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Pressão de pares e influência familiar como fatores de risco e proteção na reincidência criminal

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Ao longo da vida pertencemos a diversos grupos sociais. O conceito de grupos sociais é bastante utilizado na literatura juvenil, uma vez que as interações sociais promovem uma aprendizagem bastante significativa em idades mais jovens (Silva et al., 2016). Desde o nascimento a construção de relações é importante, devido a ser o que torna possível a aprendizagem sobre os elementos da sociedade (Williams, Ontai & Mastergeorge, 2007; Ladd & Coleman, 2010; citados por Azeres & Colaço,2014, p.112). Embora sujeita a mudanças, é esta interação com o meio que define o indivíduo ao longo de toda a vida (Borsa, 2007). Este processo não é linear, sendo a interação com o meio o principal fator no desenvolvimento humano (Rabello & Passos, s/d, p.1). Apesar das investigações se centrarem bastante na infância, o comportamento do indivíduo não resulta apenas das suas interações durante esta fase, trata-se de um processo contínuo a partir de ligações que vão construindo com os outros ao longo da vida (Vygotsky, 1995, citado por Silveira, 2012, p.6). As relações com grupos de pares é um fator determinante para o processo de socialização (Hartup, 1983, cit. por Clasen & Brown, 1985). No entanto, ao pertencerem a estes grupos é necessário haver a transmissão de normas, daí surge a pressão de pares, uma vez que as suas preferências individuais são praticamente anuladas para estarem em conformidade com os interesses do grupo (Classen & Brown, 1985). O presente projeto de graduação pretende explorar o impacto da influência de grupos (i.e., família e pares) como fator de risco e de proteção para a reincidência criminal em indivíduos adultos. Uma limitação para o estudo é a falta de investigações e dados referentes à pressão de pares na idade adulta, sendo que os estudos existentes, como referido anteriormente, se centram na fase da infância e da adolescência.
Throughout our lives we belong to various social groups. The concept of social groups is widely used in youth literature, as social interactions promote significant learning at a young age (Silva et al., 2016). From birth, building relationships is important because it is what makes learning about the elements of society possible (Williams, Ontai & Mastergeorge, 2007; Ladd & Coleman, 2010; cited by Azeres & Colaço, 2014, p.112). Although subject to change, it is this interaction with the environment that defines the individual throughout life (Borsa, 2007). This process is not linear, and interaction with the environment is the main factor in human development (Rabello & Passos, n.d., p.1). Although research focuses a lot on childhood, an individual's behavior is not just the result of their interactions during this phase; it is an ongoing process based on the connections they build with others throughout their lives (Vygotsky, 1995, cited by Silveira, 2012, p.6). Relationships with peer groups are a determining factor in the socialization process (Hartup, 1983, cited by Clasen & Brown, 1985). However, belonging to these groups requires the transmission of norms, hence peer pressure arises, since their individual preferences are practically annulled to conform to the interests of the group (Classen & Brown, 1985). This undergraduate project aims to explore the impact of group influence (i.e. family and peers) as a risk and protective factor for criminal recidivism in adult individuals. A limitation to the study is the lack of research and data regarding peer pressure in adulthood, with existing studies, as mentioned above, focusing on childhood and adolescence.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Criminologia

Keywords

Delinquência Reincidência criminal Grupo de pares Fatores de risco Fatores de proteção Delinquency Criminal recidivism Peer group Risk factors Protective factors

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[s.n.]

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