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Espaço público acessível a todos? Análise da acessibilidade para idosos na cidade do Porto

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologiapt_PT
datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorSucena, Sara
dc.contributor.advisorGuerreiro, Maria João
dc.contributor.authorFerreira, Diogo Alexandre Vieira
dc.date.accessioned2024-10-29T10:17:34Z
dc.date.available2024-10-29T10:17:34Z
dc.date.issued2024-10-25
dc.description.abstractA dissertação analisa a acessibilidade pedonal em duas áreas da cidade do Porto: o Centro Histórico e Cedofeita/Paranhos. O estudo visa identificar e comparar os principais problemas de acessibilidade enfrentados pelos peões (nas suas deslocações) em cada uma dessas áreas, oferecendo uma visão crítica sobre os desafios específicos e as necessidades de intervenção. A pesquisa concentra-se em vários aspetos da acessibilidade urbana, designadamente a presença e a qualidade das rampas de acesso às passadeiras, a ausência de rampas em passagens pedonais, a presença de obstáculos físicos nos passeios e problemas relacionados com as superfícies das vias. Além disso, examina ainda a falta de passeios na área urbana, um problema que afeta diretamente a segurança e a mobilidade dos pedestres, em especial dos mais idosos. O Centro Histórico do Porto, com as suas ruas estreitas de origem antiga, enfrenta por isso desafios significativos em termos de acessibilidade, especialmente relacionados com obstáculos e a falta de passeios. Por outro lado, Cedofeita/Paranhos, uma área com um contexto urbano diferente, de construção mais recente (séc. XX), apresenta os seus próprios desafios, especialmente em relação às rampas e aos problemas de superfície. A dissertação não só apresenta uma análise detalhada dos problemas encontrados em cada área, mas também procura identificar as diferenças e semelhanças nos desafios de acessibilidade enfrentados. Com base nesta comparação, o objetivo é propor intervenções e estratégias direcionadas que visem melhorar a acessibilidade e promover um ambiente urbano mais inclusivo e seguro para todos os cidadãos, especialmente para aqueles com mobilidade reduzida. O problema central analisado nesta dissertação é a acessibilidade do espaço público associado à população idosa e os desafios que este grupo enfrenta devido aos condicionamentos físicos, naturais do envelhecimento. A cidade, mais especificamente o espaço público, muitas vezes não está adequadamente preparado para receber e acomodar as necessidades desta população. À medida que a proporção de idosos na população aumenta, torna-se imperativo avaliar e melhorar a acessibilidade urbana de forma a garantir que todos os cidadãos possam caminhar pela cidade de maneira segura e independente. A investigação envolve a realização de levantamentos de campo para identificação e categorização dos problemas de acessibilidade, utilizando Sistemas de Informação Geográfica na criação de mapas. Estes permitirão uma análise comparativa dos dados recolhidos, e a circunscrição das áreas com maior necessidade de intervenção. Este estudo é essencial para compreender como as diferentes características urbanas influenciam a acessibilidade e para oferecer sugestões de reformulação do espaço público que atendam às necessidades específicas de cada área, contribuindo para a melhoria da qualidade da acessibilidade pedonal e, consequentemente, da vida e da inclusão social da população idosa.pt_PT
dc.description.abstractThe research analyzes pedestrian accessibility in two areas of the city of Porto: the Historic Centre and Cedofeita/Paranhos. The study aims to identify and compare the main accessibility problems faced by pedestrians (in their travels) in each of these areas, offering a critical view of the specific challenges and intervention needs. The project focuses on various aspects of urban accessibility, such as the presence and quality of access ramps to crosswalks, the absence of ramps at pedestrian crossings, the presence of physical barriers on sidewalks and problems related to road surfaces. It also examines the lack of sidewalks in urban areas, a problem that directly affects the safety and mobility of pedestrians, especially the older ones. The historic center of Porto, with its narrow streets of ancient origin, is facing significant challenges in terms of accessibility, especially related to obstructions and the lack of sidewalks. On the other hand, Cedofeita/Paranhos, an area with a different urban context, of more recent construction (20th century), presents its own challenges, especially in relation to ramps and surface problems. The dissertation not only presents a detailed analysis of the problems encountered in each area, but also seeks to identify the differences and similarities in the accessibility challenges faced. Based on this comparison, the aim is to propose targeted interventions and strategies aimed at improving accessibility and promoting a more inclusive and safer urban environment for all citizens, especially those with reduced mobility. The main issue analyzed in this dissertation is the accessibility of the public space associated with the elderly population and the challenges this group faces due to the natural physical conditions of aging. The city, and more specifically the public space, is often not adequately prepared to receive and accommodate the needs of this population. As the proportion of elderly people in the population increases, it becomes essential to evaluate and improve urban accessibility in order to ensure that all citizens can walk around the city safely and independently. The research involves carrying out field surveys to identify and categorize accessibility problems, using Geographic Information Systems to create maps. These will allow a comparative analysis of the data collected, and the targeting of the areas most in need of intervention. This study is fundamental to understanding how different urban characteristics influence accessibility and to offering suggestions for redesigning public spaces that meet the specific needs of each area, helping to improve the quality of pedestrian accessibility and, consequently, the lives and social inclusion of the elderly population.pt_PT
dc.identifier.tid203729811
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/13325
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationEsta dissertação foi desenvolvida com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que financiou o projeto ACAMAI – AutomaLng City Accessibility Mapping using AI, com a referência 2022.09218.PTDC e o seguinte DOI: 10.54499/2022.09218.PTDCpt_PT
dc.subjectEspaço públicopt_PT
dc.subjectMobilidadept_PT
dc.subjectAcessibilidadept_PT
dc.subjectIdosospt_PT
dc.subjectInteligência artificialpt_PT
dc.subjectPortopt_PT
dc.subjectPublic spacespt_PT
dc.subjectMobilitypt_PT
dc.subjectAccessibilitypt_PT
dc.subjectElderly peoplept_PT
dc.subjectArtificial intelligencept_PT
dc.titleEspaço público acessível a todos? Análise da acessibilidade para idosos na cidade do Portopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismopt_PT

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