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Estudo da eficácia de um programa de intervenção precoce em crianças dos 3 aos 4 anos, com perturbação do espectro do autismo, de ambos os sexos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Ana
dc.contributor.authorCastro, Anabela de Sousa Rodrigues
dc.date.accessioned2016-05-10T09:26:59Z
dc.date.available2016-05-10T09:26:59Z
dc.date.issued2016-04-13
dc.description.abstractAs Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) são definidas como um conjunto de alterações do desenvolvimento, complexas e diversificadas, incluindo três condições relacionadas: a Síndrome de Autista, a Síndrome de Asperger e as Perturbações Globais do Desenvolvimento. Estas três condições, atualmente, segundo o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais (DSM V), englobam-se nas PEA com diferentes níveis de gravidade (Coelho & Aguiar, 2014). As PEA constituem assim perturbações precoces do desenvolvimento neurológico, que se manifestam através de várias combinações possíveis de sintomas num contínuo de gravidade de maior ou menor intensidade (Coelho & Aguiar, 2014). A intervenção precoce (IP) é vista como um conjunto de medidas e apoios prestados à criança e à sua família. Esta tem como objetivo promover o desenvolvimento das crianças, em idades precoces, com deficiência ou incapacidade, atraso de desenvolvimento ou em risco grave de atraso de desenvolvimento, e de melhorar a sua qualidade de vida, bem como a das suas famílias (Tegethof, 2007). A presente investigação desenvolveu-se com o objetivo compreender melhor as crianças com PEA e perceber de que forma a Intervenção Precoce (IP) influencia o desenvolvimento destas. Este estudo foi realizado com a colaboração de seis crianças com PEA, sendo estas divididas em dois grupos, sendo que as crianças do grupo 1 frequentavam o programa de Intervenção Precoce e as do grupo 2 apenas tinham sessões semanais ou bissemanais de psicologia, terapia da fala e terapia ocupacional. Como forma de verificar a eficácia do Programa de Intervenção Precoce administramos aos dois grupos, na mesma data o Perfil Psicoeducacional Revisado (Psychoeducational Profile Revised) - PEP-R em dois momentos diferentes, com um intervalo de seis meses (início do Programa de IP e final do programa de IP), de forma a verificar a evolução de cada criança. Após a realização da análise dos resultados verificou-se que não existem diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos, mas as médias permitem verificar que existe uma maior evolução nas crianças do grupo 1 (grupo experimental – IP).pt_PT
dc.description.abstractThe Autism Spectrum Disorders (ASD) are defined as a set of developmental disorders, complex and diverse, including three related conditions: Autistic Syndrome, Asperger's Syndrome and Pervasive Developmental Disorders. These three conditions at present, according to the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM V), those based on the PEA with different severity levels (Coelho & Aguiar, 2014). The ASD are neurodevelopmental disorders that are manifested through various possible combinations of symptoms in a continuum of greater or lesser degree of severity (Coelho & Aguiar, 2014). Early intervention is seen as a set of measures and support provided to children and their family. This aims to promote the development of children with disability or incapacity, developmental delay or serious risk of developmental delay, at an early age and to improve their quality of life as well as that of their families (Tegethof, 2007). This research was developed in order to better understand children with Autism Spectrum Disorder and to understand how the Early Intervention influences the development of these. This study was conducted with the collaboration of six children with perturbation of the Autism Spectrum, which are divided into two groups, with Group 1's children attended the EI program and group 2 only had weekly or biweekly sessions of psychologist, speech therapy and occupacional therapy. In order to verify the effectiveness of the Early Intervention Program was administered, to both groups at the same time, the Psychoeducational Profile Revised - PEP-R at two different moments, with an interval of six months, in order to check the progress of each child.pt_PT
dc.identifier.tid201128071pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/5384
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPerturbações do espectro do autismopt_PT
dc.subjectIntervenção precocept_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectAutism spectrum disorderspt_PT
dc.subjectEarly interventionpt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.titleEstudo da eficácia de um programa de intervenção precoce em crianças dos 3 aos 4 anos, com perturbação do espectro do autismo, de ambos os sexospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

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