Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Saúde mental e nível de atividade física em estudantes do Ensino Superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Lucinda Giesta.pdf935.32 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Cada vez mais se evidência a importância do estudo da saúde mental como um todo, que vai para além da ausência de doença mental englobando também o estudo da saúde mental positiva (Westerhof & Keyes, 2010). Sendo o estilo de vida um dos determinantes que influenciam a saúde (WHO, 1996) abrangendo a forma como o indivíduo gere a sua vida e se relaciona consigo/outros/ambiente (Rapley, 2003; Soares, Pereira e Canavarro, 2014), compreende-se que o nível de atividade física é um fator com possíveis implicações no que respeita à saúde mental e ao bem-estar com benefícios a nível físico, psicológico e social (Cruz, 1996). Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo geral caraterizar e analisar a relação entre a saúde mental e o nível de atividade física em estudantes do ensino superior. No mesmo, participaram 164 estudantes com idades compreendidas entre os 18 e os 54 anos. Os dados foram recolhidos com recurso a um questionário sociodemográfico, à Versão Portuguesa da Escala de Bem-Estar Mental de Warwick-Edinburgh (WEMWBS) e Escala Continuum de Saúde Mental (MHC-SF) e à Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21) e ao Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). Quanto aos resultados, a amostra apresenta baixos níveis de psicopatologia, altos níveis de saúde mental positiva e níveis de atividade física muito homogéneos. Contrariamente ao esperado, não foi encontrada uma associação significativa entre a saúde mental (quer ao nível da psicopatologia quer da saúde mental positiva) e o nível de atividade física. Verificou-se, contudo que, quando os níveis de bem-estar aumentam os níveis de doença mental diminuem e vice-versa, demonstrando assim a importância da promoção do bem-estar /saúde mental positiva, na prevenção da doença mental.
It is a fact that the importance of mental health study as a whole is increasing gradually, which goes beyond the absence of mental illness but also includes the study of positive mental health (Westerhof & Keyes, 2010). And the lifestyle of the determinants that influence health (WHO, 1996) covering how the individual manages his life and relates with himself/ other / environment (Rapley, 2003; Soares Pereira and Canavarro, 2014), it was found that the level of physical activity is a factor with possible implications with regard to mental health and wellbeing benefits to the physical, psychological and social level (Cruz, 1996). In this sense, the main objective of this study is to characterize and analyze the relationship between mental health and level of physical activity on college students. In this study participated 164 students aged 18 to 54 years. Data were collected using a sociodemographic questionnaire, the Portuguese version of the Warwick-Edinburgh Mental Well-being Scale (WEMWBS), the Mental Health Continuum Short Form (MHC-SF), the Anxiety, Depression and Stress Scale (EADS-21) and the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ). As for the results, the sample has low levels of psychopathology and high levels of positive mental health, physical activity levels very homogeneous. Contrary to expectation, there was no significant association between mental health (both in terms of psychopathology or positive mental health) and level of physical activity. It was found, however, that when the wellbeing levels increase mental disease levels decrease and vice versa, thus demonstrating the importance of promoting the wellbeing / positive mental health, preventing mental illness.

Description

Keywords

Estudantes do ensino superior Atividade física Saúde mental positiva Doença mental College students Physical activity Positive mental health Mental illness

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License