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Gestão de recursos humanos e comunicação interna: envolvimento e comprometimento dos funcionários com as organizações

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Esta pesquisa tem por tema “Gestão de Recursos Humanos e Comunicação Interna: envolvimento e comprometimento dos funcionários com as organizações” e tem por objectivo a analisar a importância da comunicação interna nas organizações da Provincia de Benguela (Angola), e qual o seu impacto no envolvimento e comprometimento dos funcionários com as organizações. Para isso, desenvolveu-se um estudo misto com a integração de uma metodologias qualitativa e quantitativas. Assim, o estudo quantitativo, aplicou-se uma entrevista a seis gestores de empresas, com objectivo de avaliar as seguinte dimensões inerentes à orientação para o mercado interno e da comunicação interna utilizada: (1) Recrutamento dos empregados (competir pelo talento); (2) Visão (oferecer uma visão); (3) Formação dos empregados (preparar as pessoas para o desempenho); (3) Trabalho em equipa (dar ênfase ao trabalho em equipa); (4) Autoridade e responsabilidade do pessoal de contato (impulsionar o fator liberdade); (5) Avaliação e recompensas dos empregados (medir e recompensar); (6) Necessidades do empregado (conhecer o seu cliente). Por sua vez, no estudo quantitativo, administrou-se um questionário junto de 250 quadros de organizações, porcurando avaliar as seguintes dimensões: (1) Funcionários como clientes internos; (2) Grau de formalismo da comunicação interna; (3) Ferramentas e meios de comunicação interna; (4) Eficácia dos meios de comunicação interna; (5) Consideração das sugestões dos funcionários; (6) Resposta às solicitações; (7) Avaliação da comunicação; (8) Gestão da comunicação interna; (9) Satisfação coma função; (10) Recomendação; (11) Intenção de ficar. Para a análise do estudo qualitativo procedeu-se a uma análise de conteúdo, tendo por base as categorias previamente identificadas, fazendo-se comparações entre as várias organizações. Os resultados evidenciam que as organizações estão conscientes da importância dos seus empregados e da necessidade da comunicação interna de modo a envolver e a comprometer os funcionários com a empresa. As organizações demonstram ter uma enorme preocupação da forma como gerem os seus recursos humanos, embora não utilizem toda a sua capacidade de Marketing e Comunicação interna. Os dados quantitativos obtidos através de questionário foram analisados em SPSS, recorrendo-se a técnicas estatisticas com frequencias, médias, desvio-padrão, correlações e regressão linear, tendo-se obtido valores de alfa de cronbach muti satisfatórios (alfa=0,965). Foi possível aferir através dos dados do questionário que a comunicação interna é muito formal, não sendo utilizados muitos dos meios de comunicação interna modernos, que são vistos, como tendo baixa eficácia. Os quadros valorizam a comunicação com os seus superiores e consideram que as suas sugestões são consideradas. Por isso, revelam que estão satisfeitos com as suas funções e manifestam intenções em permanecer na empresa.
This research has the theme "Management of Human Resources and Internal Communications: employee commitment and involvement with organizations" and aims to analyze the importance of internal communication in organizations of Provincia de Benguela (Angola), and its impact on involvement and commitment of employees to organizations. For this, we developed a joint study with the integration of qualitative and quantitative methodologies. Thus, the quantitative study, we applied an interview to six company, with the aim of assessing the following dimensions inherent orientation to the domestic market and internal communication used: (1) Recruitment of employees (compete for talent); (2) Overview (offer insight); (3) Training of employees (preparing people for performance); (3) Teamwork (to emphasize teamwork); (4) Authority and responsibility of personal contact (boost freedom factor); (5) Evaluation and rewards employees (measure and reward); (6) Needs of the employee (know your customer). In turn, the quantitative study, we administered a questionnaire with 250 workers of organizations, to assess the following dimensions: (1) employees as internal customers; (2) degree of formalism of internal communication; (3) Tools and means of internal communication; (4) Effective internal communication means; (5) Consideration of employee suggestions; (6) Response to requests; (7) Assessing communication; (8) Management of internal communication; (9) Satisfaction function coma; (10) Recommendation; (11) Intention to stay. For the analysis of the qualitative study was undertaken to a content analysis, based on the previously identified categories, making comparisons between the various organizations. The results show that organizations are aware of the importance of their employees and the need for internal communication to engage and commit employees to the company. Organizations have shown a huge concern how they manage their human resources are not actually using all its capacity of Marketing and Internal Communication. The quantitative data obtained from the questionnaire were analyzed using SPSS, Statistics resorting to techniques with frequencies, means, standard deviation, correlation and linear regression, yielding values of Cronbach's alpha very good (alpha=0.965). Was possible to determine from the data that internal communication is very formal, not used many of the modern means of internal communication, which are seen as having low efficacy. Tables value communication with their superiors and consider that their suggestions are considered. Therefore, reveal that

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Recursos humanos Comunicação interna Envolvimento Comprometimento Human resources Internal communication Involvement Commitment

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