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Advisor(s)
Abstract(s)
Qualquer personagem público que pretenda aspirar a algum cargo de eleição popular,
deverá submeter-se à Opinião Pública. Perante esta circunstância é necessário
desenvolver um certo tipo de estratégia de comunicação para “vender” uma imagem e,
desta maneira, atrair o favor do votante.
O Objectivo deste trabalho é fazer uma sinopse que convide à reflexão sobre a
importância que os meios de comunicação têm na formação da Opinião Pública e sobre
as múltiplas técnicas ao serviço das campanhas políticas e aplicação destas técnicas nas
campanhas para as eleições.
Conferir os recursos comunicacionais efectivos numa campanha concreta, os aspectos
relacionados com a definição e organização da campanha de comunicação política e da
sua implementação, no período eleitoral das eleições autárquicas de 2005 em
Matosinhos.
Comparar os resultados das eleições 2005 com os resultados das eleições de Matosinhos
2001.
Any public character that intends to aspire to some position of popular election should
undergo the public opinion. Before this circumstance it is necessary to develop a certain
type of advertising strategy "to sell" an image and, this way, to attract the favor of the
voter.
The goal of this work is to do a synopsis that invites to the reflection on the importance
that the media have in the formation of the Public Opinion and on the multiple
techniques to the service of the political campaigns and application of these techniques
in the campaigns for the elections.
To confer the effective communications resources in a campaign, the aspects related
with the definition and organization of the campaign of communication politics and its
implementation, in the electoral period of the autarchic elections of 2005 in Matosinhos.
Comparing 2005 elections results with the results of 2001 Matosinhos elections.
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos
para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação
Keywords
Meios de comunicação Opinião Pública Marketing político Relações públicas Lobbying Comunicação persuasiva Campanha eleitoral
