professores do 3º ciclo e secundário de uma escola do Funchal para a implementação da TeleaulaPublication . Gonçalves, Fátima Marina de Abreu; Coelho, FátimaA teleaula constitui um recurso pedagógico de ensino à distância. A sua implementação na prática pedagógica pressupõe uma preparação prévia do docente no sentido de proporcionar ao aluno, que por razões de saúde se encontre impossibilitado de frequentar as aulas em ambiente de sala de aula numa escola, uma educação de qualidade. A legislação portuguesa assegura o direito ao aluno que se encontra nestas circunstâncias, para concretizar a sua escolarização obrigatória através do ensino à distância. Neste estudo de caso, procedeu-se ao levantamento de necessidades de formação de professores, que lecionam numa escola do Funchal, relativamente à implementação de aulas através de teleaula. Participaram trinta e dois docentes, respondendo a um questionário disponibilizado online. Foi ainda realizada uma entrevista semiestruturada no intuito de conhecer melhor a monitorização e avaliação desta modalidade de ensino, teleaula, na Região Autónoma da Madeira. Concluiu-se que a maioria dos docentes inquiridos, quando questionados sobre a sua formação relativamente à implementação do ensino à distância através da teleaula, concordam que a sua formação é fraca, manifestando a maioria dos docentes também, uma opinião favorável quanto à relevância de um programa de formação sobre teleaula e quanto à adesão a um programa de formação sobre esta temática. Após reflexão sobre os dados recolhidos elaborou-se uma proposta de programa de formação de professores para a implementação da teleaula em escolas do 3º ciclo e secundário.
- Crenças sobre a violência nas relações íntimas em indivíduos hétero e homossexuaisPublication . Carvalho, Maria Magalhães Paes de; Sani, Ana Isabel; Soeiro, CristinaO estudo sobre a violência nas relações íntimas teve inicio na década de 70 com os movimentos de emancipação feminina. Em Portugal, foi no decorrer da década de 90 que se iniciou a investigação sobre esta temática. A violência que ocorre no seio das relações íntimas tem sido estudada, em Portugal, maioritariamente na população heterossexual, existindo uma discrepância entre o número de investigações nessa população e na população homossexual. Os dois artigos apresentados nesta dissertação pretendem analisar as crenças sobre a violência nas relações íntimas em indivíduos hétero e homossexuais. O primeiro artigo consiste num estudo de natureza teórica em que, através de uma revisão sistemática da literatura, foram selecionados três artigos, de um total de 153 artigos encontrados em quatro bases de dados eletrónicas (B-On, EBSCO, Pub-Med e Sage). Da análise de três artigos selecionados, resultaram quatro tópicos de resultados: Ideologia Tradicional, Igualdade de Direitos, Papel do Homem e da Mulher; Atribuição de justificações aos Comportamentos Violentos; Crenças legitimadoras da violência na população homossexual; Crenças sobre os Comportamentos Violentos. No segundo artigo apresentaram-se os resultados de um estudo de natureza qualitativa, em que foram entrevistadas onze pessoas (quatro indivíduos do sexo feminino e sete do sexo masculino), com orientação homossexual ou bissexual. Da análise de conteúdo efetuada através dos dados recolhidos nas entrevistas, resultaram cinco categorias principais: perceção da violência e as suas manifestações; violência nas relações de intimidade e as suas justificações; outing; resolução de conflitos na relação íntima; o apoio e a perspetiva da sociedade. Através dos resultados obtidos nos dois estudos, concluiu-se que as principais crenças demonstradas pelas amostras em estudo recaem na legitimação e banalização da pequena violência, no romantismo envolvido nos comportamentos violentos e na ideologia tradicional do papel do homem e da mulher.