Publication
Edgar Allan Poe: detalhes, sombras e reflexos - afinidades estéticas e subversões iconográficas [Jorge Molder, Francesca Woodman e Janaina Tschäpe]
dc.contributor.author | Lambert, Maria de Fátima | |
dc.date.accessioned | 2012-02-20T08:48:14Z | |
dc.date.available | 2012-02-20T08:48:14Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | Na leitura dos poemas de E. A. P. seleccionei excertos que considerei elucidativos – no respeitante aos artistas actuais, cujas iconografias lhes associei quase por intuição (quanto por cúmplice reflexão): Jorge Molder, Francesca Woodman e Janaina Tschäpe. Na leitura de seus textos de ensaio e de recorte filosófico e estético, centrei-me em fragmentos de Marginalia, Eureka e Filosofia da Composição. Igualmente, estes me guiaram na subsistência e caminho cumprido em obras específicas dos artistas acima citados. Ao debruçar- me sobre as iconografias de Molder, Woodman e Tschäpe, apercebi-me de que as argumentações de E. A. Poe se reflectiam uma espécie de ressonância em “duplo sentido”. Seleccionei aquelas imagens fotográficas e videográficas, nas quais mais se evidenciam os tópicos que entendi como denominadores comuns. Assim, se instaurou uma plataforma de reflexão, interpretações e transfigurações possíveis quanto intermináveis (quase). From a reading of E. A. Poe’s poems, I choose the most obvious excerpts – according to the singularity of the iconography observed in the contemporary artists I selected: Jorge Molder, Francesca Woodman e Janaina Tschäpe. When reading the essays and philosophical texts from Poe, I particularly focused on Marginalia, Eureka and Philosophy of Composition. These readings also guided me towards a comprehension and interpretation of the some and chosen works of the above mentioned contemporary artists. When analysing their iconography, I understood that E. A. Poe reflexions should be taken in a double sense. I presented those video and photographic images that most evidently show the topics I considered as common concepts. So, I established a platform of possible analogies, approaches, interpretations and metamorphosis that might be extended (almost) further and further more. | por |
dc.identifier.citation | Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 102-120. | por |
dc.identifier.issn | 1646-0502 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/2807 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Edições Universidade Fernando Pessoa | por |
dc.relation.ispartofseries | Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia;7 (2010) | |
dc.subject | Marginalia | por |
dc.subject | Proto-psicanálise | por |
dc.subject | Proto-fenomenologia | por |
dc.subject | Tempo | por |
dc.subject | Espaço | por |
dc.subject | Filosofia do imaginário | por |
dc.subject | Before psychoanalysis | por |
dc.subject | Before phenomenology | por |
dc.subject | Time | por |
dc.subject | Space | por |
dc.subject | Philosophy of the imaginary | por |
dc.title | Edgar Allan Poe: detalhes, sombras e reflexos - afinidades estéticas e subversões iconográficas [Jorge Molder, Francesca Woodman e Janaina Tschäpe] | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 120 | por |
oaire.citation.startPage | 102 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |