Publication
O atendimento educacional especializado nas salas de recursos dos centros municipais de educação infantil em Santarém do Pará
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Coelho, Fátima | |
dc.contributor.author | Lima, Josiane Gomes | |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T16:12:52Z | |
dc.date.available | 2023-06-12T16:12:52Z | |
dc.date.issued | 2023-05-15 | |
dc.description.abstract | É através da educação infantil que grandes oportunidades acontecem para as crianças, pois a escola é um local de inúmeras possibilidades. O primeiro contato com o ambiente escolar deve ser positivo e inspirador para crianças e familiares. Todos, sem exceção, deverão ter acesso, independentemente das suas caraterísticas pessoais. Este estudo tem como objetivo geral compreender e analisar o processo de inclusão na educação infantil de alunos com necessidades específicas (NE) do ponto de vista dos docentes e no ponto de vista dos pais, em dois Centros Municipais de Educação Infantil, situados na cidade de Santarém, no Pará. Optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo sido utilizado como instrumento de coleta de dados dois questionários abertos que serviram para conduzir a entrevista, aos quais participaram dezasseis participantes, entre pais e profissionais. Concluiu-se que a maioria dos profissionais (80%) do corpo docente das escolas entrevistadas disse estar preparada para receber crianças com NE. Quanto ao processo de inclusão, a maioria acredita que, trabalhando em colaboração, consegue implementar a educação inclusiva e apenas 15 % afirmam ser necessário buscar novas estratégias. A minoria dos entrevistados ressaltou a importância de criar um plano especializado, enquanto a maioria considera que deveriam receber constante formação continuada, 20% disseram que a parceria com a família é uma excelente estratégia. Quanto às dificuldades encontradas neste trabalho, a maioria dos professores aponta a falta de apoio pedagógico, o escasso apoio familiar e um número excessivo de alunos. Quanto às ações para aproximar família e escola, a maioria dos pais afirma que as conversas diárias sobre o desenvolvimento da criança são suficientes para que essa aproximação aconteça e acreditam que palestras de formação para ambos participarem seria de grande relevância. Estão satisfeitos com o modelo educativo adotado para os seus filhos. | pt_PT |
dc.description.abstract | It is through early childhood education that great opportunities happen for children, as the school is a place of countless possibilities. The first contact with the school environment should be positive and inspiring for children and their families. Everyone, without exception, should have access, regardless of their personal characteristics. This study has the general objective of understanding and analyzing the process of inclusion in early childhood education of students with specific needs (SEN) from the point of view of teachers and from the point of view of parents, in two Municipal Centers for Early Childhood Education, located in the city of Santarem, in Pará. We opted for a qualitative research, using two open questionnaires as data collection instruments that served to conduct the interview, in which sixteen participants participated, including parents and professionals. It was concluded that most professionals (80%) of the faculty of the schools interviewed said they were prepared to receive children with SEN. As for the inclusion process, most believe that, working collaboratively, they can implement inclusive education and only 15% say it is necessary to seek new strategies. A minority of those interviewed highlighted the importance of creating a specialized plan, while most consider that they should receive ongoing training, 20% said that a partnership with the family is an excellent strategy. As for the difficulties encountered in this work, most teachers point to the lack of pedagogical support, scarce family support and an excessive number of students. As for actions to bring family and school closer together, most parents say that daily conversations about the child's development are enough for this approach to happen and believe that training lectures for both to participate would be of great relevance. They are satisfied with the educational model adopted for their children. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203532309 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/11908 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Atendimento educacional | pt_PT |
dc.subject | Sala de recursos | pt_PT |
dc.subject | Educação infantil | pt_PT |
dc.subject | Crianças com NE | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.subject | Educational service | pt_PT |
dc.subject | Resource room | pt_PT |
dc.subject | Early childhood education | pt_PT |
dc.subject | Children with SEN | pt_PT |
dc.subject | Scholl | pt_PT |
dc.subject | Family | pt_PT |
dc.title | O atendimento educacional especializado nas salas de recursos dos centros municipais de educação infantil em Santarém do Pará | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio Cognitivo e Motor | pt_PT |