Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância da prática do elogio nas organizações: caso do departamento de ciências da educação de Benguela

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_28531.pdf2.17 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente artigo mostra a importância do elogio para os docentes do instituto Superior de Ciências da Educação, uma instituição de Ensino Superior angolano. Devido à correria e as metas dos dias, muitos gestores se mostram cada vez mais frios, não valorizam as qualidades dos funcionários e criticam. Apontar pontos fortes, acreditar nas pessoas, é uma realidade que precisa ser alcançada nesse mundo globalizado, a não prática dessa valorização causa descontentamento e rotatividade nas empresas. A falta de diálogos nos locais de trabalho, o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem, e fazem dessa carência uma frustração. Com isso, mexer com os estados emocionais do colaborador, através do elogio, pode sim ajudar no aumento da produtividade, uma vez que o profissional precisa ser e sentir-se reconhecido e precisa de ser valorizado. Vivemos numa sociedade em que um precisa do outro e é impossível um homem viver completamente sozinho, pois o homem é dotado de instinto gregário, e os elogios servem como motivação na vida de qualquer pessoa e servem também como ferramenta educacional utilizada para realmente motivar as pessoas aumentando sua auto-estima ou corrigindo qualquer tipo de problemas. Para realizar a pesquisa, a autora elaborou um questionário com 21 perguntas, onde foram aplicados para 24 sujeitos, sendo que o público respondente são os docentes do Departamento de Ciências da Educação do Instituto Superior de Ciências de Educação da Universidade Katyavala Bwila com a faixa etária entre os 34 e 62 anos, sendo 9 indivíduos do sexo feminino e 15 do sexo masculino, onde 2 são licenciados,10 Mestres e 6 Doutores. Foi notável que a prática do elogio é feita entre os colegas de trabalho e é feita com menos frequência pelos que assumem cargos de chefia.
The present article shows the importance of compliments for the docents of the Superior Institute of Science and Education, an Angolan Superior Teaching institution. Due to the rush and the everyday goals, many managers are becoming increasingly cold, and don’t value the quality of the employees, and criticise. Pointing out strengths, believing in people, is becoming a reality that needs to be achieved in this globalised world, and the non practice of this causes discontent and turnover in companies. The lack of dialogue in the work places, the excess of pride blocks people from speaking about how they feel, and that can bring a sense of frustration. Thereby, tinkering with the employee's emotional states through compliments, can help in the increase in productivity, since the professional needs to be and feel recognised and valued. We live in a society where one person needs the other and it’s impossible for a man to live completely alone because man is endowed with gregarious instinct, and compliments serve as motivation in the life of any person and also serves as an educational tool used to really motivate people by increasing their self-esteem or correcting any kind of problems. To make the research, the authors made a questionnaire with 21 questions, where they were applied to 24 people, and the respondent public is constituted by professors of the Department of Educational Sciences of the Higher Institute of Educational Sciences of KatyavalaBwila University. The respondent population has an age group of 34 to 62 years, 9 females and 15 males, where 2 are graduates, 10 Masters and 6 Doctorates. It was remarkable that the practice of praise is made among co-workers and is done less often by those who hold leadership positions.

Description

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License