Repository logo
 
Publication

Treino psicológico e psicoeducação aplicados ao desporto: perceção dos jovens atletas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Isabel
dc.contributor.authorAlves, Cláudia Sousa
dc.date.accessioned2024-03-05T12:04:32Z
dc.date.available2024-03-05T12:04:32Z
dc.date.issued2024-02-28
dc.description.abstractO desporto é caracterizado como um benefício social, que deve ser visto de um panorama sistémico. O futebol, sendo este considerado como um desporto coletivo, acarreta as suas complexidades, pois trata-se de um confronto entre duas equipas, em que ambas partilham um espaço e querem alcançar o sucesso. Aqui entra o domínio da Psicologia do Desporto, que apoia as diferentes vertentes que o futebol e o desporto em si incorporam. De um modo geral, os jovens atletas beneficiam com a prática desportiva a nível físico, contudo também pode ser vista como uma oportunidade para o seu desenvolvimento pessoal e adquirir competências tanto para o seu desporto como para a sua vida. O presente estudo pretende enaltecer as perspetivas destes jovens atletas sobre o treino psicológico e a psicoeducação que receberam outrora ou que ainda recebem no seu contexto desportivo. Para a recolha de dados, 4 participantes, com 14 anos, responderam a um questionário on-line e a uma entrevista semi-estruturada coletiva e presencial. Foi realizada uma análise descritiva dos dados obtidos nos questionários e uma grounded analysis (análise fundamentada) com as informações recolhidas na entrevista. Os resultados globais detetaram alguma incongruência em dois participantes, pois ambos valorizam o treino psicológico, mas não compreendem o seu impacto da sua prática desportiva. Coletivamente, ao longo da análise da entrevista, os discursos dos participantes complementaram-se, mas, após uma análise individual, foi possível apurar que os participantes se encontram em estados divergentes de mudança em relação à sua perspetiva sobre o treino psicológico e psicoeducação e ao seu impacto na sua prática desportiva. O estudo sublinha a importância de implementar o treino psicológico nas camadas mais jovens, bem como a importância de criar e adaptar instrumentos para promover o conhecimento e desenvolvimento do rendimento desportivo.pt_PT
dc.description.abstractSport is characterized as a social benefit, which must be seen from a systemic perspective. Soccer, being considered a team sport, brings its own complexities, as it is a confrontation between two teams, both of whom share a space and want to achieve success. This is where the field of sports psychology comes in, supporting the different aspects of soccer and sport itself. In general, young athletes benefit from playing sport on a physical level, but it can also be seen as an opportunity for personal development and acquiring skills for both their sport and their life. This study aims to highlight the perspectives of these young athletes on the psychological training and psychoeducation they once received or still receive in their sports context. To collect the data, 4 participants, aged 14, answered an online questionnaire and a semi-structured collective and face-to-face interview. A descriptive analysis was carried out on the data obtained from the questionnaires and a grounded analysis with the information gathered in the interview. The overall results showed some inconsistency in two participants, as both valued psychological training but did not understand its impact on their sports practice. Collectively, throughout the interview analysis, the participants' speeches complemented each other, but after an individual analysis, it was possible to establish that the participants are in divergent states of change in regards to their perspective on psychological training and psychoeducation and its impact on their sports practice. The study highlights the importance of implementing psychological training in the younger age groups, as well as the importance of creating and adapting instruments to promote knowledge and development of sports performance.pt_PT
dc.identifier.tid203660021
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/12705
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesportopt_PT
dc.subjectFutebolpt_PT
dc.subjectTreino psicológicopt_PT
dc.subjectPsicoeducaçãopt_PT
dc.subjectPerceçãopt_PT
dc.subjectJovens atletaspt_PT
dc.subjectSportpt_PT
dc.subjectFootballpt_PT
dc.subjectPsychological trainingpt_PT
dc.subjectPsychoeducationpt_PT
dc.subjectPerceptionpt_PT
dc.subjectYoung athletespt_PT
dc.titleTreino psicológico e psicoeducação aplicados ao desporto: perceção dos jovens atletaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_38328.pdf
Size:
1.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
38328
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: