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Contribuição para a metodologia de estudo de melhoria de um solo com cimento no âmbito de uma obra rodoviária

dc.contributor.advisorAlmeida, Celeste
dc.contributor.authorCunha, Ricardo António Ferreira da
dc.date.accessioned2014-03-11T14:29:25Z
dc.date.available2014-03-11T14:29:25Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civilpor
dc.description.abstractA presente dissertação pretende abordar os aspetos relacionados com o tratamento ou melhoria de solos com recurso ao cimento e determinação da percentagem de ligante ideal para utilizar num solo para posterior aplicação em obra, executada através de estudos de formulação. Para a realização dos estudos de formulação são abordados nesta dissertação os parâmetros geotécnicos do solo em estudo bem como da mistura do solo com o cimento. Pretende-se com este trabalho descrever os aspetos mais relevantes ligados ao tratamento de solos com cimento com um destaque particular para a aplicação das técnicas num contexto de obras rodoviárias. Este trabalho apresenta um caso prático que consiste em estudar a evolução de uma mistura de solo-cimento medida ao fim de 7, 28 e 90 dias de cura. O estudo avalia uma ou mais características mecânicas do solo tratado, onde realizaram-se três misturas hidráulicas, com 3, 4.5 e 6% de cimento, fazendo-se variar o teor em água entre opt - 1%, opt e opt +2%, por forma, a representar melhor as variações dos teores em água que podem ocorrer durante os trabalhos em obra. O caso prático apresentado é referente a um solo proveniente duma obra realizada pela empresa Mota-Engil, Engenharia e Construção S.A., onde se procedeu à melhoria do solo existente com recurso ao cimento e tem como principal objetivo otimizar a percentagem ideal de cimento a utilizar no tratamento ou melhoria do solo.por
dc.description.abstractThis thesis aims to address aspects related to the treatment or amelioration of soils using cement and determination of the percentage of ideal binder for use in soil for later use in the work performed through formulation studies. For the realization of formulation studies are addressed in this dissertation the geotechnical parameters of the soil in this study as well as the soil mix with cement. The aim of this study was to describe the most relevant aspects related to the treatment of soils with cement with a particular focus on the application of techniques in the context of road works. This paper presents a case study which is to study the evolution of a soil-cement mixture measured after 7, 28 and 90 days of curing.The study evaluates one or more mechanical characteristics of soil treated, which took place three water mixtures with 3, 4.5 and 6% cement, making it possible to vary the water content between opt -1%, opt e opt +2%, in order to better represent the levels of water that can occur during work at work. The case study presented, refers to a soil from a work performed by the company Mota-Engil, Engenharia e Construção SA, where he proceeded to improve the existing soil using cement and has as main objective to optimize the ideal percentage of cement use in the treatment or soil improvement.por
dc.identifier.tid202128172
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/4193
dc.language.isoporpor
dc.publisher[s.n.]por
dc.titleContribuição para a metodologia de estudo de melhoria de um solo com cimento no âmbito de uma obra rodoviáriapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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