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Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo incide sobre os fossos geracionais na aprendizagem escolar. Inicialmente,
procurou-se fazer o enquadramento referente ao termo nativo digital para entender os principais
aspetos da geração nascida após o surgimento e utilização da Internet de forma global. Verificou-
-se que são pessoas “multitarefas” e ligadas à tecnologia e conectividade, contrastando com os
imigrantes digitais, nascidos num período anterior e que procuram uma adaptação ao mundo
tecnológico. Apresentamos também algumas reflexões acerca do uso de capacidades estratégicas
destes alunos em tarefas recreativas.
Abordaremos igualmente as alterações provocadas nos novos alunos, que graças aos meios
tecnológicos e informacionais fizeram com que a instituição escola tenha que se adaptar a estes
e de como esta mudança faz com que os professores tenham de alterar o tradicional ensino e os
estimule a modificar os seus métodos como a construção de conteúdos pedagógicos na área das
TIC sob a forma de objetos de aprendizagem, como uma nova forma de ensino ou complemento
de ensino e uma maneira de incutir a autoaprendizagem.
Description
Keywords
Nativos e imigrantes digitais Neuroplasticidade Escola Tecnologia
Citation
Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 4 (2011) 167-177.
Publisher
Edições Universidade Fernando Pessoa. CECLICO - Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento