Repository logo
 
Publication

Teorias neuropsicológicas: relação com a comunicação e a linguagem no autismo

dc.contributor.advisorPeixoto, Vânia
dc.contributor.authorPacheco, Ana Filipa
dc.date.accessioned2013-05-15T11:48:57Z
dc.date.available2013-05-15T11:48:57Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Falapor
dc.description.abstractNeste projecto de graduação são abordadas três grandes teorias neuropsicológicas para explicação do autismo, e a sua relação com as componentes comunicativa e linguística da síndrome: a teoria da mente, a teoria da coerência central e a teoria das funções executivas. O autismo é uma perturbação neurodesenvolvimental invasiva que pressupõe défices na interacção social e na comunicação, e um repertório de comportamentos, actividades e interesses estereotipados, repetitivos e restritos. Ao longo das últimas décadas, as teorias neuropsicológicas foram sendo propostas e investigadas para tentar compreender-se a ligação entre o cérebro e o comportamento no autismo. A teoria da mente propõe uma falha social que leva à incapacidade para a compreensão de aspectos básicos da comunicação, como os estados mentais. A teoria da (fraca) coerência central poderá explicar tanto os pontos fracos como as capacidades extraordinárias apresentadas pelos indivíduos com autismo. A teoria das funções executivas remete para os padrões de comportamento restritos, repetitivos e estereotipados. As três teorias apresentam, indubitavelmente, complementaridades, fornecendo informações valiosas para o entendimento do autismo e das suas características comunicativas e linguísticas. In this graduation project three major neuropsychological theories of autism, and its relation to communication and language in autistic syndrome, are reviewed: theory of mind, central coherence, and executive functions hypothesis. Autism is a pervasive developmental disorder involving deficits in social interaction and communication, and restricted, repetitive, and stereotyped patterns of behavior, activities, and interests. Past decades were important to cognitive theories to be proposed and investigated in an attempt to understand the link between the brain and behavior in autism. Theory of mind deficit hypothesis proposes a social fault that can lead to an inability to understand basic aspects of communication, such as mental states. Weak central coherence hypothesis can account for some of the patterns of weaknesses and strengths in autism. Executive functions hypothesis refers to restricted, repetitive, and stereotyped patterns of behavior. All three, undoubtedly, show complementarities and can provide valuable information to understand autism and its communicative and linguistics features.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/3818
dc.language.isoporpor
dc.publisher[s.n.]por
dc.titleTeorias neuropsicológicas: relação com a comunicação e a linguagem no autismopor
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebachelorThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
(Pacheco, AF) Teorias neuropsicológicas - Relação com a comu.pdf
Size:
348.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: