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- Probióticos – revisão bibliográfica e perspetivas futurasPublication . Laranjeira, Patrícia Coutinho; Assunção, AméliaO microbiota intestinal, conjunto de comunidades microbianas que colonizam o trato gastrointestinal, mantém uma relação de simbiose com o hospedeiro e está envolvido em processos essenciais para a manutenção da sua saúde. Alterações na composição e função deste complexo sistema resultam no desenvolvimento de patologias. Assim, a modulação do microbiota pode ser importante para a prevenção da doença e mesmo ser utilizada como adjuvante em terapêutica. A evolução tecnológica permitiu investigar com mais detalhe a composição do microbiota e a sua relação com o hospedeiro, permitindo desenvolver novas abordagens terapêuticas para o tratamento de doenças multifatoriais e emergentes. De acordo com a Food and Agriculture Organization (FAO) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), os probióticos são “microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro”. Os efeitos benéficos dos probióticos são diversos. Através da modulação do microbiota, modulam a resposta imunitária, são responsáveis pelo reforço da barreira epitelial intestinal e têm influência noutros órgãos do organismo. A sua administração tem uma vasta utilização no tratamento e prevenção de patologias gastrointestinais, podendo também ser utilizada no contexto de patologias em diferentes sistemas. Esta dissertação tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica do conhecimento científico atual sobre o papel dos probióticos na saúde humana, relacionando-o com a composição do microbiota e abordando os mecanismos pelos quais exercem efeitos benéficos em patologias diversas.
- O papel do microbioma humano na saúde e na doençaPublication . Ribeiro, Telma Sofia Moreira; Pina, CristinaO termo microbioma foi pela primeira vez introduzido, no ano 2000, pelo Biólogo Joshua Lederberg para definir a comunidade ambiental e biológica de microrganismos comensais, simbióticos e patogénicos que partilham o corpo humano. A composição do microbioma humano tem sido desvendada ao ritmo a que despontam métodos de investigação progressivamente mais elaborados e capazes. Estes métodos têm comprovado e realçado a sua influência no estado de saúde ou disbiose no Homem. Esta dissertação aborda, através de uma revisão bibliográfica atual, o papel do microbioma na saúde humana e a sua responsabilidade no desenvolvimento de patologias locais e sistémicas, tais como, acne, vaginose bacteriana, doenças orais e intestinais e distúrbios metabólicos e neurológicos. Adicionalmente, são abordadas potenciais estratégias terapêuticas assentes na recuperação do microbioma saudável, nomeadamente, a utilização de probióticos, prebióticos e o transplante fecal.
- A aprendizagem de LIBRAS, como primeira língua para crianças com implante coclear: um facilitador no desenvolvimento da escrita e da oralidade na visão de professores e paisPublication . Ferreira, André Neri de Barros; Freitas, Susana VazO diagnóstico de uma deficiência auditiva não é fácil para a família, contudo, é necessário que ela tome decisões rápidas para uma intervenção, e com isso, surge a possibilidade do implante coclear, que é uma prótese auditiva para pacientes que tiveram perdas servas da audição. Para os especialistas, quanto mais cedo o diagnóstico melhor é o planeamento da cirurgia que é indicada para a criança, antes dos quatro anos. Diante disso, esta investigação teve como objetivo geral analisar se o ensino da língua gestual (ou de sinais), como primeira língua, promove a melhoria das condições de aprendizagem da escrita e a oralidade de crianças com implante coclear, em contexto de alfabetização. Os específicos são: 1. Apresentar o contexto do ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para crianças com implante coclear. 2. Identificar os desafios enfrentados pelas crianças com implante coclear no contexto escolar para a aprendizagem da escrita. 3. Relacionar a aprendizagem de LIBRAS, como primeira língua, como condição para a melhoria da aprendizagem de crianças com implante coclear. 4. Identificar elementos que atestem o desenvolvimento da escrita e da oralidade de crianças com implante coclear que tiveram LIBRAS como primeira língua. E, face a estes objetivos, surgiu a seguinte pergunta de partida: Será que na visão dos professores e dos pais, as crianças com implante coclear desenvolvem com maior facilidade a aprendizagem da escrita e da oralidade quando aprendem LIBRAS como primeira língua? Para responder utilizou-se como metodologia a pesquisa exploratória com um cariz qualitativo. Participaram pais e familiares de crianças que possuem implante coclear. Como instrumento de recolha de dados utilizaram-se dois tipos de questionários, um para os educadores e outro para os familiares. A dissertação foi estruturada em duas partes: O Enquadramento Teórico e o Estudo Empírico. A parte do Enquadramento Teórico foi dividida em dois capítulos: o primeiro vem contextualizar o bilinguismo e a surdez e, o segundo discorre sobre o implante coclear; a fala do surdo; a fala com o implante; a visão dos educadores e os fatores comprometedores do processo de aprendizagem. A segunda parte da dissertação trata-se do Estudo Empírico, que apresenta os objetivos, os participantes, o procedimento de colheita dos dados. A última parte analisa e discute os resultados. Espera-se fomentar a discussão sobre a aprendizagem de LIBRAS para os implantados e a discussão na área educacional e da saúde sobre a educação especial aos implantados e a melhora do processo de inclusão.