Repository logo
 
Publication

Educação formal em contexto prisional

dc.contributor.advisorJólluskin, Gloria
dc.contributor.authorSilva, Alexandra Filipa Gonçalves da
dc.date.accessioned2024-04-08T15:00:19Z
dc.date.available2024-04-08T15:00:19Z
dc.date.issued2019
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Criminologiapt_PT
dc.description.abstractO presente projeto pretende refletir acerca do estado da educação em contexto prisional, bem como analisar o desenvolvimento de certas práticas educativas dentro da prisão, verificar se este tipo de ensino responde ou não ás necessidades e de que forma se organiza, de maneira a promover o bem-estar psíquico e físico desta população. Relativamente à componente teórica, irei centrar-me no surgimento da educação formal, desde as civilizações mais antigas até aos dias de hoje onde se realça a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Seguidamente irei abordar o conceito de educação formal e o sistema educativo em Portugal, explicando os diferentes tipos de ensino e como funcionam. Após isto, irei focar-me na educação formal para jovens e adultos em contexto prisional, demonstrando o impacto que o ensino e a formação profissional poderão ter, não só na evolução da vida académica, mas também na evolução da vida pessoal e profissional de cada recluso. Por fim, na componente empírica, será apresentado e proposto um plano de intervenção denominado de “Permite-te ensinar-me”, tendo como principal objetivo incentivar e sensibilizar os reclusos para a importância da educação para o futuro aquando da libertação.pt_PT
dc.description.abstractThis project intends to reflect on the state of education in a prison context, as well as to analyze the development of certain educational practices within the prison, to verify if this type of education responds to the needs and in what form is organized, in order to promote the physical well-being of this population. Regarding the theoretical component, I will focus on the emergence of formal education, from the earliest civilizations to the present day where the Universal Declaration of Human Rights is highlighted. Next, I will address the concept of formal education and the education system in Portugal, explaining the different types of education and how they work. After that, I will focus on formal education for young people and adults in prisons, demonstrating the impact that education and professional training can have not only on the evolution of academic life, but also on the evolution of personal and professional life in each inmate. Finally, in the empirical component, an intervention plan called "Let me teach myself" will be presented and proposed, with the main objective of encouraging and sensitizing prisoners to the importance of education for the future upon their release.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/12889
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectEducação formal para jovens e adultos em contexto prisionalpt_PT
dc.subjectEvolução da vida académicapt_PT
dc.subjectEducação para o futuropt_PT
dc.subjectFormal education for young people and adults in prisonspt_PT
dc.subjectEvolution of academic lifept_PT
dc.subjectEducation for the futurept_PT
dc.titleEducação formal em contexto prisionalpt_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PG_36272.pdf
Size:
655.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
36272
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: