Repository logo
 
Publication

Atratividade do mercado brasileiro para a internacionalização das instituições de Ensino Superior Português

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCardoso, António
dc.contributor.authorSantos, Grace Leni Penedo dos
dc.date.accessioned2022-02-09T15:17:38Z
dc.date.available2022-02-09T15:17:38Z
dc.date.issued2022-02-03
dc.description.abstractA internacionalização institucional de universidades ou a internacionalização de pesquisas científicas, por exemplo, impulsionam intercâmbios de alunos que querem estudar fora do país. A pergunta-problema do estudo é: Qual a atratividade do mercado brasileiro para a internacionalização das instituições de ensino superior portuguesas? O objetivo da pesquisa é compreender a atratividade do mercado brasileiro para a internacionalização das instituições de ensino superior portuguesas. Para atingir esse objetivo, visa-se: a) avaliar o potencial do mercado das IES no Brasil; b) determinar quais os cursos mais procurados pelos brasileiros; c) determinar as condições para a entrada das IES no Brasil; d) averiguar a alternativa de entrada no mercado mais adequada e as características de oferta a serem implementadas e; e) mensurar o potencial de crescimento do mercado brasileiro. O método empregado na pesquisa foi o indutivo, adotando-se técnicas quantitativas e qualitativas em cinco fases. Contou-se ainda com o design de pesquisa descritivo associado à pesquisa explicativa. Os dados foram coletados por questionários online e por meio de entrevistas semiestruturadas. Contou-se ainda com as análises, estatística na mensuração dos dados e a descritiva na explicação das variáveis. Os resultados levaram à compreensão do processo de internacionalização das instituições de Ensino Superior, considerando-a uma realidade contemporânea necessária para o mercado da educação do século XXI. Contudo, para internacionalizar uma IES é preciso ir além da oferta de um ensino de qualidade, adentrando estratégias empresariais específicas que ajudem a divulgar de forma adequada a universidade aos potenciais candidatos de uma pós-graduação. As contribuições se estendem aos alunos de ensino médio e superior, bem como às universidades com visão de internacionalização. A conclusão confirma, portanto, que a internacionalização das IES é atrativa para ambos os mercados, brasileiro e português.pt_PT
dc.description.abstractThe institutional internationalization of universities or the internationalization of scientific research, for example, encourage exchanges for students who want to study abroad. The study's question-problems: What is the attractiveness of the Brazilian market for the internationalization of Portuguese higher education institutions? The objective of the research is to stand the attractiveness of the Brazilian market for the internationalization of Portuguese higher education institutions. To achieve this objective, the aimis: a) To assess the market potential of EIS in Brazil. b) Determine which courses are most sought after by Brazilians; c) determine the conditions for the entry of EIS in Brazil. d) investigate the most suitable alternative for entering the market and the offer characteristic stone implemented and; e) measure the growth potential of the Brazilian market. The method used in the research is inductive, adopting quantitative and qualitative techniques in five phases. There was also a descriptive search design associated with explana torrent search. Data were collected through online questionnaires and through semi-structured interviews. There was also analysis, statistics in the measurement of data and descriptive in the explanation of the variables. However, to internationalize an EIS, it is necessary to go beyond offering quality education, enter into specific business strategies that help to adequately publicize the university to potential graduate candidates. The contributions extend to high school and college students, as well as to universities with a vision of internationalization. The conclusion confirms, therefore, that the internationalization of EIS is attractive to both Brazilian and Portuguese markets.pt_PT
dc.identifier.tid202984710
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/10737
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInternacionalização da pesquisapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectInternationalization of researchpt_PT
dc.subjectCollege educationpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectBrazilpt_PT
dc.titleAtratividade do mercado brasileiro para a internacionalização das instituições de Ensino Superior Portuguêspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Empresariaispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_39838.pdf
Size:
1.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format