Repository logo
 
Publication

Atividade docente, alimentação e sono de professores e de alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA) antes e durante a pandemia por COVID-19, no município de Mazagão no estado do Amapá, Brasil

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Raquel
dc.contributor.advisorSaavedra, Francisco
dc.contributor.authorCarmo, Clara Rodrigues do
dc.date.accessioned2022-11-04T13:51:47Z
dc.date.available2022-11-04T13:51:47Z
dc.date.issued2022-10-26
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo geral avaliar a atividade e as estratégias que os professores brasileiros utilizam com os seus alunos com necessidade educativas especiais (NEE) e conhecer os hábitos de sono e alimentares destes professores e dos seus alunos, antes e durante a pandemia pelo Coronavirus (COVID-19). Enquanto metodologia, o método utilizado fora o hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, através de pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação de questionário online, através do google forms. Com a pesquisa constatou-se que a atividade docente sofreu impactos com a pandemia do COVID-19, sendo que tal impacto também foi observado fora da vida profissional, pois os entrevistados reportaram mudanças nos seus hábitos diários de vida e de atividade docente. Tais mudanças também foram constatadas na vida dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractThe present work had the general objective of evaluating the activity and strategies that Brazilian teachers use with their students with special educational needs (SENs) and knowing the sleeping and eating habits of these teachers and their students, before and during the pandemic by Coronavirus (COVID-19). As a methodology, the method used was hypothetical-deductive, with a qualitative and quantitative approach, through bibliographic and field research with the application of an online questionnaire, through google forms. With the research, it was found that the teaching activity was impacted by the COVID-19 pandemic, and this impact was also observed outside professional life, as the interviewees reported changes in their daily habits of life and teaching activity. Such changes had also been observed in the students' lives.pt_PT
dc.identifier.tid203261992
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/11310
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_PT
dc.subjectSonopt_PT
dc.subjectAlimentaçãopt_PT
dc.subjectSpecial educational needspt_PT
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_PT
dc.subjectSleeppt_PT
dc.subjectFoodpt_PT
dc.titleAtividade docente, alimentação e sono de professores e de alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA) antes e durante a pandemia por COVID-19, no município de Mazagão no estado do Amapá, Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_39428.pdf
Size:
1.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: