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Advisor(s)
Abstract(s)
A crescente popularidade da internet e a sua disseminação de informação tem alterado o
dia-a-dia das pessoas. Podemos afirmar que, actualmente, a internet é um dos principais
meios de procura de informação. Os jornais online surgiram como oportunidades de
exploração do novo meio, abarcando com eles as características e as valências que a
web possibilita.
Dentro do universo de jornais online pretendeu-se, com este estudo, medir os hábitos de
leitura de jornais dos jovens universitários, bem como compreender se existem
alterações nesses mesmos hábitos em função da frequência no ensino superior e após o
advento da internet. Assim sendo, aplicou-se um questionário a uma amostra de
conveniência de estudantes da licenciatura de Ciências da Comunicação da
Universidade Fernando Pessoa.
A partir dos resultados obtidos verificou-se que os jovens possuem bons hábitos de
leitura. Contudo, foi também possível concluir que a leitura do jornal impresso está
ainda muito incutida nos hábitos dos jovens. Quando comparados os dois suportes,
impresso e online, o primeiro distinguiu-se por ser o mais lido e o preferido desta faixa
etária. Apesar da grande ligação ao suporte tradicional, os jovens notam alterações nos
seus hábitos de leitura desde que ingressaram num curso superior e desde o advento da
internet. Além das conclusões acima referidas foi ainda possível verificar diferenças
entre o ano lectivo e os hábitos de leitura de jornais impressos e online. Quanto ao
género dos indivíduos também se apuraram diferenças relativamente: aos hábitos de
leitura de jornais (impressos e online), à preferência de suporte, à frequência de leitura
de jornais impressos e online, ao tipo de informação a que dão mais relevância e, por
último, aos jornais que lêem. No entanto, não se verificaram diferenças entre os géneros
dos indivíduos e o meio de comunicação em que mais e menos confiam, nem em
relação à mudança de hábitos que a internet proporcionou.
The growing popularity of the Internet and its information dissemination has changed
the daily lives of people. We can say that today the Internet is a major device of finding
information. The online newspapers have emerged as opportunities to explore the new
medium, covering with them the characteristics and valences that the web enables.
Within the universe of online newspapers was intended, with this study, measure the
reading habits of newspapers of university students and to understand whether there are
changes in these habits as a function of higher education attendance, and after the
advent of the internet. Therefore, we applied a questionnaire to a convenience sample of
undergraduate students of Communication Sciences at the Universidade Fernando
Pessoa.
The results showed that young people have good reading habits. It was also possible to
conclude that reading the printed newspaper is still very much ingrained in the habits of
young people. When comparing the two media, print and online, the first distinguished
himself by being the most read and preferred by this age group. Despite the great
connection to traditional support, young people notice changes in their reading habits
since they entered in a college degree and since the advent of the internet. In addition to
the above findings was still possible to see differences between the school year and
reading habits in print or online newspapers. The gender of the individuals also were
established differences for: the habit of reading newspapers (both print and online), the
preference of support, the frequency of reading print and online newspapers, the kind of
information that they gives more relevance, and finally, the newspapers (both print and
online) that they read. However, there were no differences between the gender of
individuals and the media as more and less reliable, or in terms of changing the habits
that the Internet provided.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Jornalismo.
Keywords
Internet Jornalismo online Hábitos de leitura Jovens Online journalism Reading habits Young people