Publication
A educação tecnológica e o desenvolvimento do autoconceito e da autonomia
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Costa, Ana | |
dc.contributor.author | Vilaverde, Rosa Maria de Macedo | |
dc.date.accessioned | 2019-05-21T10:11:48Z | |
dc.date.available | 2019-05-21T10:11:48Z | |
dc.date.issued | 2014-09-08 | |
dc.description.abstract | O professor de Educação Tecnológica para além de se preocupar com os conteúdos a serem trabalhados, deve também, ter em atenção o aspeto afetivo. O autoconceito e a autoestima que o aluno desenvolva terá reflexos nas suas ações e até na forma como é percecionada pelos outros. O aluno quando tem uma visão negativa de si, evidencia um comportamento diferente dos outros colegas como, agressividade ou apatia e, frequentemente, é considerado desleixado, desatento, irresponsável, ou seja, um “aluno-problema”. O presente trabalho apresenta como temática central: recolher, analisar, compreender, e objetivar as perceções dos alunos do 2º ciclo sobre a disciplina de Educação Tecnológica face ao seu desenvolvimento, nomeadamente no que se refere ao seu autoconceito, autoestima e à sua expressão livre. A estratégia de investigação seguiu a observação quantitativa, utilizando o inquérito por questionário com respostas fechadas. Envolvemos no questionamento um número limitado de inquiridos para a obtenção de respostas objetivas e credíveis. Constatou-se que 89,8% dos alunos participantes neste estudo, valorizam o facto de esta disciplina os ajudar a adquirir confiança; 86,4% dos elementos inquiridos, o projeto de trabalho desenvolvido em Educação Tecnológica ajuda o aluno a conhecer-se e a conhecer os outros e 89,8% entendem que a Educação Tecnológica os ajuda a expressar as suas ideias. Quando questionados quanto à ajuda da disciplina para obter uma boa imagem de si mesmo, 83,1% da amostra afirma ajuda-lo a exprimir livremente o que pensa. | pt_PT |
dc.description.abstract | The teacher of E.T. not only needs to worry about the content to be worked at class but he/she also has to worry about the cognitive side of the student, that is, he/she must also take into account the affective aspect The self-concept, self-esteem, that student may develop, will have reflexes in their actions and even in the way is seen by others. When students have a negative perception of themselves, present a different behavior comparatively to other colleagues, as aggressiveness or apathy, and often is considered lazy, inattentive, irresponsible, that is a " student – problem”. . This present study aims to collect , analyze, understand , and objectify the perceptions of students from the 2nd cycle on the discipline of Visual Education towards its development, particularly in regard to their self-concept , self-esteem and their free expression. The research strategy followed the quantitative observation, using the questionnaire survey with closed ended questions. The questioning involved a limited number of respondents to obtain objective and credible answers. It was found that 89.8 % of the students in this study value the fact that this subject help them gain confidence; 86.4 % referred the project work in ET helps the student to know themselves and to know others and 89.8 % believe that the Technical Education helps them to express their ideas. When questioned about how the discipline helps them to get a good picture 83.1 % of the sample said it helps to express freely what they think. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202140580 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/7599 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.title | A educação tecnológica e o desenvolvimento do autoconceito e da autonomia | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio Cognitivo e Motor | pt_PT |