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Abstract(s)
A comunicação integrada de marketing – Integrated Marketing Communications (IMC)
- é hoje vista por numerosos autores como uma forma eficaz de conjugar um conjunto
de técnicas no sentido de posicionar uma marca na mente do consumidor.
A comunicação da marca através da Internet, e mais concretamente através dos seus
websites, faz uso destas técnicas integradas procurando informar mas, principalmente,
persuadir os consumidores e estabelecer com estes relações sólidas e duradouras.
Através dos websites os consumidores podem receber informações passivamente, mas
também, e de uma forma activa, usufruir e recolher materiais comunicacionais que o
aproximam das marcas. Podem, inclusive, comunicar com as marcas, simplesmente
enviando e-mails ou interagindo de uma forma mais dinâmica através do website, sendo
agentes intervenientes de um fenómeno que aqui se designa como Social Media.
Começando por fazer uma panorâmica sobre campos teóricos como a Comunicação de
Marketing e o conceito de IMC, esta dissertação faz uma análise da forma como as
marcas utilizam as técnicas de Comunicação Integrada para estabelecerem relações com
os seus consumidores através dos seus websites.
Ao nível empírico este trabalho apresenta um estudo qualitativo, de carácter
exploratório, junto de uma amostra de jovens procurando compreender qual o seu
comportamento face aos websites de marcas e à componente entretenimento.
Um segundo estudo, mais alargado, faz uma análise de conteúdo de 50 websites de
marcas consumidas por jovens portugueses tentando perceber de que forma estas
marcas utilizam técnicas de comunicação integrada para estabelecer relações com os
seus consumidores.
O trabalho é concluído com um modelo de website em consonância com os dados
obtidos na pesquisa. Limitações do estudo e sugestões para futuras investigações são
igualmente apresentadas.
The Integrated Marketing Communications (IMC) is seen nowadays by several authors
as an efficient way of conjugating a set of techniques, in order to create a trademark at
the consumer’s mind.
The trademark communication via internet, and more concretely through its websites,
uses these integrated techniques, aiming to inform. However, mainly, aiming to
persuade the consumers and to establish with these ones, solid and long lasting
relationships.
Through the websites the consumers can passively receive information, and also, in an
active manner, use and search communication materials, which approach them to the
trademarks. The can either have a communication with the trademarks, simply by
sending emails or interacting in a more dynamic way through the website. This way
they will be Stakeholders agents of a phenomenon called here as Social Media.
Beginning to make a wide vision about theoretical fields like the Marketing
Communication and the IMC concept, this description analyses the way the trademarks
use the Integrated Communication techniques to establish relations with its consumers
via its websites.
At the empiric level, this work shows a qualitative study, with an exploratory purpose,
with a sample of young people trying to understand what their behavior is, before the
trademarks websites as well as the entertaining component.
A further study, a more complete one, analyses the content of 50 websites from
trademarks, which are well known by the Portuguese youth, trying to notice which way
these trademarks use the integrated communication techniques, to establish relations
with its consumers.
This work is concluded with a website model in consonance with the data obtained by
the research. Limitations of the study and suggestions for further investigations are
equally presented.
La communication intégrée de marketing – Integrated Marketing Communications
(IMC) – est actuellement vu par numbreux auteurs comme un moyen efficace de
combiner un certain nombre de techniques pour positionner une griffe dans l’esprit des
consommateurs.
La communication de une griffe par la internet, et plus particulièrement par leurs
websites, fait usage de ces techniques intégrées pour informer; mais surtout persuader
les consommateurs et établir des relations solides et durables. À travers de webistes, les
consommateurs peuvent recevoir des informations passivement, mais aussi de une
manière actif, jouir et recueillir des matériaux que l’étroite de les griffes. Ils peuvent
même communiquer avec eux, tout simplement par l’envoi d’emails ou en interactian de
une manière plus dynamique pour le webiste, dont ils sont agents impliqués dans un
phénomène que l’on appelle ici comme Social Media.
En commençant pour faire un aperçu théorique sur les domaines de la Communication
de Marketing e le concept IMC, cette thèse est une analyse de la manière dont les griffes
utilisant les techniques de communication intégrée pour établir des relations avec leurs
consommateurs par l’intermédiare de leurs websites.
Empiriquement ce travail présent une étude qualitative de nature exploratoire, avec un
échantillon de jeunes qui cherchent a compendre quel est leuer comportement vers les
websites de griffes et de composante de divertissement.
Une deuxième étude, plus large, est une analyse de contenu de 50 websites de griffes
consommées par les jeunes portugais, essayant de voir comment ces griffes utilisent des
techniques de communication intégrée pour établir des relations avec ses
consommateurs.
Le travail est conclu avec un mòdele de website en ligne avec les informations obtenues
dans la recherche. Limitations de l’étude et des suggestions de futures recherches sont
également présentées.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, com especialização em Comunicação Publicitária.