Repository logo
 
Publication

A fisioterapia no equilíbrio de crianças e adolescentes com paralisia cerebral espástica: revisão bibliográfica

dc.contributor.advisorMartins, Maria do Rosário
dc.contributor.authorCunha, Joana Isabel Vila
dc.date.accessioned2020-11-20T16:04:25Z
dc.date.available2020-11-20T16:04:25Z
dc.date.issued2020
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Fisioterapiapt_PT
dc.description.abstractObjetivo: Encontrar estudos que apurassem as diferentes técnicas de fisioterapia para melhoria do equilíbrio de crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral Espástica (PCE). Metodologia: A pesquisa foi realizada nas bases de dados PubMed, PEDro e CINAHL Plus, incluindo artigos randomizados controlados, com limite temporal de 10 anos, realizados em humanos e em indivíduos com PCE, cuja amostra fosse composta por indivíduos com idades inferiores a 18 anos, artigos de livre acesso, com texto disponível na íntegra, e em que fossem usadas técnicas de fisioterapia para promover melhoria no equilíbrio de crianças e adolescentes com PCE. Resultados: 669 artigos foram encontrados, dos quais 6 foram incluídos na presente revisão. Conclusão: É possível verificar que, tanto a Realidade Virtual (RV), como a Whole Body- Vibration (WBV), Task-Oriented Activities based on Neurodevelopmental Therapy (TOANDT) e o treino de marcha para trás mostram ser boas técnicas de fisioterapia para melhoria do equilíbrio de crianças e adolescentes com PCE.pt_PT
dc.description.abstractObjective: To find studies that investigated the different physiotherapy techniques to improve the balance of children and adolescents with Spastic Cerebral Palsy (SCP). Metodology: The research was carried out in the databases PubMed, PEDro e CINAHL Plus, including randomized controlled articles, with a time limit of 10 years, carried out in humans and in individuals with SCP, whose sample was composed of individuals under the age of 18 years, free access articles, with full text available, and in which physiotherapy techniques were used to promote improvement in the balance of children and adolescents with SCP. Results: 669 articles were found, of which 6 were included in this review. Conclusion: It is possible to verify that both Virtual Reality (VR), as well as Whole Body-Vibration (WBV), Task-Oriented Activities based on Neurodevelopmental Therapy (TOA-NDT) and backward training show good physiotherapy techniques to improve the balance of children and adolescents with SCP.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/9149
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectParalisia cerebral espásticapt_PT
dc.subjectFisioterapiapt_PT
dc.subjectEquilíbriopt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectAdolescentespt_PT
dc.subjectSpastic cerebral palsypt_PT
dc.subjectPhysiotherapypt_PT
dc.subjectBalancept_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectAdolescentspt_PT
dc.titleA fisioterapia no equilíbrio de crianças e adolescentes com paralisia cerebral espástica: revisão bibliográficapt_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PG_33761.pdf
Size:
639.6 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
PG_33761