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Ser professor: riscos psicossociais e consequências para a saúde e bem-estar no trabalho

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorBarros, Carla
dc.contributor.authorSousa, Daniela Lucas
dc.date.accessioned2016-09-28T15:26:47Z
dc.date.available2016-09-28T15:26:47Z
dc.date.issued2016-07-27
dc.description.abstractAs escolas sofreram várias mudanças, ao longo dos anos, as quais geraram consequências a nível das condições de trabalho dos professores. Assim, os professores trabalham a um ritmo intenso, com uma enorme sobrecarga de trabalho, o que os leva a queixarem-se de dores de garganta, dores de pernas, dores de costas, rouquidão e cansaço. Enfrentam vários riscos psicossociais e profissionais, na sua profissão, e estes agrupam-se em seis dimensões, de acordo com Gollac & Bodier (2011), a saber: a intensificação de trabalho e tempo de trabalho, exigências emocionais, falta de autonomia, qualidade das relações sociais, conflito de valores e insegurança no trabalho. Esta investigação teve como objetivo a identificação dos riscos psicossociais e profissionais dos professores do 3.ºciclo e do ensino secundário, nela participando 89 professores. A identificação dos riscos psicossociais realizou-se através do INSAT e a entrevista aos docentes permitiu completar e comprovar estes mesmos dados. Esta investigação pretende alertar sobre as condições de trabalho dos professores e as consequências das mesmas para a saúde e bem-estar no trabalho.pt_PT
dc.description.abstractSchools have undergone various changes over the years, which generated consequences on the working conditions of teachers. Thus, teachers working at an intense pace, with a huge workload, which leads them to complain of neck pain, leg pain, back pain, hoarseness and fatigue. They face several psychosocial risks and professionals in their profession, and these are grouped into six dimensions, according to Gollac & Bodier (2011), namely: the intensification of work and working time, emotional demands, lack of autonomy, quality of social relations, conflict of values and job insecurity. This research aimed to identify psychosocial risks and professional teachers of 3.ºciclo and secondary education, her 89 participating teachers. The identification of psychosocial risks was carried out through INSAT and interview the teachers allowed to complete and verify these same data. This research is intended to alert on teachers' working conditions and the same consequences for the health and well-being at work.pt_PT
dc.identifier.tid202191931
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/5543
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectCondições de trabalhopt_PT
dc.subjectRiscos psicossociaispt_PT
dc.subjectINSATpt_PT
dc.subjectEntrevistapt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectWorking conditionspt_PT
dc.subjectPsychosocial riskspt_PT
dc.subjectInterviewpt_PT
dc.titleSer professor: riscos psicossociais e consequências para a saúde e bem-estar no trabalhopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia, ramo de Psicologia do Trabalho e das Organizaçõespt_PT

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