Repository logo
 
Publication

Estudo do absentismo: sector de educação do Cuangar (Escala EFAL)

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorBandeira, Fernando
dc.contributor.authorAugusto, Gabriel
dc.date.accessioned2020-03-10T13:17:19Z
dc.date.available2020-03-10T13:17:19Z
dc.date.issued2020-03-06
dc.description.abstractEste trabalho investiga o absentismo no SECTOR DE EDUCAÇÃO DO CUANGAR (província do Cuando Cubango – República de Angola), uma divisão do governo municipal, que faz a gestão das estruturas e do sector de educação.Para o fazer usou-se a Escala de Factores de Absenteísmo Laboral (EFAL), cujos os quatro factores são: Interpessoais e do ambiente de trabalho; Psicossomáticos e de condições de trabalho; Administrativo-laborais; Gestão do tempo e da carreira, são compostos por dezanove questões, avaliadas numa escala Likert (0 a 6). A análise dos dados permitiu concluir 44% dos respondentes valorizaram os factores EFAL como potenciadores do absentismo em contraponto só 19% dos respondentes consideram que os factores EFAL não eram condicionantes, com opinião mediana puderam ser computadas 37%. Foi também testada a existência de associações estatisticamente significativas entre os factores, contudo revelaram-se associações predominantemente fracas, por fim também se testou a hipótese das varáveis sociodemográficas estarem relacionadas com a avaliação que os respondentes faziam em cada uma das questões, depois de testadas as respostas não foi possível encontrar evidência estatisticamente significativa para suportar essas hipóteses.pt_PT
dc.description.abstractThis paper investigates absenteeism in the CUANGAR EDUCATION SECTOR (Cuando Cubango province –Angola), a division of the municipal government, which manages the education sector. To do this, the Occupational Absenteeism Factors Scale (EFAL) was used, whose four factors are: Interpersonal and work environment; Psychosomatic and working conditions; Administrative-labor; Management of time and career, are composed of nineteen questions, evaluated on a Likert scale (0 to 6). The analysis of the data allowed to conclude that 44% of the respondents valued the factors as potentiators of absenteeism in counterpoint only 19% of the respondents considered that the factors were not conditioning, with median opinion could be computed 37% of the answers. It was also tested the existence of statistically significant associations between the factors, however they showed predominantly weak associations, finally the hypothesis of sociodemographic variables relation to the evaluation that the respondents did in each of the questions, were also tested after testing the responses we could not find statistically significant evidence to support these hypotheses.pt_PT
dc.identifier.tid202723046
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/8660
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAbsentismopt_PT
dc.subjectFatores de Absentismo no Trabalho (EFAL)pt_PT
dc.subjectFactor administrativo e fatores de trabalhopt_PT
dc.subjectFatores de tempo e administração de carreirapt_PT
dc.subjectInterpessoal e trabalha fatores de ambientept_PT
dc.subjectFatores psicossomáticos e condições de trabalhopt_PT
dc.subjectSetor de Educação de Cuangarpt_PT
dc.subjectAbsenteeismpt_PT
dc.subjectScale of Absenteeism Factors at Work (EFAL)pt_PT
dc.subjectAdministrative and labor factorspt_PT
dc.subjectFactors of time and career managementpt_PT
dc.subjectInterpersonal and work environment factorspt_PT
dc.subjectPsychosomatic factors and working conditionspt_PT
dc.subjectCuangar's Education Sectorpt_PT
dc.titleEstudo do absentismo: sector de educação do Cuangar (Escala EFAL)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Empresariaispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Gabriel Augusto.pdf
Size:
2.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: