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A perceção dos profissionais de ensino sobre o funcionamento escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Direitopt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorNunes, Laura M.
dc.contributor.authorCosta, Telma Sofia Dias
dc.date.accessioned2017-06-08T08:32:08Z
dc.date.available2017-06-08T08:32:08Z
dc.date.issued2017-04-27
dc.description.abstractAs escolas são a construção da sociedade, tendo em conta que as crianças são o futuro de amanhã. Tal como qualquer intuição, estas apresentam necessidades que devem ser acompanhadas e combatidas/melhoradas, de forma a melhorar o ensino. As intuições de ensino têm um maior impacto na vida das crianças/jovens, vários estudos comprovam que existe várias influências, podendo estas ser externas (eg. o meio envolvente da escola) e as internas (eg. relação entre professores e alunos). Tendo em consideração o que foi referido anteriormente, este estudo tem como objetivo geral a recolha das necessidades do meio escolar e do meio envolvente, dos funcionamentos internos e externos, assim como caraterísticas principais dos comportamentos mais problemáticos apresentados pelos alunos que frequentam as escolas que participam no estudo, no ponto de vista dos profissionais de ensino. Através da perceção dos docentes e não docentes, podemos identificar as principais necessidades dos alunos. E deste modo pode-se identificar caraterísticas e/ou problemas existentes nas intuições educativas. Tornando-se importante fazer uma análise, para proceder á resolução mais eficaz. O estudo tem como principal objetivo caraterização e identificação, aspetos internos e externos, como aspetos sobre os comportamentos menos adequados dos alunos. Tendo sido utilizado um desenho de estudo exploratório, descritivo, com recuso a um inquérito, suportado pela técnica do questionário e de verbalizações feitas pelos profissionais de ensino. Sendo esta uma investigação transversal, em que se procede à recolha e ao tratamento de dados qualitativos e quantitativos. A amostra foi contribuída por 74 participantes (docentes e não docentes). Tornando-se desta forma uma mais-valia para a comunidade escolar, assim como para a comunidade científico. Através do estudo podemos realizar planos de intervenção para as escolas mais eficazes e de forma a melhora a qualidade de ensino, como melhora as condições escolar e social.pt_PT
dc.description.abstractSchools are building society, bearing in mind that children are the future of tomorrow. Like any intuition, they present needs that must be monitored and addressed / improved in order to improve teaching. Educational intuitions have a greater impact on children's lives, several studies show that there are several influences, such as the external environment (eg the school environment) and internal influences (eg the relationship between teachers and students). Taking into account the above, this study has the general objective of collecting the needs of the school environment and the environment, internal and external functions, as well as the main characteristics of the most problematic behaviors presented by the students attending the schools participating in the study, In the eyes of the teaching profession. Through the perception of teachers and non-teachers, we can identify the main needs of the students. In this way, we can identify characteristics and / or problems that exist in educational intuitions. It is thus important to make an analysis, to proceed with the most effective resolution. The main objective of the study is characterization and identification, internal and external aspects, as aspects about the less adequate behavior of students. An exploratory, descriptive study drawing was used, with refusal to an inquiry, supported by the questionnaire technique and verbalizations made by teaching professionals. This is a cross-sectional investigation, in which qualitative and quantitative data are collected and processed. The sample was contributed by 74 participants (teachers and non-teachers). In this way it will be an asset to the school community, as well as to the scientific community. Through the study we can carry out intervention plans for the most effective schools and in order to improve the quality of enino, as it improves the school and social conditions.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6022
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAvaliação escolarpt_PT
dc.subjectFuncionamento escolarpt_PT
dc.subjectMeio escolarpt_PT
dc.subjectIncivilidadespt_PT
dc.subjectNecessidadespt_PT
dc.subjectSchool evaluationpt_PT
dc.subjectSchool functioningpt_PT
dc.subjectSchool environmentpt_PT
dc.subjectIncivilitiespt_PT
dc.subjectNeedspt_PT
dc.titleA perceção dos profissionais de ensino sobre o funcionamento escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Criminologiapt_PT

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