Repository logo
 
Publication

Edgar Allan Poe: detalhes, sombras e reflexos - afinidades estéticas e subversões iconográficas [Jorge Molder, Francesca Woodman e Janaina Tschäpe]

dc.contributor.authorLambert, Maria de Fátima
dc.date.accessioned2012-02-20T08:48:14Z
dc.date.available2012-02-20T08:48:14Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractNa leitura dos poemas de E. A. P. seleccionei excertos que considerei elucidativos – no respeitante aos artistas actuais, cujas iconografias lhes associei quase por intuição (quanto por cúmplice reflexão): Jorge Molder, Francesca Woodman e Janaina Tschäpe. Na leitura de seus textos de ensaio e de recorte filosófico e estético, centrei-me em fragmentos de Marginalia, Eureka e Filosofia da Composição. Igualmente, estes me guiaram na subsistência e caminho cumprido em obras específicas dos artistas acima citados. Ao debruçar- me sobre as iconografias de Molder, Woodman e Tschäpe, apercebi-me de que as argumentações de E. A. Poe se reflectiam uma espécie de ressonância em “duplo sentido”. Seleccionei aquelas imagens fotográficas e videográficas, nas quais mais se evidenciam os tópicos que entendi como denominadores comuns. Assim, se instaurou uma plataforma de reflexão, interpretações e transfigurações possíveis quanto intermináveis (quase). From a reading of E. A. Poe’s poems, I choose the most obvious excerpts – according to the singularity of the iconography observed in the contemporary artists I selected: Jorge Molder, Francesca Woodman e Janaina Tschäpe. When reading the essays and philosophical texts from Poe, I particularly focused on Marginalia, Eureka and Philosophy of Composition. These readings also guided me towards a comprehension and interpretation of the some and chosen works of the above mentioned contemporary artists. When analysing their iconography, I understood that E. A. Poe reflexions should be taken in a double sense. I presented those video and photographic images that most evidently show the topics I considered as common concepts. So, I established a platform of possible analogies, approaches, interpretations and metamorphosis that might be extended (almost) further and further more.por
dc.identifier.citationRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 102-120.por
dc.identifier.issn1646-0502
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/2807
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universidade Fernando Pessoapor
dc.relation.ispartofseriesRevista da Faculdade de Ciência e Tecnologia;7 (2010)
dc.subjectMarginaliapor
dc.subjectProto-psicanálisepor
dc.subjectProto-fenomenologiapor
dc.subjectTempopor
dc.subjectEspaçopor
dc.subjectFilosofia do imagináriopor
dc.subjectBefore psychoanalysispor
dc.subjectBefore phenomenologypor
dc.subjectTimepor
dc.subjectSpacepor
dc.subjectPhilosophy of the imaginarypor
dc.titleEdgar Allan Poe: detalhes, sombras e reflexos - afinidades estéticas e subversões iconográficas [Jorge Molder, Francesca Woodman e Janaina Tschäpe]por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage120por
oaire.citation.startPage102por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
FCHS7.pdf
Size:
3.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: