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- Avaliação da eficácia de um curso de primeira ajuda em saúde mental para estudantes do ensino superiorPublication . Almeida, Ana Cristina Luz Lemos; Fonte, Carla; Jólluskin, GloriaO ensino superior corresponde a uma etapa da vida dos jovens que é entendida como sendo um período complexo, caracterizado por um conjunto de desafios e adaptações, que modificam o quotidiano da pessoa. Estas modificações na vida dos jovens, são sentidas e experienciadas com algumas dificuldades que se refletem no comportamento, nas emoções e nas capacidades cognitivas. Desta forma os jovens devem adotar estilos de vida saudáveis para obterem saúde mental e bem-estar e tornar esta transição menos penosa. O conceito LSM, surge com a necessidade de promover a saúde e prevenir a doença no quotidiano dos indivíduos, fazendo com que se capacitem no reconhecimento dos problemas de SM. Ao aumentarem a LSM, estão a adquirir conhecimentos sobre as componentes deste conceito, que vão ajudar a pessoa a fazer uma melhor gestão da vida diária. Estas componentes ajudam o indivíduo a compreender e a manter a saúde mental, detetar possíveis perturbações mentais, capacitar a pessoa na busca de apoio e de cuidados profissionais, promovendo adoção de recursos para diminuir o estigma. Este conceito não se baseia em ensinar o individuo a reconhecer os problemas de SM, mas caracteriza-se por ser uma ferramenta que fortalece a pessoa no desenvolvimento de aptidões que ajudarão a diminuir o estigma, orientando na procura de apoio para um tratamento apropriado. Neste âmbito apresenta-se um estudo cujo objetivo é avaliar a eficácia de um curso de primeira ajuda em saúde mental para estudantes de ensino superior. Participaram 10 estudantes portugueses com idades compreendidas entre os 19 e os 30, com uma média de idades de 23,50 anos e desvio padrão 2,877. Todos os estudantes eram do sexo feminino. Os dados foram recolhidos utilizando o Questionário de Avaliação da Literacia em Saúde Mental – (QuaLiSMental), aplicado pré e pós-formação. Os resultados obtidos indicam que houve um ligeiro aumento da literacia em saúde mental nas diferentes componentes. O que ajudou os participantes a estarem mais empoderados agir em prol da saúde mental.
- Tratamento do sorriso gengival através da aplicação de toxina botulínica: revisão narrativaPublication . Lanhoso, Inês Sofia Hüsgen Coutinho; Oliveira, HélderO sorriso é a expressão pessoal da felicidade de cada um. Quando um indivíduo não gosta do seu sorriso vai influenciar a sua auto-estima. O sorriso gengival é um problema estético para muitos pacientes, o que leva à procura da correção deste. Muitas vezes os pacientes procuram um tratamento pouco invasivo por receio doutros mais invasivos. Este trabalho tem o objetivo de perceber o potencial da aplicação da toxina botulínica na correção do sorriso gengival, quando é correta a sua aplicação e qual a duração do seu efeito. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com recurso à base de dados PubMed. Foram apenas incluídos estudos publicados nos últimos 10 anos, em língua inglesa e/ou portuguesa, estritamente relacionados com o tema. A toxina botulínica é um dos tratamentos menos invasivos para a correção do sorriso gengival, com efeito temporário, o que pode ser tanto um pró como um contra.
- The effectiveness of a positive group psychotherapy on the promotion of young adults' mental healthPublication . Melo, Mariana Tribuzi Carmo Costa; Fonte, CarlaDiversas definições acerca da saúde mental positiva têm surgido, englobando a atual a existência da presença dos níveis de bem-estar e a diminuição dos níveis de psicopatologia. Esta visão acerca da saúde mental positiva tem potenciado o interesse no desenvolvimento de programas e atividades de intervenção psicológica positiva que promovam a saúde mental, aumentando os níveis de bem-estar e diminuindo os níveis de psicopatologia. O objetivo desta investigação foi verificar o impacto e eficácia de um programa de intervenção psicológica em grupo baseada nos contributos conceptuais da Psicologia Positiva, numa amostra não clínica, no aumento do bem-estar e redução da psicopatologia. Este programa foi desenvolvido numa clínica pedagógica de uma Universidade do norte do país, tendo abordado temáticas com base na revisão da literatura como a gratidão, o otimismo, a espiritualidade, a redução da ruminação mental e comparação social, bondade e perdão. O processo de seleção da amostra foi por conveniência não aleatória, sendo constituída por 40 participantes, sendo que estes foram subdivididos em grupo experimental e grupo de comparação, constituídos por 20 elementos cada. Para a avaliação da eficácia do programa foi realizada uma avaliação em dois momentos (pré e pós teste), tendo sido utilizadas como medidas de avaliação o MHC-SF (para a avaliação bem-estar) e o EADS-21 (para a avaliação da psicopatologia). Os resultados obtidos mostram uma melhoria significativa no bem-estar social assim como uma redução dos níveis de psicopatologia (ansiedade, depressão e stress). Estes resultados demonstram que a participação no programa foi benéfica para a promoção da saúde mental. Sugere-se a utilização de a uma amostra de maior dimensão e recurso a um processo de aleatorização da mesma em investigações futuras.
- Effects of oculomotor rehabilitation in children with visual and/or oculomotor dysfunction: a systematic reviewPublication . Pereira, Margarida Valente; Maia, OlgaA visão é essencial para o desenvolvimento das crianças, facilitando as suas habilidades cognitivas, sociais e motoras, e é importante, em especial, para o seu sucesso escolar. A presente revisão sistemática teve como objetivo estudar os efeitos da reabilitação oculomotora nas funções da visão e dos anexos do olho, e nas sensações associadas aos mesmos. Como objetivo secundário, foram estudados os efeitos da reabilitação oculomotora nas funções mentais de crianças com disfunções oculares. A pesquisa foi realizada nas bases de dados PubMed, Web of Science, Psychology and Behavioral Sciences Collection, Academic Search Complete e Scholar Google. Todos os estudos incluídos foram ensaios clínicos randomizados, cuja qualidade metodológica foi avaliada através da Physiotherapy Evidenced Database (PEDro) Scale. Dos nove estudos incluídos na síntese qualitativa, as amostras diziam respeito a crianças com insuficiência de convergência, ambliopia, Transtorno do Défice de Atenção e Hiperatividade, disfunção oculomotora, baixa habilidade de leitura e/ou hipermetropia. Todos os estudos demonstraram associação positiva entre o programa de reabilitação oculomotora em teste e a melhoria dos parâmetros visuais, oculomotores e/ou mentais, em crianças entre os 5 e os 17 anos de idade. Apesar do número de ameaças que colocam em causa as inferências destes achados, os resultados clínicos gerais sugerem que os programas de reabilitação oculomotora têm efeitos positivos nas funções da visão e dos anexos do olho e sensações associadas, bem como na cognição, comportamento e habilidades de leitura de crianças com disfunção oculomotora. São necessárias investigações adicionais para confirmar a eficácia da terapia oculomotora e para escolher o melhor programa de intervenção para cada paciente, dependendo dos objetivos de intervenção e das suas características clínicas e pessoais.