Repository logo
 
Publication

O ano da morte de Ricardo Reis: romance pós-moderno?

dc.contributor.advisorSequeira, Maria do Carmo Castelo Branco Vilaça depor
dc.contributor.authorBarbosa, Maria Fernanda Miranda Gomes Moreirapor
dc.date.accessioned2010-12-27T13:03:08Zpor
dc.date.accessioned2011-10-06T14:44:33Z
dc.date.available2010-12-27T13:03:08Zpor
dc.date.available2011-10-06T14:44:33Z
dc.date.issued2010por
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Estudos Culturais, especialização em Estudos Literários.por
dc.description.abstractA propósito das verdadeiras intenções do romance O Ano da morte de Ricardo Reis, o seu autor, afirmou “a minha intenção foi confrontar Ricardo Reis e a sua poesia com um tempo e uma realidade cultural que de facto não tem nada a ver com ele.” Dentro desta base (mas não nos filiando totalmente nela), propomo-nos, com este trabalho, não só verificar a validade desta afirmação, como igualmente: − Penetrar no imbricado tecido intertextual, neutralizador, mas sempre latente na tessitura densa do romance, onde fragmentos da poesia portuguesa do demiurgo e seus heterónimos dialogam com outros poetas que com ele se cruzaram no longo e diversificado texto que constituiu a sua obra; − Cruzar esse intertexto com o discurso ideológico que configura a escrita de José Saramago, enquanto representante de um estilo pós-moderno e, simultaneamente, interventivo. Regarding the true intentions of the novel O Ano da Morte de Ricardo Reis, its author declared “my intention was to confront Ricardo Reis and its poetry with a time and a cultural reality that in fact has nothing to do with him.” Within this ground (although not fully relying on it), we intend, with this work, not only to verify the effectivity of this statement, but also: − To penetrate the intrincate intertextual material, neutralizer, but always latent in the novel’s dense weft, where fragments of the demiurge Portuguese poetry and his heteronymes dialogue with other poets that had crossed with him in the long and diversified text that constitutes his work; − To cross that intertext with the ideological speech that configures the writing of José Saramago, as a representative of a post-modern style and, simultaneously, an interventive one.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/1679por
dc.language.isoporpor
dc.publisher[s.n.]por
dc.titleO ano da morte de Ricardo Reis: romance pós-moderno?por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_19855.pdf
Size:
356.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Plain Text
Description: