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Avaliação da eficácia de um curso de primeira ajuda em saúde mental para estudantes do ensino superior

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorFonte, Carla
dc.contributor.advisorJólluskin, Gloria
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Cristina Luz Lemos
dc.date.accessioned2023-02-28T12:03:57Z
dc.date.available2023-02-28T12:03:57Z
dc.date.issued2022-11-29
dc.description.abstractO ensino superior corresponde a uma etapa da vida dos jovens que é entendida como sendo um período complexo, caracterizado por um conjunto de desafios e adaptações, que modificam o quotidiano da pessoa. Estas modificações na vida dos jovens, são sentidas e experienciadas com algumas dificuldades que se refletem no comportamento, nas emoções e nas capacidades cognitivas. Desta forma os jovens devem adotar estilos de vida saudáveis para obterem saúde mental e bem-estar e tornar esta transição menos penosa. O conceito LSM, surge com a necessidade de promover a saúde e prevenir a doença no quotidiano dos indivíduos, fazendo com que se capacitem no reconhecimento dos problemas de SM. Ao aumentarem a LSM, estão a adquirir conhecimentos sobre as componentes deste conceito, que vão ajudar a pessoa a fazer uma melhor gestão da vida diária. Estas componentes ajudam o indivíduo a compreender e a manter a saúde mental, detetar possíveis perturbações mentais, capacitar a pessoa na busca de apoio e de cuidados profissionais, promovendo adoção de recursos para diminuir o estigma. Este conceito não se baseia em ensinar o individuo a reconhecer os problemas de SM, mas caracteriza-se por ser uma ferramenta que fortalece a pessoa no desenvolvimento de aptidões que ajudarão a diminuir o estigma, orientando na procura de apoio para um tratamento apropriado. Neste âmbito apresenta-se um estudo cujo objetivo é avaliar a eficácia de um curso de primeira ajuda em saúde mental para estudantes de ensino superior. Participaram 10 estudantes portugueses com idades compreendidas entre os 19 e os 30, com uma média de idades de 23,50 anos e desvio padrão 2,877. Todos os estudantes eram do sexo feminino. Os dados foram recolhidos utilizando o Questionário de Avaliação da Literacia em Saúde Mental – (QuaLiSMental), aplicado pré e pós-formação. Os resultados obtidos indicam que houve um ligeiro aumento da literacia em saúde mental nas diferentes componentes. O que ajudou os participantes a estarem mais empoderados agir em prol da saúde mental.pt_PT
dc.description.abstractHigher education corresponds to a stage in the life of young people that is understood as a complex period, characterized by a set of challenges and adaptations, which modify the person's daily life. These changes in the lives of young people are felt and experienced with some difficulties that are reflected in behavior, emotions and cognitive abilities. In this way, young people must adopt healthy lifestyles to obtain mental health and well-being and make this transition less painful. The LSM concept arises from the need to promote health and prevent disease in the daily lives of individuals, making them able to recognize MS problems. By increasing LSM, they are acquiring knowledge about the components of this concept, which will help the person to better manage daily life. These components help the individual to understand and maintain mental health, detect possible mental disorders, enable the person to seek professional support and care, promoting the adoption of resources to reduce stigma. This concept is not based on teaching the individual to recognize MS problems, but is characterized by being a tool that strengthens the person in the development of skills that will help to reduce stigma, guiding the search for support for appropriate treatment. In this context, we present a study whose objective is to evaluate the effectiveness of a first aid course in mental health for higher education students. 10 Portuguese students participated, aged between 19 and 30, with an average age of 23.50 years and standard deviation of 2.877. All students were female. Data were collected using the Mental Health Literacy Assessment Questionnaire – (QuaLiSMental), applied pre- and post-training. The results obtained indicate that there was a slight increase in mental health literacy in the different components. What helped the participants to be more empowered to act in favor of mental health.pt_PT
dc.identifier.tid203562151
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/11580
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSaúde mentalpt_PT
dc.subjectLiteracia em saúdept_PT
dc.subjectLSMpt_PT
dc.subjectJovens universitáriospt_PT
dc.subjectEstigmapt_PT
dc.subjectMental healthpt_PT
dc.subjectHealth literacypt_PT
dc.subjectYoung university studentspt_PT
dc.subjectStigmapt_PT
dc.titleAvaliação da eficácia de um curso de primeira ajuda em saúde mental para estudantes do ensino superiorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

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