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Authors
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Abstract(s)
O presente estudo visa avaliar o efeito do sorriso na atribuição de competências aos
profissionais de saúde. Foram estudadas também as escolhas do tipo de sorriso nos
diferentes grupos profissionais em análise e a influência nessas escolhas das varáveis
género dos estímulos e dos respondentes, grupo etário e a classificação dos sorrisos em
verdadeiros e falsos.
Foi desenhado um estudo descritivo transversal com recurso à Escala de Percepção do
Sorriso (Freitas-Magalhães, 2003). Solicitou-se aos participantes que efectuassem uma
escolha, de entre 7 fotografias que representavam: Sem Sorriso e sorriso Fechado,
Superior e Largo em versão verdadeiro e falso, para cada um dos grupos profissionais
em estudo (Enfermeiros, Médicos e Psicólogos) após o que efectuavam o
preenchimento da escala. A amostra é constituída por 265 participantes que se dividiam
por três grupos etários: jovens, adultos e idosos.
Os resultados permitem afirmar que existe relação estatisticamente significativa entre o
tipo de sorriso escolhido e a atribuição de competências aos profissionais em estudo,
verificando-se médias mais elevadas para as Competências Relacionais e de
Comunicação Interpessoal do que para as Competências Afectivas.
Permitem verificar, ainda, que o sorriso Fechado foi escolhido para todos os grupos
profissionais e géneros dos estímulos o que invalida a hipótese que previa escolhas
diferentes para grupos profissionais e géneros diferentes. No que diz respeito ao género
e grupo etário dos respondentes, os resultados permitem verificar que existem
diferenças significativas nas escolhas do tipo de sorriso efectuadas para os grupos
profissionais Enfermeiro, Médica e Psicólogo determinadas pelo género e pelo grupo
etário dos respondentes e que o mesmo não se verifica nos grupos profissionais
Enfermeira, Médico e Psicóloga.
Não se verificou preferência pelos sorrisos verdadeiros, verificando-se uma igual
distribuição nas escolhas por verdadeiro e falso.
This study aims at assessing the effect of smile on the acknowledgement of
competences to health professionals. The perception of the type of smile in the different
groups of professionals and the influence of the variables gender of stimuli and
respondents, and age group, and the classification of smiles as true or false upon those
choices were also considered.
A cross-sectional descriptive study was designed based on the Smile Perception Scale
(Freitas-Magalhães, 2003). The subjects were requested to select one among seven
pictures representing Non-Smile, Closed Smile, Upper Smile, and Broad Smile, always
as True and False, for each one of the groups of professionals in the scope of the study
(Nurses, Doctors and Psychologists), and fill in the scale afterwards. The sample
includes 265 subjects divided into three age groups: youngsters, adults, and elderly.
The results obtained allow the conclusion that the relation between the types of smile
selected and the acknowledgement of competences to the studied professionals is
statistically significant. The higher averages correspond to Relational Competences and
Interpersonal Communication, rather than to Affective Competences.
They also allow the conclusion that the Closed Smile was the choice for all the groups
of professionals and gender of stimuli, thus invalidating the hypothesis which predicted
different choices for different professional groups and different genders. Concerning the
gender and age group of respondents, the results allow the conclusion that there are
significant differences in the choice of smile made for the male Nurse, female Doctor,
and male Psychologist professional groups which were determined by the gender and
age group of respondents and that this is not applicable to the female Nurse, male
Doctor, and female Psychologist professional groups.
The preference for true smiles was not confirmed and an equal distribution between
choices for true and false was obtained instead.
La présente étude vise à évaluer l’effet du sourire dans l’attribution des compétences
aux professionnels de santé. Le choix des sourires a aussi été étudié dans les différents
groupes de professions en analyse et l’influence de ces choix dans les variables genre de
stimulus et ses répondants, le groupe étaire et la classification des sourires entre vrai et
faux.
Une étude descriptive transversal a été réalisée ayant recourt à l’Échelle de Perception
du Sourire (Freitas-Magalhães, 2003). Les participants devaient choisir, entre 7
photographies ayant les représentations suivantes: Sans Sourire et sourire Fermé,
Supérieur et Large dans la catégorie vrai et faux, pour chacun des groupes
professionnels qui servaient d’étude (Infirmiers, Médecins et Psychologues) et après
remplir l’échelle. Cet échantillon est constitué par 265 participants scindés en trois
groupes étaires: jeunes, adultes et personnes âgées.
Les résultats obtenus permettent d’affirmer qu’il existe une relation, statistiquement
parlant, significative entre le type de sourire choisi et l’attribution des compétences aux
professionnels de santé en question, permettant ainsi de vérifier des valeurs plus élevées
en ce qui concerne les Compétences Relationnelles et Communication Interpersonnelle
contrairement aux Compétences Affectives.
Les résultats permettent aussi de considérer que le sourire fermé a été choisi pour tous
les groupes professionnels et genres de stimulus, ce qui invalide l’hypothèse qui
prévoyait des choix différents pour les groupes professionnels et genres différents. En
ce qui concerne le genre et le groupe étaire des répondants, les résultats permettent
d’observer qu’il existe des différences significatives dans les choix du type de sourire
effectués par les groupe de professionnels de santé, Infirmier, Médecin femme et
Psychologue, déterminées par le genre et par le groupe étaire des répondants et ceci ne
se vérifie pas au sein des groupes de professionnels Infirmière, Médecin et Psychologue
femme. Aucune préférence pour les sourires vrais n’a été vérifiée et la répartition des
choix entre vrai et faux a été homogène.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização
em Psicologia da Saúde e Intervenção
Comunitária
