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Les processus de subjectivation des contenus de vécu du Sensible: étude du passage entre un vécu du corps et un vécu de soi

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Cette recherche repose sur l’étude des processus de subjectivation des contenus de vécu du Sensible, c’est-à-dire la manière dont le sujet apparaît au sein de son vécu du Sensible, le Sensible désignant ici un rapport éprouvé du sujet à la dynamique du vivant incarné. Ainsi, quelles sont les étapes constitutives du passage entre un vécu ‘non subjectivé’, c’est-à-dire dans lequel le sujet n’apparaît pas, reste en quelque sorte distancié de son contenu, et un vécu ‘subjectivé’, à travers lequel le sujet apparaît ? Et sous quelle forme apparaît-il, quelle est la nature de la subjectivité en présence ? Mais aussi, quel type de lien anime la passage d’un vécu à l’autre ? Ces différentes questions sont approchées à partir d’une analyse de contenus de vécu liés à une séance de soin en somatopsychopédagogie, auprès de deux personnes. Les résultats apportent, entre autres, des éléments de réflexion sur la dynamique d’articulation d’un sujet au vivant, et sur la nature de la subjectivité qui naît de cette rencontre. Esta pesquisa é baseada no estudo dos processos de conteúdo de subjectivação da vivência do Sensível, isto é, na maneira como o sujeito aparece na sua experiência do Sensível ; o Sensível designa neste contexto uma relação vivenciada pelo sujeito que experiencia a dinâmica do ser vivo incarnado. Neste âmbito, quais são as etapas que constituem a passagem entre uma vivência ‘não subjectiva’, ou seja, uma vivência na qual o sujeito não aparece, permanece de uma certa forma distanciado do seu conteúdo, e uma vivência ‘subjectiva’, através da qual o sujeito aparece e existe ? E de que forma ele aparece, qual é a natureza da subjectividade envolvida ? Qual é o tipo de conexão que anima a transição de uma vivência para outra vivência ? Estas diferentes questões são abordadas a partir de uma análise de conteúdo das experiências vivênciadas numa sessão de acompanhamento em somatopsicopedagogia, junto de duas pessoas. Os resultados fornecem, entre outras factores, alguns elementos de reflexão sobre a dinâmica de articulação de um sujeito vivo, e a natureza da subjetividade que nasce desta união.

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Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva

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Pedagogical Context

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