Publication
A aprendizagem de LIBRAS, como primeira língua para crianças com implante coclear: um facilitador no desenvolvimento da escrita e da oralidade na visão de professores e pais
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Freitas, Susana Vaz | |
dc.contributor.author | Ferreira, André Neri de Barros | |
dc.date.accessioned | 2021-01-06T09:44:25Z | |
dc.date.available | 2021-01-06T09:44:25Z | |
dc.date.issued | 2020-12-03 | |
dc.description.abstract | O diagnóstico de uma deficiência auditiva não é fácil para a família, contudo, é necessário que ela tome decisões rápidas para uma intervenção, e com isso, surge a possibilidade do implante coclear, que é uma prótese auditiva para pacientes que tiveram perdas servas da audição. Para os especialistas, quanto mais cedo o diagnóstico melhor é o planeamento da cirurgia que é indicada para a criança, antes dos quatro anos. Diante disso, esta investigação teve como objetivo geral analisar se o ensino da língua gestual (ou de sinais), como primeira língua, promove a melhoria das condições de aprendizagem da escrita e a oralidade de crianças com implante coclear, em contexto de alfabetização. Os específicos são: 1. Apresentar o contexto do ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para crianças com implante coclear. 2. Identificar os desafios enfrentados pelas crianças com implante coclear no contexto escolar para a aprendizagem da escrita. 3. Relacionar a aprendizagem de LIBRAS, como primeira língua, como condição para a melhoria da aprendizagem de crianças com implante coclear. 4. Identificar elementos que atestem o desenvolvimento da escrita e da oralidade de crianças com implante coclear que tiveram LIBRAS como primeira língua. E, face a estes objetivos, surgiu a seguinte pergunta de partida: Será que na visão dos professores e dos pais, as crianças com implante coclear desenvolvem com maior facilidade a aprendizagem da escrita e da oralidade quando aprendem LIBRAS como primeira língua? Para responder utilizou-se como metodologia a pesquisa exploratória com um cariz qualitativo. Participaram pais e familiares de crianças que possuem implante coclear. Como instrumento de recolha de dados utilizaram-se dois tipos de questionários, um para os educadores e outro para os familiares. A dissertação foi estruturada em duas partes: O Enquadramento Teórico e o Estudo Empírico. A parte do Enquadramento Teórico foi dividida em dois capítulos: o primeiro vem contextualizar o bilinguismo e a surdez e, o segundo discorre sobre o implante coclear; a fala do surdo; a fala com o implante; a visão dos educadores e os fatores comprometedores do processo de aprendizagem. A segunda parte da dissertação trata-se do Estudo Empírico, que apresenta os objetivos, os participantes, o procedimento de colheita dos dados. A última parte analisa e discute os resultados. Espera-se fomentar a discussão sobre a aprendizagem de LIBRAS para os implantados e a discussão na área educacional e da saúde sobre a educação especial aos implantados e a melhora do processo de inclusão. | pt_PT |
dc.description.abstract | The diagnosis for the family of a hearing impairment is not easy, however, it is necessary that she makes quick decisions for an intervention and with that, the possibility arises of the cochlear implant, which is a hearing aid for patients who have had hearing loss. For specialists, the sooner the diagnosis is better, the planning of the surgery is indicated for the child, before his four years. Therefore, this investigation had the general objective of analyzing whether the teaching of sign language, as a first language, promotes the improvement of the learning conditions of writing and orality of children with cochlear implant, in the context of literacy. The specifics are: 1. To present the context of teaching LIBRAS to children with cochlear implants. 2. Identify the challenges faced by children with cochlear implants in the school context for learning to write. 3. Relate the learning of LIBRAS, as a first language, as a condition for improving the learning of children with cochlear implant. 4. Identify elements that attest to the development of writing and orality of children with cochlear implants who had LIBRAS as their first language. And, in view of these objectives, the following question arose: Could it be that in the view of teachers and parents, children with cochlear implants more easily develop the learning of writing and orality when they learn LIBRAS as a first language? To answer this question, exploratory research with a qualitative nature was used as a methodology. Parents and family members of children with cochlear implants participated in the investigation. As a data collection instrument, two types of questionnaires were used, one for educators and the other for family members. The dissertation was structured in three parts: The Theoretical Framework and the Empirical Study. The Theoretical Framework part was divided into two chapters: the first contextualizes bilingualism and deafness and the second, discusses the cochlear implant; the speech of the deaf; speech with the implant; the educators' view and the compromising factors of the learning process. The second part of the dissertation is the Empirical Study, which presents the objectives, the participants, the data collection procedure. The last part analyzes and discusses the results. It is hoped to foster the discussion about the learning of LIBRAS for the implanted ones and the discussion in the educational and health area about the special education to the implanted ones and the improvement of the inclusion process. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202980090 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/9207 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Surdez | pt_PT |
dc.subject | Deficiência auditiva | pt_PT |
dc.subject | Implante coclear | pt_PT |
dc.subject | LIBRAS | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Inclusive education | pt_PT |
dc.subject | Deafness | pt_PT |
dc.subject | Hearing deficiency | pt_PT |
dc.subject | Cochlear implant | pt_PT |
dc.subject | LIBRAS | pt_PT |
dc.subject | Learning | pt_PT |
dc.title | A aprendizagem de LIBRAS, como primeira língua para crianças com implante coclear: um facilitador no desenvolvimento da escrita e da oralidade na visão de professores e pais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1