Repository logo
 
Publication

Percepção do professor sobre a estratégia de observação de aula para a melhoria da sua prática

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Fátima
dc.contributor.authorAraújo, Anna Paula Barreira
dc.date.accessioned2018-07-11T16:54:13Z
dc.date.available2018-07-11T16:54:13Z
dc.date.issued2018-06-27
dc.description.abstractO processo de formação de professores é algo imprescindível e complexo tanto no início da carreira do docente, mas também no decorrer de todo o percurso de sua vida profissional. Com este trabalho, pretende-se compreender de que forma o professor considera que a estratégia de observação de aulas contribui para a melhoria da sua prática pedagógica tendo como linha de partida o ponto de vista dos docentes que lecionam em duas escolas particulares do Brasil, objetivando compreender se a prática de observação de aula pode conduzir o professor a uma dimensão reflexiva e formativa da sua prática. Para atingir os objetivos pretendidos, foram realizados 2 focus group com professores de duas escolas, tendo no total, participado 9 docentes que lecionam no Ensino Fundamental I – anos iniciais - Educação Básica. Utilizou-se um Guião construído com base na literatura e validado por peritos na área Concluiu-se que os professores reconhecem a prática de observação de aulas como uma estratégia para o seu desenvolvimento formativo, mas o desconhecimento da prática de forma estruturada inviabiliza a sua aplicação adequada e na prática a dimensão formativa fica ofuscada pela dimensão avaliativa, a partir dos feedbacks recebidos. Entendeu-se a formação dos envolvidos e o conhecimento mais profundo da estratégia um possível caminho para um processo de adoção da prática de forma mais efetiva nas escolas, pelo que após reflexão sobre os dados recolhidos se apresentou um projeto de intervenção.pt_PT
dc.description.abstractThe process of teacher training is essential and complex both at the beginning of the teacher's career and throughout the course of his professional life. This work intends to understand how the teacher considers that the strategy of class observation contributes to the improvement of his pedagogical practice, starting from the point of view of the teachers who teach in two private schools in Brazil, aiming at understand if the practice of classroom observation can lead the teacher to a reflective and formative dimension of their practice. In order to achieve the objectives, 2 focus groups were held with teachers from two schools. A total of 9 teachers participated in Elementary Education I - Basic Education. We used a guide based on the literature and validated by experts in the area It was concluded that teachers recognize the practice of observing classes as a strategy for their formative development, but the lack of knowledge of the practice in a structured way makes their proper application impossible and in practice the formative dimension is overshadowed by the evaluative dimension, from the feedbacks received. The training of those involved and the deeper knowledge of the strategy were understood as a possible way for a process to adopt the practice more effectively in schools, so after reflection on the data collected, a project of intervention was presented.pt_PT
dc.identifier.tid202692400
dc.identifier.tid202692400
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6819
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectObservação de aulapt_PT
dc.subjectProfessores reflexivospt_PT
dc.subjectFeedbackpt_PT
dc.subjectClassroom observationpt_PT
dc.subjectReflective teacherspt_PT
dc.titlePercepção do professor sobre a estratégia de observação de aula para a melhoria da sua práticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Anna Paula Barreira Araújo.pdf
Size:
1.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: