| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.31 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O principal objetivo do presente estudo é avaliar e compreender as relações entre o
autoconceito e as variáveis de aprendizagem dos alunos em função do sexo (feminino,
masculino), da escolaridade (6º e 9º anos) e do nível socioeconómico (alto, médio,
baixo). Participaram 185 alunos de uma escola do Porto, de ambos os sexos e com
idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos. Foram utilizados os seguintes
instrumentos de recolha de dados: Questionário sociodemográfico; a Escala de
Competência Percebida para Crianças e Adolescentes e o inventário de Variáveis
Intervenientes na Aprendizagem. Os principais resultados encontrados mostram relações
entre o autoconceito e as variáveis de aprendizagem dos alunos, assim como variações
nestes construtos quando são consideradas as variáveis sexo, escolaridade e nível
socioeconómico. O inventário de Variáveis Intervenientes na Aprendizagem mostrou
possuir qualidades psicométricas aceitáveis ao nível da validade, fidelidade e
sensibilidade. The purpose of this work is to evaluate and understand the relations between the selfconcept
and the intervening variables in learning of students with different gender
(female and male), level of academic grade ( 6th and 9th grade), and social and economic
status (upper, average and down). One hundred and eighty five students of a Porto
school participated in this study, with both gender and ages between 11 and 18. We
used the following instruments to gather the data: social and demographic
questionnaire; the Perceived Competence for Children and Adolescent Scale, and the
Intervening Variables in Learning Inventory. The main results underlined the relations
between self-concept and the learning styles, as well as variations in these concepts
when we consider variables such as gender, level of academic grade and social and
economic status. The Intervening Variables in Learning Inventory revealed good
psychometric qualities regarding validity, fairness and sensitivity
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de mestre em Psicologia, ramo de Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária
