Repository logo
 
Publication

Criatividade e inovação em facilities management: serviços e ambientes construídos gerando criatividade e inovação

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorGaio, Sofia
dc.contributor.authorGomes, Gustavo Bueno
dc.date.accessioned2017-05-15T13:23:38Z
dc.date.available2017-05-15T13:23:38Z
dc.date.issued2014-07-17
dc.description.abstractO presente estudo objetiva analisar a criatividade e inovação aplicados ao gerenciamento de facilities, através de pesquisas bibliográficas e estudos de caso, visando uma abordagem prática da aplicação da criatividade e inovação nos ambientes construídos e nos serviços de facilities. Buscamos verificar a existência de um círculo virtuoso na aplicação da criatividade e inovação à criação e organização desses ambientes e serviços de modo que estes, uma vez criados levando em conta esses princípios, possam também colaborar na disseminação e aplicação da própria criatividade e inovação nas diferentes atividades desenvolvidas na empresa. A metodologia com melhor adequação e eleita para o desenvolvimento do trabalho é a Grounded Theory. Através de revisão bibliográfica, apresentam-se as principais definições, conceitos e abordagens da criatividade e inovação e do gerenciamento de facilities. Nos estudos de caso, através de entrevistas, coletaram-se informações que colaboram com dados sobre os setores e suas inter-relações. As empresas analisadas destacam-se por sua criatividade, inovação e facilities: Serasa Experian, Kimberly Clark, Volvo, Unilever, Caterpillar, 3M e P&G, sendo todas elas empresas listadas no ranking Great Place to Work – critério esse adotado para a delimitação da amostra. Os resultados da investigação reiteram o Facilities Management (FM) como contribuinte nos resultados de criatividade e inovação das empresas, principalmente quando é considerado de uma forma estratégica na organização. Ao mesmo tempo, a investigação identifica que o FM tem essa contribuição limitada, vez que a Criatividade e a Inovação têm seu ponto de partida nos indivíduos, fazendo que sejam as pessoas os actores principais nesse processo, que conta com o apoio do FM.pt_PT
dc.description.abstractThe study aims to analyze the creativity and innovation applied to Facilities Management, through library research and case studies, targeting a practical approach to the application of creativity and innovation in the built environment and facilities services. We seek to confirm the existence of a virtuous circle in applying creativity and innovation to the creation and organization of these environments and services so that they once created taking into account these principles, can also collaborate in disseminating and implementing their own creativity and innovation in different activities in the company. The methodology with better fitness and elected to the development of the work is the Grounded Theory. Through literature review, we present the main definitions, concepts and approaches to creativity and innovation and Facilities Management. In the case studies, through questionnaires, we collected information that collaborates with data on sectors and their interrelations. The companies analyzed are noted for their creativity, innovation and facilities: Serasa Experian, Kimberly Clark, Volvo , Unilever , Caterpillar , 3M and P&G , all of which are companies listed on the ranking Great Place to Work - criteria that adopted for the definition of research . The research responds positively to the initial question , confirming that the Facilities Management is sponsoring the results of creativity and innovation in companies , especially when it is considered in a strategic manner in the organization at the same time , the research identifies that the FM has limited this contribution , since the Creativity and Innovation have their starting point in the individuals , people who are doing the main actors in this process , which has the support of the FM.pt_PT
dc.identifier.tid202425665
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/5984
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectFacilities managementpt_PT
dc.subjectServiçospt_PT
dc.subjectModernizaçãopt_PT
dc.subjectEscritóriospt_PT
dc.subjectAmbientes corporativospt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectInnovationpt_PT
dc.subjectModernizationpt_PT
dc.subjectOfficespt_PT
dc.subjectCorporate environmentspt_PT
dc.titleCriatividade e inovação em facilities management: serviços e ambientes construídos gerando criatividade e inovaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Criatividade e Inovaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_29372.pdf
Size:
3.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: