Publication
Crenças e hábitos sobre cuidados de saúde vocal em docentes do ensino superior
dc.contributor.advisor | Pestana, Pedro Melo | |
dc.contributor.author | Macaúba, Thalyta Simões | |
dc.date.accessioned | 2023-03-01T13:11:34Z | |
dc.date.available | 2023-03-01T13:11:34Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description | Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala | pt_PT |
dc.description.abstract | O professor é um dos profissionais que tem a voz como principal ferramenta de trabalho. Na maioria das vezes este sente sintomas vocais, seja pela presença de alguma lesão laríngea e/ou uso vocal inadequado por tempo demasiado, onde em grande parte estes sintomas são tratados de forma inadequada e/ou através de crenças inevidentes. O objetivo deste trabalho é descrever as diversas estratégias que o docente universitário usa para tratar, cuidar e/ou recuperar a voz após a presença dum sintoma vocal. A metodologia escolhida foi o inquérito através do questionário de autopreenchimento como instrumento de recolha de dados. Os resultados mostram-nos grandes percentagens de crenças e estratégias utilizadas com ensaios clínicos a inferir sobre a falta de veracidade e de efeitos na voz. Na discussão observa-se a falta de informações e perceção vocal. Conclui-se a importância e a falta de orientações/formações/acompanhamento com um profissional qualificado para tratar a voz do professor universitário. | pt_PT |
dc.description.abstract | The teacher is one professional who has the voice as their primary work tool. Most of the time he feels vocal symptoms, either by some laryngeal lesion and/or inadequate vocal use for too long, where in most cases these symptoms are treated inappropriately and/or through false beliefs. The aim of this project is to describe the various strategies that university professors used to treat, care for and/or recover their voice after a vocal symptom. The methodology chosen was a survey using a self-completed questionnaire as a data collection tool. The results show us large percentages of beliefs and strategies used with clinical trials, inferring a lack of veracity and effects on the voice. In the discussion, the lack of information and vocal perception is noted. It is important and there is a lack of guidance/training/follow-up with a qualified professional to treat the voice of the university professor. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/11611 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | [s.n.] | pt_PT |
dc.subject | Voz | pt_PT |
dc.subject | Docentes universitários | pt_PT |
dc.subject | Sintomas vocais | pt_PT |
dc.subject | Cuidados vocais | pt_PT |
dc.subject | Mitos | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.subject | Voice | pt_PT |
dc.subject | University professors | pt_PT |
dc.subject | Vocal symptoms | pt_PT |
dc.subject | Vocal care | pt_PT |
dc.subject | Myths | pt_PT |
dc.subject | Training | pt_PT |
dc.title | Crenças e hábitos sobre cuidados de saúde vocal em docentes do ensino superior | pt_PT |
dc.type | bachelor thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bachelorThesis | pt_PT |