Repository logo
 
Publication

Crenças e hábitos sobre cuidados de saúde vocal em docentes do ensino superior

dc.contributor.advisorPestana, Pedro Melo
dc.contributor.authorMacaúba, Thalyta Simões
dc.date.accessioned2023-03-01T13:11:34Z
dc.date.available2023-03-01T13:11:34Z
dc.date.issued2022
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Falapt_PT
dc.description.abstractO professor é um dos profissionais que tem a voz como principal ferramenta de trabalho. Na maioria das vezes este sente sintomas vocais, seja pela presença de alguma lesão laríngea e/ou uso vocal inadequado por tempo demasiado, onde em grande parte estes sintomas são tratados de forma inadequada e/ou através de crenças inevidentes. O objetivo deste trabalho é descrever as diversas estratégias que o docente universitário usa para tratar, cuidar e/ou recuperar a voz após a presença dum sintoma vocal. A metodologia escolhida foi o inquérito através do questionário de autopreenchimento como instrumento de recolha de dados. Os resultados mostram-nos grandes percentagens de crenças e estratégias utilizadas com ensaios clínicos a inferir sobre a falta de veracidade e de efeitos na voz. Na discussão observa-se a falta de informações e perceção vocal. Conclui-se a importância e a falta de orientações/formações/acompanhamento com um profissional qualificado para tratar a voz do professor universitário.pt_PT
dc.description.abstractThe teacher is one professional who has the voice as their primary work tool. Most of the time he feels vocal symptoms, either by some laryngeal lesion and/or inadequate vocal use for too long, where in most cases these symptoms are treated inappropriately and/or through false beliefs. The aim of this project is to describe the various strategies that university professors used to treat, care for and/or recover their voice after a vocal symptom. The methodology chosen was a survey using a self-completed questionnaire as a data collection tool. The results show us large percentages of beliefs and strategies used with clinical trials, inferring a lack of veracity and effects on the voice. In the discussion, the lack of information and vocal perception is noted. It is important and there is a lack of guidance/training/follow-up with a qualified professional to treat the voice of the university professor.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/11611
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectVozpt_PT
dc.subjectDocentes universitáriospt_PT
dc.subjectSintomas vocaispt_PT
dc.subjectCuidados vocaispt_PT
dc.subjectMitospt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectVoicept_PT
dc.subjectUniversity professorspt_PT
dc.subjectVocal symptomspt_PT
dc.subjectVocal carept_PT
dc.subjectMythspt_PT
dc.subjectTrainingpt_PT
dc.titleCrenças e hábitos sobre cuidados de saúde vocal em docentes do ensino superiorpt_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PG_42847.pdf
Size:
1.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
42847
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: